Ajudem-me

Gente, desculpa criar mais um tópico. Mas gostaria que me esclarecessem o processo de cidadania. No caso eu sou filho de mãe portuguesa.

Quais documentos eu preciso ter, pra onde eu tenho que enviar ? Como é este processo?

Abraços a todos.

Comentários

• Jorge,
    Va à Guia de Ajuda. Ai ha uma lista dos documentos necessarios.
    Consiga a certidao de nascimento da sua mae e veja se o casamento foi averbado. Se nao, tem que transcrever o casamento em PT, caso tenha acontecido no BR.
  • Averbado? O casamento aconteceu no brasil. Meu pai é brasileiro.
  • Averbar é fazer o reconhecimento do casamento em Portugal!
  • Jorge,

se seus pais se casaram no Brasil e nao comunicaram o casamento a Portugal, entao voce tera que faze-lo, chama-se transcricao de casamento, pode-se fazer diretamente em Portugal, atraves de procurador ou pessoalmente, ou no Consulado da sua area de residencia.

Em qual Estado voce esta ?
  • Rio de Janeiro. Gente obrigado mesmo pela paciência e ajuda.
  • Jorge.

o consulado do Rio nao esta fazendo transcricoes e orientando enviar pelo correio, o que e' um erro, as conservatorias nao estao a par desse procedimento, o unico meio e' fazer direto em Portugal, voce conhece alguem por la ?
  • conheço sim. minha tia mora la
  • Jorge,

entao peca pra sua tia te ajudar, basta sua mae fazer uma procuracao pra ela, e ela podera dar entrada na transcricao em qualquer conservatoria do registro civil.

A procuracao tem que ser publica e legalizada no Consulado, alem disso, vai precisar:

1.Certidao de Nascimento de Inteiro Teor do seu pai, legalizada no Itamaraty e Consulado.
    2. Certidao de Nascimento Portuguesa da sua mae.
    3. Certidao de Casamento de Inteiro Teor, legalizada no Consulado.
  • tudo bem. Verei isso e se minha tia está disposta a ajudar.
  • Para a transcricao: 120 euros mais uma taxa por fazer por procuracao que antes era de 5 euros.
  • otimo. Tem mais alguma taxa a ser paga?
  • Nao tem mais nenhuma taxa em Portugal, somente tera que pagar pelas emissoes e legalizacoes das certidoes, no Brasil e pela procuracao que devera ser feita no cartorio.
  • ótimo. vou começar, aproveitando as férias e conforme eu for encaminhando o processo venho falar com vocês se estou fazendo tudo certinho.

Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.