Legalização de documentos

Prezados amigos,

Quais são os documentos que precisam ser legalizados no Itamarati e Consulado Português?
Depois de legalizados esses documentos podem ser usados mesmo depois de 180 dias?
Abraço a todos,
Alexandre

Comentários

• No Itamaraty as certidoes de nascimento brasileiras.
    No Consulado todas as certidoes brasileiras, copia do RG, etc.
    Depende tambem do tipo de processo.
  • Olá Denise,
    Você sempre disposta a dar uma ajudinha.
    Eu estou averbando o casamento e óbito de meu avô, solicitando a cidadania de minha mãe e solicitando a minha cidadania. É que resolvi tirar as certidões de uma vez só e como esses processos vão acontecer um apó o outro, por isso perguntei se após legalizá-las, teriam validade para todos os processos.
    Grande abraço,
    Alexandre
  • Alexandre,
    Antes diziam que as certidoes "duravam" seis meses, agora dizem que é um ano depois de legalizadas no consulado. Nao sei ao certo.
    Como os processos por atribuicao estao demorando em media 7 meses, espero que de tempo de dar entrada no seu antes de passar um ano.
    Lembre que depois que a sua mae se torne portuguesa voce tera que transcrever o casamento dela tambem.
    Como vai fazer a transcricao do seu avo? Em algum consulado ou diretamente em PT?
  • bom dia,
    pelo correio atribuição não demorava três meses?
    sabe dizer por que esse processos estão demorando oito meses?
  • porque estão demorando os processos?

porque tem muitos pedidos de nacionalidade nas conservatorias em Portugal , e tb porque tem poucos funcionários para muito trabalho .vale lembrar que não e só brasileiros que pedem nacionalidade portuguesa e sim gente de muitos países portanto ...

só lhe resta ter fé e esperar .
  • Ajuda será bem vinda...

Não estou entendendo mais nada.
    Depois de reconhecidos pelo consulado, os documentos para averbação de casamento, ainda tem que enviar para o Itamaraty?
    Meu pai é português, enviei certidão casamento e nascimento de minha mãe para o consulado.
    Ele fará a transcrição em portugal.
  • Denise,
    Na situação que está hoje, você acha que é melhor fazer no consulado(rj) ou pelo correio?
    Sds,
    Alexandre
  • Se voce esta no Rio, eles nao estao fazendo transcricoes e ainda por cima orientam a mandar pelo correio, coisa que as conservatorias geralmente nao aceitam.
    Só conheco o servico muito bom do Consulado de Sao Paulo e nao titubearia se morasse la ou em Mato Grosso do Sul, que sao as regioes que eles atendem.
  • Andrea,

somente as certidoes de nascimento devem ser legalizadas pelo Itamaraty ANTES de serem legalizadas pelo consulado.
  • Andreia,
    Se vc ja mandou e o consulado legalizou sem passar pelo Itamaraty nao vai haver problema.
    O correto é fazer como disse a Cibele.
  • Civele, Denise

Meu irmão ligou na CRC em Lisboa e informaram só no consulado, enviei semana passada, estou ansiosa esperando retorno dos documentos para meu pai (que está em Espanhã), poder dar um pulinho em Portugal para transcrever o casamento dele.
    Feito isso, depois é rápido né?
    Tomara que dê certo.
    Obrigada
  • Chegou!!!

Que rápido, enviei as certidões sexta feira passada, recebi hoje, ambas carimbadas pelo consulado. Primeiro passo foi dado...
  • Certidão de Nascimento da avó brasileira

Pessoal, preciso da ajuda de vocês... já localizei a certidão de nascimento do meu avô em Monção... preciso fazer a transcrição do casamento e do óbito dele, correto? eu não tenho a certidão de nascimento da minha avó brasileira pois ela era do interior do Acre e ninguém nunca localizou... como devo proceder?
  • Alexandre,

nao da pra fazer a transcricao sem a certidao de ambos os nubentes, voce tera que encontrar a certidao da sua avo, busque em todos os cartorios possiveis, alguem ha de encontrar, sabe a cidade que ela nasceu ?
  • Alexandre,
    Eu encontrei a da minha avó que nos enganou ou esteve enganada toda a vida (dizia que tinha nascido em 1910 no dia 24 de dezembro e na verdade tinha nascido em 1909 em 25 de dezembro) so quando perguntei na curia metropolitana sobre a certidao de batismo foi que desenganei toda a familia, mas acabei encontrando!!!!!
    Há a possibilidade que sua parente nao tenha sido registrada como acontecia antes acontece atualmente no Brasil. Nesse caso voce teria que se informar que tipo de documento legal teria que solicitar.
    Ânimo e boa sorte!
  • Alexandre,
    Outra hipótese seria tentar a cidadania sem a transcricao de casamento. Foi o avo o declarante da sua mae na certidao de nascimento? Em caso positivo, voce poderia se arriscar. Quem sabe funciona. Eu nao transcrevi o casamento dos meus avós e tenho a cidadania. De uns tempos para ca é que eles estao mais exigentes com isso, mas nao sabemos exatamente em que casos.
  • Oi Denise e Cibele... obrigado pelas respostas tão rápidas... a minha avó morava no interior do Acre (como meu avô foi parar lá sozinho é que é uma loooonga história ... hehehe) e minha Tia mais velha acredita que minha avó não foi registrada realmente.
    Entretanto, Denise, meu avô é o declarante sim, na certidão de nascimento do meu pai... vc acha que devo me informar na conservatória ou pode dificultar o processo posteriormente?
  • Alexandre,
    Como disse, mandar sem a transcricao é um risco que voce pode correr.
    Se decidir por esse caminho faca o seguinte:
    Junte:
    1- certidão de nascimento em inteiro teor do interessado com firma reconhecida, autenticada no Itamaraty e legalizada no Consulado Português
    2- copia autenticada do RG do interessado legalizada no Consulado Português
    3- formulário 1C assinado frente a um funcionário do Consulado Português ou assinado em cartório reconhecendo a firma por autenticidade.

