Filha de portuguesa
Oi gente tudo bem?
Sou nova por aqui e estou pesquisando todos os tópicos para tirar dúvidas...
Minha mãe é portuguesa e estou tentando a minha cidadania. Será que é muito dificil? Já encaminhei os docs da transcrição do casamento e tb do óbito do meu pai (brasileiro). Agora estou atrás dos docs para a minha cidadania..O consulado em curitiba ainda nem me passou nada sobre a transcrição, somente que já foi dada a entrada no processo.
Tenho urgência pois estou me mudando para a europa no inicio do ano que vem..
Alguém aqui tem um caso parecido com o meu? Demorou muto?
Obrigado!!!
Sou nova por aqui e estou pesquisando todos os tópicos para tirar dúvidas...
Minha mãe é portuguesa e estou tentando a minha cidadania. Será que é muito dificil? Já encaminhei os docs da transcrição do casamento e tb do óbito do meu pai (brasileiro). Agora estou atrás dos docs para a minha cidadania..O consulado em curitiba ainda nem me passou nada sobre a transcrição, somente que já foi dada a entrada no processo.
Tenho urgência pois estou me mudando para a europa no inicio do ano que vem..
Alguém aqui tem um caso parecido com o meu? Demorou muto?
Obrigado!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
alguém tem idéia? já pedi faz um mês. posso ligar pra portugal pra perguntar sobre o processo?
abraços.
Onde voce pediu?
Pelo Consulado de Sao Paulo que só recebe processos dos residentes em SP e MS demora uns 15 dias.
Infórme-se no Consulado. Eles devem ter como controlar.
Por que un consulado pode fazer em 15 dias e outro tem que demorar de 3 a 6 meses? Incompreensível!
vou escrever de novo para ela em breve tentando conseguir o numero do pedido de transcrição, pra depois mandar email pra portugal perguntando sobre a situação.
Já que voce esta de mudança para a Europa, porque voce nào tira por lá?
A média dos trâmites processuais da Nacionalização pelo Brasil esta entre 1 ano para Naturalização e 8 meses para atribuição.
Eu não sei qual o Pais que voce vai residi, mais acho mais viável, no seu caso, voce tirar por lá.
Espero ter lhe ajudado.
Bom Natal e Ano Novo, a voce toda a sua familia.
O unico consulado portugues no Brasil que funciona com rapidez é o de Sao Paulo.
Espero que a sua transcricao saia rapidamente.
Ha um companheiro aqui da comunidade de conseguiu sua cidadania por atribuicao (seu caso tambem) em apenas um mes em Berlim, pois reside la. Nao sabemos quanto demora em outros consulados na Europa.
Se voce mandar os documentos por correio diretamente à CRC está demorando em media 8 meses com tudo em ordem.
Entre na guia de ajuda desta comunidade e veja a lista dos documentos para atribuicao.
Boa Sorte!
Obrigado
O valor do processo e' de 175 euros, se for enviar pelo correio, o pagamento e' feito nos correios, atraves de vale-postal chamado dinheiro certo, a lista de documentos a serem enviados, esta tambem no guia de ajuda.
Cidadania por atribuição não precisa de certidão de antecendente criminais né?
Obrigadão!!!!!
Vc é de POA e está fazendo através do consulado de Curitiba, é isso?