Ajuda
Galera,
Estive em Portugal estudando durante 6 meses em 2008. Consegui localizar a certidão de nascimento de meu avô que já se encontrava no Arquivo Distrital de Aveiro.
Trouxe para o Brasil e fui a um consulado de Portugal para verficar quais documentos a mais seriam necessários.
Ocorre que lá a atendente me disse que a certidão teria de ser digitada por se tratar de uma certidão muito antiga (a certidão que me deram em Portugal é como se fosse uma fotocópia do livro de registro de nascimento e eu avisei q era para fins de cidadania).
Vcs sabem me dizer se eles têm o costume de digitarem a certidão se for feito o pedido?
Muito obrigado pela ajuda.
Estive em Portugal estudando durante 6 meses em 2008. Consegui localizar a certidão de nascimento de meu avô que já se encontrava no Arquivo Distrital de Aveiro.
Trouxe para o Brasil e fui a um consulado de Portugal para verficar quais documentos a mais seriam necessários.
Ocorre que lá a atendente me disse que a certidão teria de ser digitada por se tratar de uma certidão muito antiga (a certidão que me deram em Portugal é como se fosse uma fotocópia do livro de registro de nascimento e eu avisei q era para fins de cidadania).
Vcs sabem me dizer se eles têm o costume de digitarem a certidão se for feito o pedido?
Muito obrigado pela ajuda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Mas eu tenho que pedir uma certidão inteiro teor digitada e não narrativa, né?
Mais uma coisa: você conseguiu pedir a certidão pelo portal do cidadão mesmo já se encontrando no arquivo distrital?
Pergunto isto porque já li em alguns tópicos algumas pessoas mencionando a narrativa...
Melhor esclarecer BEM este ponto para que o povo nao se confunda.
A certidao que tem que ser pedida em Portugal é qual?
A certidao de nascimento brasileira é a em inteiro teor.
A certidao de meu avo tb foi uma copia do livro de registro de batismo datada ha mais de 100 anos. Ao fazer a cidadania, eu enviei a original que eles me mandaram. Antes tirei uam xerox autenticada para guardar para mim. Nao tive nenhum problema com a cidadania de meu pai, que saiu apos 7 meses.
Sim, Marina... Mas fui ao consulado de Portugal em belo Horizonte e a funcionária me pediu para requerer uma certidão digitada pois a cópia é muito antiga e de difícil leitura... Será que consigo pelo portal do cidadão uma vez que se encontra em Arquivo Distrital?
Se esta no arquivo, melhor pedir e pagar direto pra eles ( eu sempre fiz assim, minhas certidoes estavam no arquivo de braganca ) ou perguntar no arquivo se e' possivel fazer o pedido atraves do portal.
Resposta de Portugal do arquivo distrital do Porto:
Serve o presente para informar que a transcrição do registo tem um custo de 0,90 cêntimos a linha + o valor da certidão 16,50
Informamos ainda que a certidão que lhe enviamos independente da letra tem valor legal.
Com os melhores cumprimentos
Técnica Superior de Arquivo
pesquisaeleitura@adporto.pt
Arquiv
Ola!
Dependendo da finalidade e do local, as orientaçoes mudam. No Brasil as determinaçoes sao diferentes de Portugal. Acima a transcriçao na integra do email recebido. Esclareço que a certidao de batismo original enviada por Portugal foi a que eu retornei para eles, garantindo a autenticidade.
Informo que solicitei pesquisa para encontrar a certidao de meu avo.
Abçs
Requisitei certidão de "cópia integral" ao Arquivo Distrital explicando se tratar de processo de naturalização, mas na verdade me enviaram a certidão narrativa, que mandei à CRC.
Eu mandei a cópia do livro, conforme me mandaram de Viseu.
Não me pediram outra e meu processo se encontra aguardando 2 ofícios externos que ainda estão faltando.