Revise bem os documentos e veja que os nomes, datas, etc. estejam todos corretos.
    Preencha os dados da certidão portuguesa no formulário 1C. De preferência envie uma certidão de cópia integral, o que pode diminuir o tempo de espera.

Coloque os documentos em envelope com o endereço que aparece no 1C.
    No correio compre o vale que se chama Dinheiro Certo por 175 euros. Leve um documento do interessado para que emitam o vale (RG, CPF, etc). Anote o número do vale no quadro 8 do 1C. Coloque o recibo original dentro do envelope e guarde uma copia.
    Envie o envelope por SEDEX MUNDI.

Controle por internet a chegada do envelope em Portugal.
  • Oi Denise, mas antes disso tudo eu preciso a fazer a transcrição do óbito do meu avô, não é isso? Só então eu inicio o processo?

o meu caso será por NATURALIDADE pois meu pai já faleceu. Não tenho que mandar também a certidão de nascimento dele?

Onde posso pegar o formulário 1C? tem na internet? procurei na comunidade algum link e não encontrei.

Obrigado mais uma vez.
  • Alexandre,

esquece tudo, a Denise estava falando por atribuicao, voce ira fazer por naturalizacao.

Se nao vai fazer a transcricao do casamento, nao faca a do obito, nao tem necessidade.

O formulario de naturalizacao nao e' o 1C, e' um formulario verde, tem o link no GUIA DE AJUDA aqui da comunidade ( vou dar um UP no topico ).

Documentos necessarios:

1. Certidao portuguesa do seu avo.
    2. Certidao de nascimento de inteiro teor do seu pai, legalizada no Itamaraty e Consulado.
    3. Sua Certidao de nascimento de Inteiro Teor, legalizada no Itamaraty e Consulado.
    4. Copia do seu RG, legalizada no Consulado.
    5. Formulario verde de naturalizacao, assinado presencialmente no Cartorio ou no Consulado.
    6. Seu Certificado de Antecedente Criminal, com a assinatura do delegado reconhecida em cartorio, nao precisa de legalizacao consular.
    7. Seu Historico Escolar, com a assinatura reconhecida, nao precisa de legalizacao consular.
    8. Copia do vale-postal, chamado dinheiro certo, voce faz o pagamento no correio, o valor atual e' de 200 euros.
  • Alexandre,
    Na sua mensagem do dia 20 de novembro voce dizia que pediria a cidadania da sua mae e a sua, entao eu entendi que tudo seria por atribuicao.
    Agora que voce esclareceu que pedirá direto do seu avô, ou seja, por naturalizacao/aquisicao, faca o que disse a Cibele.
    Boa Sorte!
  • Oi Denise e Cibele,

hehehe... desculpa a confusão mas é que eu sou outro Alexandre !! hehehe e não o que criou o tópico. Aproveitei o dele poque era sobre legalização de documentos e pensei que era o mesmo caso do meu... Obrigadão pelas ajudas !! Vou providenciar tudo e falo aqui na comunidade.
  • Uma pequena dúvida: como é feita esta legalização no Itamaraty?
    Remete-se os documentos para o Ministério das Relações Exteriores em Brasília ou há necessidade de efetuar esta "legalização" pessoalmente?
    Pergunto isto porque vocês falam em legalização no Itamaraty sem dizer como seria feita esta legalização.
    Por outro lado, alguém neste tópico afirmou que o irmão ligou para o CRC de Lisboa e que não seria preciso a legalização pelo Itamaraty, mas somente a legalização no consulado português...
    Portanto, será que alguém mais que fez recentemente este processo de aquisição de cidadania pode informar sobre a real necessidade ou não de legalização no Itamaraty.
    Obrigado.
  • Luis,
    Concentre as perguntas num mesmo tópico para ser mais fácil pra voce.
    No Rio ha um escritorio do Itamaraty onde os residentes dai legalizam os documentos pessoalmente antes de leva-los ao Consulado.
    A exigencia de passar primeiro pelo Itamaraty é do Consulado. Temos visto aqui na comunidade, em casos isolados, que algum consulado legaliza sem Itamaraty.
    Eu nao arriscaria, mesmo porque é um trâmite gratuito.
  • Obrigado Denise.
    É que estou lendo os tópicos e as dúvidas vão surgindo... Desta forma, escrevo nos respectivos tópicos para depois poder ler as respostas.
    De qualquer maneira, agradeço sempre a gentileza e prontidão nas respostas.
  • Oi Denise e Cibele,

a minha certidão de nascimento e do meu pai tem que ter a firma reconhecida do escrivão ?? e tem que ser em um cartório diferente do que se tirou a certidão?? é isso??

Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.