Ajuda, por favor!
Meu pai nasceu na Ilha da Madeira e eu queria muito tirar a cidadania portuguesa, mas, mesmo depois de ler váaarios dos tópicos da comunidade, eu ainda não consegui entender direitinho como faz
Quais os documentos necessários?
Qual o tempo, em média, que está demorando?
Menores de idade podem ou não tirar?
Qual o custo em média?
Qual a "ordem" dos documentos? (porque, pelo que eu entendi, primeiro vem a certidão de nascimento e depois eu tenho que requisitar os outros, certo? Ou não? Tô perdida hahaha)
Por favor, me ajudem, porque não encontro no Google, meu pai não sabe e eu não entendi.
Obrigada desde já.
Quais os documentos necessários?
Qual o tempo, em média, que está demorando?
Menores de idade podem ou não tirar?
Qual o custo em média?
Qual a "ordem" dos documentos? (porque, pelo que eu entendi, primeiro vem a certidão de nascimento e depois eu tenho que requisitar os outros, certo? Ou não? Tô perdida hahaha)
Por favor, me ajudem, porque não encontro no Google, meu pai não sabe e eu não entendi.
Obrigada desde já.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se seus pais sao casados, ele deve transcrever o casamento deles em Portugal. Pode ser feito através de um consulado ou diretamente em Portugal por ele ou por procuracao.
Se você é menor de idade seus pais terao que assinar o formulario de requerimento de nacionalidade por atribuicao (1C) e nao terao que pagar o seu processo.
Se voces moram em Sao Paulo facam tudo pelo Consulado, pois é mais pratico e rapido. Se não estao nesse estado, o processo de nacionalidade pode ser feito por correio.
A lista dos outros documentos estao na guia de ajuda desta comunidade.
Pesquise ai.
Qualquer dúvida volte a perguntar.
Tenho outra dúvida: meu pai já foi casado mas se divorciou. É preciso que algum desses dois documentos sejam transcritos pra Portugal?
Na verdade ele deveria transcrever o casamento e homologar o divorcio para atualizar o estado civil em Portugal, porém para efeitos da sua nacionalidade por atribuicao, só é necessario transcrever o casamento caso nao o tenha feito ainda. Pergunte-lhe.
Seu Pai foi declarante na sua certidao de nascimento? Caso sim, não precisa averbar nada para efeito do processo. Esta provado a filiação na menoridade