li os tópicos mas mesmo assim tenho duvidas....

Olá, estou com algumas duvidas apesar de ter lido os topicos do Forum...
Sou neta de portugueses e meu pai(que era o filho) ja é falecido, pelo que entendi tenho direito a naturalização, meus filhos ainda são crianças e pelo q entendi eles têm o direito tbem.
A minha duvida é ,se o meu marido tem o direito tbem? nó moramos no BR.
Li em algum tópico que se os filhos são menores de idade não pagam a taxa é verdade?
Acho que é isso.
Bjs e obrigada!

Comentários

• ana paula

vc tem direito.

seus filhos são menores de idade , mas mesmo assim eles só poderiam adquirir a nacionalidade se comprovar vínculos com a comunidade portuguesa ou seja morar em Portugal por no mínimo 2 anos .

seu esposo terá que ter 3 anos de casado com vc , e tb comprovar vínculos com a comunidade portuguesa ou seja morar em Portugal por no mínimo 2 anos .
  • Ana Aquele abraço pra voce, bom Natal e Ano Novo para toda a sua familia.
    Voce é neta de Portugues, é claro que voce tem direito a Nacionalização.
    A sequência hereditária para o processo de Nacionalização é essa:
    Primeiro o Avô, depois os Pais, os Filhos e os Netos, esta é a sequência.
    Tudo começa, pela certidão de nascimento Portuguesa dos avôs.
    Voce falou que o seu Pai era filho de Português. Ele tem certidão de Nascimento Registrada em algum Consulado Portugues no Brasil? Se sim, o seu caso ficou mais facil. Se não voce vai ter que tirar a Nacionalidade pelo seu avô, haja vista o seu Pai ser falecido, e não tirado a Nacionalidade.
    Seu filhos tem direito, logo após voce ter tirado a sua Nacionalidade, ai voce passa para eles. É verdade, que as crianças não pagam, ou seja quem é de menor o processo é de graça.
    Seu Marido não tem direito ele vai figurar somente como visitante, quando voce for ao Consulado, pergunte da atendente, que ela vai lhe explicar melhor, o porque disso.
    Estou lhe passando o endereço eletrônico, da IRN, para voce tirar todas as suas dúvidas em relação ao pedido da Nacionalidade.
    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao-da7435/
    Dê uma olhada nessa pagina, vai lhe ajudar muito em suas dúvidas.
    Estamos a sua disposição, pois a nossa finalidade é ajudar a todos que buscam pela Nacionalização Portuguesa.
  • netos , naturalização ...

Os indivíduos nascidos no estrangeiro com, pelo menos um ascendente do 2º grau da linha recta de nacionalidade portuguesa e que não tenha perdido esta nacionalidade, podem, desde que reunidos os demais requisitos legais, adquirir a nacionalidade portuguesa por naturalização, mediante requerimento dirigido ao Ministro da Justiça, desde que não se verifique qualquer das circunstâncias que são fundamento de oposição à aquisição da nacionalidade .

Esta nacionalidade no entanto somente é transmissível aos filhos do requerente que nascerem após a aquisição de nacionalidade por este último. Ou seja, não é transmissível aos filhos maiores do mesmo. Já os filhos nascidos antes da naturalização mas menores de idade, podem pedir, tal como seus pais, a aquisição por naturalização mas por outro tipo de processo.
  • O Sidney e o Marcelo tem razao, filhos de naturalizados, ja nascidos, nao tem direito automatico a cidadania, tera que comprovar vinculos com PT ( o principal deles e' residir em Portugal ), filhos nascidos apos a naturalizacao, tem direito a nacionalidade sem precisar comprovar vinculos.

E seus filhos, se tiverem como comprovar vinculos, tem taxa sim de 120 euros, se nao me engano o valor, so e' gratuito para menores que fazem por atribuicao.

Seu marido tem direito, desde que tambem comprove vinculos com PT, e por voce vir a ser naturalizada, o conjuge so tem direito de fazer o pedido de cidadania se comprovar 3 anos de casamento apos a data da sua naturalizacao, os anos de casados antes da naturalizacao nao contam, ja que o naturalizado so passa a ser portugues na data em que e' feito o registro de nascimento em Portugal.
  • Muito Obrigada! ja me ajudaram muito, vou pegar os documentos do meus avôs, essa semana e ssim q pega-los com certeza terei mais duvidas...rsrsrs
    Bjs a todos e a comunidade é muito boa mesmo...ajuda muito e todos muito queridos...
    Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.