Dúvidas!Depois de 8 meses e ainda falta documento.

Galera , em março enviei os docs para atribuição de cidadania da minha MÃE (filha de português com brasileira) para Lisboa. Essa semana recebi uma carta da conservatória com o número do processo requisitando a certidão de casamento dos pais dela. Eles (os pais) já faleceram. Gostaria da ajuda de vocês para dar os próximos passos.

1 - Envio só a certidão de casamento devidamente legalizada?
2 - Envio a certidão de casamento e de óbito ?
3 - Porque estão me pedindo a cert de casamento já que o declarante foi o pai ?
4 - Existe algum site para acompanhar o processo?

Desculpem por tantas perguntas , mas a vontade e ansiedade para obter a cidadania são muitoo grandess!! Agradeço !!

Comentários

• TRANSCRIÇÃO E NACIONALIDADE POR PROCURADOR

PREZADOS AMIGOS,
    DEVIDO AOS PROBLEMAS QUE TENHO OBSERVADO NO ATENDIMENTO DO CONSULADO DO RIO DE JANEIRO, GOSTARIA DE SABER SE É POSSÍVEL ENVIAR TODA A DOCUMENTA ÇÃO DE TRANSCRIÇÃO E PEDIDO DE NACIONALIDADE DE MINHA MÃE ATRAVÉS DE UM PROCURADOR.
    MEU AVÔ NASCEU EM POVOA DO VAZIM. É PARA A CONSERVATÓRIA DE PÓVOA DE VARZIM QUE DEVO MANDAR A DOCUMENTAÇÃO OU PARA A CRC DE LISBOA. TEM QUE SER A MINHA MÃE QUE PASSARÁ A PROCURAÇÃO.

SDS,
    ALEXANDRE
  • A transcricao de casamento pode ser feita em qualquer conservatoria do registo civil.
    Mande a procuracao passada pela sua mae, legalizada no consulado.
  • Sim, pode enviar toda a documentacao, sua mae e' que tera que fazer a procuracao.
  • So para esclarecer algo:
    - a transcricao de casamento que farao é a dos seus avós?
  • Ultimamente estao exigindo a transcricao de casamento ainda que o pai seja o declarante.
    Leia bem o que eles pedem: se é somente a certidao de casamento ou a transcricao do mesmo.
    Se estiver em SP ou MS pode fazer a transcricao de casamento e dos obitos diretamente no consulado. Eles voltam a trabalhar em 15 de dezembro e esse tramite é bem rápido se voce tiver todos os documentos em ordem.
    Caso veja que o prazo que lhe deram nao vai ser suficiente escreva solicitando ampliacao do mesmo.
    Para controlar o andamento do processo voce tera que ligar para
    00(XX) 351211544475 ou escrever para [crcentrais.nacionalidade-b@dgrn.mj.pt
  • Felipe

Quando vc deu entrada nesse processo? Segundo orientação de uma das atendentes da linha registos fui informado de que se o processo está demorando pode-se pedir urgência enviando-se fax ou carta e pedindo uma análise mais apressada do conservador responsável pelo seu processo.
    A informação que me foi passada é de que se pode alegar necessidade de mudança urgente para Portugal ou ainda por motivos de estudos ou quaisquer outros motivos que exijam uma rápida resolução do processo.
    Enviei meu processo e o de minha irmã em fevereiro deste ano e não foi preciso fazer transcrição do casamento de meus pais em nenhum dos casos. Ligue para lá e peça essa orientação.
    Acredito que esses pedidos de transcrição de casamento sejam parte de uma tentativa pessoal de cada conservador ou ainda de quem prepara o processo para impedir a entrada dos "retornados" ( aqueles que voltam das ex colônias a Portugal )
    Bata o pé, fundamente-se na lei e mande um pedido de urgência na análise do seu processo bem fundamentado caso esteja muito dificil transcrever o casamento dos seus avós .
  • Faça somente o que eles estão lhe pedindo.
    Mande a Certidão de Casamento devidamente legalizada e nada mais.
    Se eles precisarem de outros documentos, com certeza vão entrar em contato com voce.
    Tenha FÉ, vai da tudo certeto.
  • Fernando

Enviei os docs em março/2010 pelo correio.
    Agora é continuar na lutaaa!!!
    Agradeço a TODOS pela atenção.
  • Olá Denise,

A transcrição é a dos meus avós.

Sds,
    Alexandre
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.