Validade da Certidão Portuguesa...

Queridos irmãos, gostaria de tirar apenas essa dúvida, que o próprio Consulado me colocou.
A Certidão de Nascimento Portuguesa, que recebemos da CRC, após a Naturalização, quanto tempo ela vale?
Segundo informações do Consulado Português de Manaus, a validade é de apenas 6 meses. É verdade?
Ou a certidão Portuguesa, ela tem a mesma validade que a nossa Brasileira?
Ela tem validade documental a vida toda?
Gostaria de saber as opiniões dos nossos irmãos dessa Comunidade.

Comentários

• José

Bom Dia José,

Eu posso te passar o que o pessoal da Em. de Pt em Tel Aviv me disse. Eles me afirmaram que pelo documento ser português não tem data data de validade. Eu fiz meu passaporte depois de 8 meses que recebi minha certidão. O problema que vejo é que em cada posto consular eles sempre estão inventando "regrinhas"novas. Até pq, se depois de fazermos todas as validacões nas certidões brasileiras, elas tb não perdem mais validade, não teria lógica eles afirmarem isso de um documento português.

Espero ter ajudado! Ótimo dia p vc!!
  • Opa, acabei esquecendo:

Te deixo como sugestão colocar esse post na na outra comu dos já "tugas", acredito que lá tenha mais gente que passou pela mesma situacão e podem te dar mais orientacões!! E afinal, tu já és Tuga!!! hehehhhehe

Ótimo dia!!
  • José

É assim:

O consulado já manda o processo já feito e assinado pelo consul, e o crc só coloca o numero do assento e no sistema.
    O q acontece é q os consulados não olha direto no sistema de pt no ato do seu pedido de cidadania.
    Geralmente não funciona ou esta fora do ar.
    Por este motivo os consulados informa q a validade é de 6 mês apenas, p/ q o processo esteja com os documentos recentes, já q é eles q vão fazer o processo e assumir a responsabilidade.

Já em pt não se tem este tipo de problema ou em um consulado q esteja direto em contato com o sistema de pt , pôs tem como no ato do seu pedido, entrar no sistema e verificar a validade do documento direto no pc, neste caso a validade do documento não importa e sim o numero do assento, pôs é por ele q o funcionário vai entrar p/ encontrar o seus dados.

E se for necessario o funcionário faz uma outra certidão de nascimento p/ juntar c/ o processo na hora.

Entendeu o pq da tiferença de validade?
  • Obrigado meu irmão de tel aviv e ao Alexandre, pelos esclarecimentos.
    Também achei um absurdo um Consulado repassar esse tipo de informação falsa.
    Mesmo assim já desconfiava, sobre a validade da Certidão Portuguesa.
    Lamentavelmente os Consulados Portugueses no Brasil, cada um produz, um tipo de informação diferente, onde pelo contrário deveria ser uniforme.
    Agradeço de coração pela força.
    Bom Natal e Próspero Ano Novo a todos voces.
  • Nao todos os consulados tem a aplicacao SIRIC onde podem, entre outras coisas, emitir novas certidoes via internet.
    Abaixo a lista dos que a possuem:
    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/consulados-onde-a/downloadFile/file/Lista-Consulados.pdf?nocache=1255622622.2%20target=
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.