Posso tirar Cartão Cidadão e Passaporte em qualquer consulado/embaixada do mundo?
Sandro von Borell
Member
em Consulados
Pessoal, já enviei meus documentos e estou a espera da conclusão, porém devo me mudar para outro país.
Já li relatos aqui, que só com o número de assento enviado por email eu posso dar entrada no Cartão Cidadão e Passaporte.
É verdade isso mesmo?
Eu realmente preciso da carta enviada de Portugal ou não?
E outra questão, depois que tiver meu número de assento eu já sou português, porém tem algum período para eu tirar o CC e Passaporte?
Obrigado
Já li relatos aqui, que só com o número de assento enviado por email eu posso dar entrada no Cartão Cidadão e Passaporte.
É verdade isso mesmo?
Eu realmente preciso da carta enviada de Portugal ou não?
E outra questão, depois que tiver meu número de assento eu já sou português, porém tem algum período para eu tirar o CC e Passaporte?
Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se você vai se mudar e virar residente em outro país, você poderá fazer tudo no consulado do seu novo país. A maioria dos consulados pede que você seja cadastrado no consulado antes de poder acessar seus serviços. Chama-se inscrição consular.
Você faz sua inscrição consular. Não precisa ter sua certidão portuguesa. É informatizado, então, quando você vai ao consulado eles podem imprimir uma na hora pra você. Aí você diz que quer fazer cartão do cidadão e passaporte. É tranquilo.
Não tem um período fixo para tirar passaporte e CC.
Eu moro em Washington DC e quando quis fazer CC aqui, nem havia a opção... Só faziam bilhete de identidade... Incrível... No Brasil já faziam CC e aqui em DC ainda não. Agora resolveram esse problema, já dá para fazer. Mas na época acabei fazendo o CC em Portugal numa viagem. Alguns consulados são mais ágeis que outros, então tudo depende de onde você vai morar.
Obrigada!
'' Estimado Sandro,
Pergunto porque os documentos portugueses devem ser solicitados no local de residência, já que a morada que deve ficar neles será a morada oficial para as finanças em Portugal, pelo que neste caso recomendo que os documentos sejam solicitados quando estiver no país onde vá morar (Espanha ou Portugal).''
Alguém já tirou os documentos e depois mudou de país? isso interferiu em algo? ou depois quando passar a validade dos documentos eu posso renovar o endereço ou nem preciso ?
Sabe me dizer se para tirar o CC e o passaporte europeu lá em PT, eu posso embarcar e passar pela imigração apenas com passagem de ida? Estando com meu assento em mãos?