Ajuda

Galera,

Estive em Portugal estudando durante 6 meses em 2008. Consegui localizar a certidão de nascimento de meu avô que já se encontrava no Arquivo Distrital de Aveiro.
Trouxe para o Brasil e fui a um consulado de Portugal para verficar quais documentos a mais seriam necessários.

Ocorre que lá a atendente me disse que a certidão teria de ser digitada por se tratar de uma certidão muito antiga (a certidão que me deram em Portugal é como se fosse uma fotocópia do livro de registro de nascimento e eu avisei q era para fins de cidadania).

Vcs sabem me dizer se eles têm o costume de digitarem a certidão se for feito o pedido?

Muito obrigado pela ajuda.

Comentários

• Sim, Manoel, é só vc requisitar. Aliás, eu nem sabia que forneciam a certidão em fotocópia do livro de registros a não ser que fosse feito um pedido especial. A certidão do meu avô é de 1895 e o Arquivo Distrital de Vila Real me enviou uma cópia de inteiro teor digitada.
  • Sim, basta pedir uma certidao narrativa, essa que te deram ( a copia do livro ) e' a certidao de copia integral.
  • Obrigado, Carlos e Cibele

Mas eu tenho que pedir uma certidão inteiro teor digitada e não narrativa, né?
  • Carlos

Mais uma coisa: você conseguiu pedir a certidão pelo portal do cidadão mesmo já se encontrando no arquivo distrital?
  • Afinal de contas, a certidão a ser solicitada é a narrativa ou certidão de inteiro teor?
    Pergunto isto porque já li em alguns tópicos algumas pessoas mencionando a narrativa...
  • tem que pedir a certidão narrativa .
  • Pessoal,
    Melhor esclarecer BEM este ponto para que o povo nao se confunda.
    A certidao que tem que ser pedida em Portugal é qual?

A certidao de nascimento brasileira é a em inteiro teor.
  • Em Portugal e' a narrativa.
  • Manuel,

A certidao de meu avo tb foi uma copia do livro de registro de batismo datada ha mais de 100 anos. Ao fazer a cidadania, eu enviei a original que eles me mandaram. Antes tirei uam xerox autenticada para guardar para mim. Nao tive nenhum problema com a cidadania de meu pai, que saiu apos 7 meses.
  • Marina

Sim, Marina... Mas fui ao consulado de Portugal em belo Horizonte e a funcionária me pediu para requerer uma certidão digitada pois a cópia é muito antiga e de difícil leitura... Será que consigo pelo portal do cidadão uma vez que se encontra em Arquivo Distrital?
  • Esse e' o problema da certidao de copia integral, dificil ler, eu tambem tive que pedir outra para o meu processo judicial, nao aceitaram a de copia integral, talvez em Portugal seja diferente, estao habituados a ler esse tipo de certidao manuscrita.

Se esta no arquivo, melhor pedir e pagar direto pra eles ( eu sempre fiz assim, minhas certidoes estavam no arquivo de braganca ) ou perguntar no arquivo se e' possivel fazer o pedido atraves do portal.
  • Resposta de Portugal do arquivo distrital do Porto

Resposta de Portugal do arquivo distrital do Porto:

Serve o presente para informar que a transcrição do registo tem um custo de 0,90 cêntimos a linha + o valor da certidão 16,50

Informamos ainda que a certidão que lhe enviamos independente da letra tem valor legal.

Com os melhores cumprimentos

Técnica Superior de Arquivo
    pesquisaeleitura@adporto.pt
    Arquivo Distrital do Porto

Ola!
    Dependendo da finalidade e do local, as orientaçoes mudam. No Brasil as determinaçoes sao diferentes de Portugal. Acima a transcriçao na integra do email recebido. Esclareço que a certidao de batismo original enviada por Portugal foi a que eu retornei para eles, garantindo a autenticidade.
    Informo que solicitei pesquisa para encontrar a certidao de meu avo.

Abçs
  • No site do IRN consta "Certidão do registo de nascimento, de cópia integral e, se possível, emitida por fotocópia, do ascendente do 2º grau da linha recta (avô ou avó) de nacionalidade portuguesa. Esta certidão pode ser oficiosamente obtida pelos serviços em determinadas situações."

Requisitei certidão de "cópia integral" ao Arquivo Distrital explicando se tratar de processo de naturalização, mas na verdade me enviaram a certidão narrativa, que mandei à CRC.
  • Cópia

Eu mandei a cópia do livro, conforme me mandaram de Viseu.
    Não me pediram outra e meu processo se encontra aguardando 2 ofícios externos que ainda estão faltando.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.