Dúvidas sobre certidão de batismo e número do assento
EMERSON RANCOLETTA
Member
Olá,
Estou fazendo o processo de naturalização por atribuição de minha mãe (filha de português). Para depois poder tirar a minha naturalização por atribuição também.
Toda documentação está fácil, pois eu tenho a certidão de batismo original do meu avô nascido na freguesia de Remondes em 1909, tenho a certidão de casamento do meu avô com minha avó (brasileira) e a certidão de óbito da minha avó e meu avô.
Como meu avô nasceu antes de 1911, não existia ainda o registro civil em portugal, portanto, meu avô não tem número de acento.
Somente a certidão de batismo basta ou eu tenho que solicitar a conservatória que crie um acento para meu avô?
Caso eu tenha que enviar a certidão de batismo, não gostaria de mandar a original, pois ela tem um enorme valor sentimental para minha mãe. Posso solicitar uma segunda via?
Mandei uma pergunta para a conservatória (mail@adbgc.dglab.gov.pt), porém, não obtive resposta
Abraços
Estou fazendo o processo de naturalização por atribuição de minha mãe (filha de português). Para depois poder tirar a minha naturalização por atribuição também.
Toda documentação está fácil, pois eu tenho a certidão de batismo original do meu avô nascido na freguesia de Remondes em 1909, tenho a certidão de casamento do meu avô com minha avó (brasileira) e a certidão de óbito da minha avó e meu avô.
Como meu avô nasceu antes de 1911, não existia ainda o registro civil em portugal, portanto, meu avô não tem número de acento.
Somente a certidão de batismo basta ou eu tenho que solicitar a conservatória que crie um acento para meu avô?
Caso eu tenha que enviar a certidão de batismo, não gostaria de mandar a original, pois ela tem um enorme valor sentimental para minha mãe. Posso solicitar uma segunda via?
Mandei uma pergunta para a conservatória (mail@adbgc.dglab.gov.pt), porém, não obtive resposta
Abraços
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
: +351 273 001 300 | Fax: +351 273 001 301
No meu caso eu achei o batismo já digitalizado de meu bisavô (para atribuir à minha avó), gostaria de saber se posso informar o assento como 26 e ano como 1891?
Segue o link da certidão de batismo.
http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=37190&FileID=563966
Gostaria muito de que aquele assento 26 resolvesse, pois deu muito trabalho para encontrar, mas como envio uma copia certificada desse assento fornecido pelo Arquivo Distrital?
Coimbra - Figueira da foz - Boarcos.
http://www.aatt.org/site/index.php?P=35
Eu consigo solicitar apostilado em Portugal?
Preciso disso para retificar documentos no Brasil.
Enviei e-mail para auc-geral@auc.uc.pt, solicitando.
Agora aguardar a resposta do e-mail que enviei para auc-geral@auc.uc.pt.
Ajudaria enviar a PGR de Portugal também?
O Pai da solicitante a atribuição de cidadania portuguesa era português, mas o Avô era Francês, este avô tem os primeiros nomes "João Pedro" no batismo do Português, mas esta apenas "Pedro" nos documentos do Brasil, precisa retificar o seu nome nos documentos do Brasil ou em Portugal aceita variação no nome quando o Pai do Português era de outro País?
Pois se não precisar, posso solicitar as demais retificações apenas com documentos do Brasil e já posso dar entrada na atribuição de cidadania de minha Avó.
Estou iniciando o processo para atribuição da nacionalidade da minha sogra.
Para isso consegui em Portugal cópia do livro onde consta a certidão de batismo do pai dela.
Como a data de nascimento é anterior a 1911, não existe assento de nascimento civil.
Qual o tipo de certidão de batismo que é necessário no processo de atribuição? Certificada, de inteiro teor, etc?
Onde posso consegui-la? Ele nasceu em São Dinis, distrito de Vila Real.
Obrigado,
Fabio Neves
http://www.advrl.org.pt/