algumas dúvidas...
Caros Colegas,
Após ler muita coisa na internet, ainda restam muitas dúvidas que espero possam ser solucionados neste espaço.
Sou neto de portugueses (avô falecido e avó ainda viva aqui no Brasil) e desejo obter a nacionalidade portuguesa para a minha mãe e para mim...
Como fazer?
Alguns dados para esclarecer: estou tentando descobrir com a minha avó se a mesma possui as certidões de nascimento...
Sei que minha avó se casou em Portugal por procuração e meu avô aqui no Brasil (acho, pelo que entendi cada um se casou com um representante)...
Agora, as dúvidas:
1) como faço para saber se esse casamento foi averbado em Portugal?
2) Preciso averbar o óbito do meu avô?
3) Se preciso averbar este óbito, como faço para fazê-lo aqui do Brasil?
4) após as devidas averbações, como faço para obter a certidão de inteiro teor, estando aqui no Brasil?
5) Quais são os documentos que preciso para ingressar com o pedido de naturalização?
6) como faço (passo a passo) para utilizar o portal do cidadão?
Agradeço antecipadamente à todos que puderem me ajudar...
Atenciosamente,
Luiz Gustavo
Após ler muita coisa na internet, ainda restam muitas dúvidas que espero possam ser solucionados neste espaço.
Sou neto de portugueses (avô falecido e avó ainda viva aqui no Brasil) e desejo obter a nacionalidade portuguesa para a minha mãe e para mim...
Como fazer?
Alguns dados para esclarecer: estou tentando descobrir com a minha avó se a mesma possui as certidões de nascimento...
Sei que minha avó se casou em Portugal por procuração e meu avô aqui no Brasil (acho, pelo que entendi cada um se casou com um representante)...
Agora, as dúvidas:
1) como faço para saber se esse casamento foi averbado em Portugal?
2) Preciso averbar o óbito do meu avô?
4) após as devidas averbações, como faço para obter a certidão de inteiro teor, estando aqui no Brasil?
5) Quais são os documentos que preciso para ingressar com o pedido de naturalização?
6) como faço (passo a passo) para utilizar o portal do cidadão?
Agradeço antecipadamente à todos que puderem me ajudar...
Atenciosamente,
Luiz Gustavo
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Resp:Os consulados deveriam transcrever casamentos e óbitos, mas nem todos fazem. Se voce esta em SP ou MS poderia usar o consulado em SP que faz as transcricoes muito rapidamente. As transcricoes tambem podem ser feitas diretamente em Portugal através de procurador.
Resp: Tendo os dados completos_ filiacao, data de nasc. e local (distrito, concelho e freguesia) registre-se no site do Portal do Cidadao, va a certidoes on line e siga os passos necessarios para solicitar a certidao. Necessitara um cartao de credito internacional para fazer o pagamento. O site é muito amigável. É só seguir os passos que indicam.
Resp: sendo que sua mae tambem esta interessada na cidadania, os processos seriam por atribuicao, ou seja, de pai para filho. Na guia de ajuda estao listados os documentos e como manda-los por correio caso voce nao esteja em SP ou MS ou nao queira usar o consulado em SP, o que é altamente recomendavel, pois o tempo de conclusao dos processos é menor.
Quando a sua mae obtenha a nacionalidade dela por ATRIBUICAO, terao que fazer a transcricao de casamento dela para depois pedir a sua.
Uma dica: antes de pedir a certidao em inteiro teor da sua mae, verifique no cartorio se o casamento dela esta averbado. Se nao estiver é só ir ao cartório onde ela casou e pedir que mandem uma notificacao ao cartorio onde esta o registro de nascimento.
Acredito que "transcrição" seja averbação, correto?
Quanto a averbação, esta transcrição ocorre de maneira rápida pelo Consulado? (Estou no Rio de Janeiro).
Eu percebi que o consulado geral de São Paulo possui mais informações que o de São Paulo...
Já abusando um pouco da sua experiência, gostaria de saber se é fácil o cadastramento no site portal do cidadão...
Quando você menciona uma dica (antes de pedir a certidao em inteiro teor da sua mae, verifique no cartorio se o casamento dela esta averbado. Se nao estiver é só ir ao cartório onde ela casou e pedir que mandem uma notificacao ao cartorio onde esta o registro de nascimento.) você se refere ao cartório no Brasil ou em Portugal? Porque, salvo engano, com o casamento no Brasil, a certidão de nascimento fica retida e consta a averbação do casamento... não é isso?
De qualquer forma, vou tentar o mais breve possível conseguir os dados com a minha avó e volto a solicitar sua experiência neste processo de naturalização.
Obrigado!
FAz-se a transcricao de casamento e averba-se, ou seja, coloca-se uma nota marginal na certidao de nascimento da pessoa.
Se a sua mae se casou no mesmo cartório onde foi registrada, a averbacao é automática, porem se foi em cartório diferente pode ou nao estar averbado, assim como na certidao do seu pai. Entendeu? Dei essa dica, pois quando va entrar com o processo de cidadania por atribuicao da sua mae vai necessitar a certidao de nascimento dela em inteiro teor onde deveria aparecer o casamento. Veja a lista de documentos na Guia de Ajuda.
As pessoas que tem experiencia com o consulado no Rio de Janeiro só o recomendam para a legalizacao dos documentos, infelizmente.
O registro no Portal do Cidadao é bem simples. Entre no site e uma vez ai click en NOVO REGISTRO.
http://www.portaldocidadao.pt/P
Se a sua avó tiver as certidoes sera tudo mais facil. Inclusive é bem possível que no Consulado no Rio hajam documentos deles, uma vez que voce conta que eles se casaram por procuracao
Parece que meu avô veio 03 anos antes para o Brasil e se casou aqui e minha avó lá...
É até engraçado imaginar como isto ocorreu, ou seja, ele se casando aqui com uma pessoa representando minha avó e ela casando em Portugal com uma pessoa representando meu avô...
Obrigado pelas dicas!
Vou ver a certidão de inteiro teor de nascimento de minha mãe... o pior é que achava que a única certidão de inteiro teor no Brasil fosse a de ônus reais (situação do imóvel)... vivendo e aprendendo...
Assim que souber mais notícias, vou informando por aqui.
Em primeiro lugar, consegui as certidões da minha avó a a do meu avô... Solicito somente a do meu avô ou as duas?
É imperioso ressaltar que na da minha avó, por ser expedida após o casamento, consta "transcrito" (averbado) o casamento, coisa que não aparece na do meu avô (que está em meu poder) porque é datada de 04 anos antes do casamento...
No portal do cidadão, no pedido de certidão on line, começam minhas dúvidas:
1) tipo de certidão: integral, narrativa ou modelo internacional?
2) fim a que se destina: fins diversos, abono de família, assistência ou beneficiência, instrução de processo de adopção, instrução de processo de acidente de trabalho, atribuição de nacionalidade de menores, atribuição de igualdade de Estatuto Luso-brasileiro? Acredito que seja fins diversos!
3) Concelho? o que seria, especificamente?
4) Faleceu em... Realmente meu avô faleceu, mas não foi em Portugal, e sim no Rio de Janeiro... coloco esta informação sem que tenha certeza de seu averbamento em Portugal (muito provavelmente não foi averbado) e o que eu coloco como Freguesia e Concelho de falecimento?
Estas são as dúvidas da primeira página...
Agradeço quem puder responder...