Posso tirar Cartão Cidadão e Passaporte em qualquer consulado/embaixada do mundo?

Pessoal, já enviei meus documentos e estou a espera da conclusão, porém devo me mudar para outro país.
Já li relatos aqui, que só com o número de assento enviado por email eu posso dar entrada no Cartão Cidadão e Passaporte.
É verdade isso mesmo?
Eu realmente preciso da carta enviada de Portugal ou não?
E outra questão, depois que tiver meu número de assento eu já sou português, porém tem algum período para eu tirar o CC e Passaporte?

Obrigado
«1

Comentários

  • @Sandro
    Se você vai se mudar e virar residente em outro país, você poderá fazer tudo no consulado do seu novo país. A maioria dos consulados pede que você seja cadastrado no consulado antes de poder acessar seus serviços. Chama-se inscrição consular.
    Você faz sua inscrição consular. Não precisa ter sua certidão portuguesa. É informatizado, então, quando você vai ao consulado eles podem imprimir uma na hora pra você. Aí você diz que quer fazer cartão do cidadão e passaporte. É tranquilo.
    Não tem um período fixo para tirar passaporte e CC.

    Eu moro em Washington DC e quando quis fazer CC aqui, nem havia a opção... Só faziam bilhete de identidade... Incrível... No Brasil já faziam CC e aqui em DC ainda não. Agora resolveram esse problema, já dá para fazer. Mas na época acabei fazendo o CC em Portugal numa viagem. Alguns consulados são mais ágeis que outros, então tudo depende de onde você vai morar.
  • @Cynthia desculpa a demora em responder, esqueci que tinha postado hahahaahaha devo me mudar pro méxico, mas já entrei em contato com a embaixada lá e um senhor foi muito simpático me informou que só com o meu número de assento informado na hora e um documento eu posso tirar o CC e o passaporte também \o/
  • Olá, @Cynthia, o meu caso é o mesmo do @Sandro. Vou me mudar para outro país e pretendo tirar o CC e o passaporte no consulado português no meu futuro país de residência. A dúvida é se preciso apresentar um documento oficial de portugal com o número do meu assento para pedir o CC ou basta eu dizer qual é. Ligando para a conservatória em Portugal, caso já exista o número, eles me informam, e eu não precisaria esperar a carta chegar em casa.
    Obrigada!
  • @suzanaebs dependendo do lugar pode só com o número de assento e um documento que comprove que é voce, mas indico a mandar um email perguntando. eu mandei pro consulado no mexico e me informaram que só com o número de assento posso pegar o cc e passaporte
  • Entendi, @Sandro. Vou fazer isso! Obrigada!
  • Marcelo MMarcelo M Member
    editado June 2017
    @Sandro, a embaixada no México já emite CCs? Da última vez que vi, não tinham a máquina para o CC, só faziam o BI.
  • DaniloDanilo Member
    Alguém tentou tirar o Cartão Cidadão e o Passaporte no Consulado do Rio de Janeiro? Queria saber se demora muito!
  • @marcelo pelo o que o responsável me informou no email sim, o que fica na CDMX
  • DaniloDanilo Member
    @Sandro tem alguma notícia do teu processo? A conservatória te informou alguma coisa do andamento?
  • @Danilo eu liguei pra linha de registro 5 de junho e um cara super simpático falou comigo explicou tudo mesmo e falou que estava em despacho. Liguei começo desse mês 2x e fui mega mal atendido falaram que estavam analisando. Como tenho passagem marcada e comprada eu mandei email pra ovar e eles falaram que estava em despacho e já já concluiria, dai tô na agonia e expectativa.
  • DaniloDanilo Member
    Que bom que eles responderam. Eu também estou aflito porque tenho uma proposta de emprego no Reino Unido e o empregador informou que eu preciso ter passaporte europeu. Assim que chegar vou ter que pegar o assento e correr para o consulado pegar o CC e o Passaporte.
  • @danilo estamos na mesma! Você e do rj ? Tava pensando se daria para tentar ligar pro consulado pra ver se eles deixam agendar antes caso conclua antes, mesmo que não saia data disponível no site. O agendamento no site é uma bosta. Mas a gente com compromissos dependendo do passaporte poderiam deixar.
  • @mei serio?? nossa pqp eu preciso de cc e passaporte antes de 23 de setembro :/ vou tentar mandar email pro consul explicar tudo sei lá, achei que fosse mais ágil
  • @mei eu já agendei o cc que foi só 100 reais, mas to com medo de agendar o passaporte, pagar caro e não ter a tempo :/
  • @mei sério que pode fazer isso de devolver o dinheiro? porque eu vou me mudar pra outro país e queria entrar com o passaporte de portugal que é europeu e tem peso maior que o brasileiro então dependia disso, mas se pode pegar a grana de volta, acho que vou agendar logo e caso não dê, minha mãe pega a grana pra mim já que não vou estar mais no brasil
  • esse site é mega doido, antes só aparecia agendamento de setembro, agora só de agosto ahahahahaha
  • @mei eu consegui pegar o meu passaporte brasileiro, já ia vencer, dei entrada e no dia que retirei na PF vi que pararam de fazer, espero que continue essa sorte para o de portugal
  • @mei liguei pro consulado só pra saber se ainda tem a politica do reembolso e falaram que sim, uma vez agendado e o serviço não realizado pode ter o dinheiro de volta. já até agendei uma data pro passaporte, agora é rezar e morrer em agonia
  • DaniloDanilo Member
    @Mei A carta pin eu tenho que solicitar no Consulado do Rio?
  • @danilo se você for do rio sim, só entrar no site se cadastrar e agendar pra tirar o cartão cidadão, depois carta pin vem pra sua casa e ai tu vai no consulado de volta pra pegar o CC só ou com possibilidade de já dar entrada no passaporte tb
  • DaniloDanilo Member
    Ué num entendi, a Carta PIN não precisa do assento ?
  • precisa do número de assento para dar entrada no CC e receber a carta pin, mas para agendar não é necessário ainda.
  • outra dúvida!!! eu tinha mandado mensagem pra embaixada de Portugal no Portugal e falaram que sim, mas agora mandei outro email e responderam isso.

    '' Estimado Sandro,

    Pergunto porque os documentos portugueses devem ser solicitados no local de residência, já que a morada que deve ficar neles será a morada oficial para as finanças em Portugal, pelo que neste caso recomendo que os documentos sejam solicitados quando estiver no país onde vá morar (Espanha ou Portugal).''

    Alguém já tirou os documentos e depois mudou de país? isso interferiu em algo? ou depois quando passar a validade dos documentos eu posso renovar o endereço ou nem preciso ?
  • @mei o problema é que eu vou ficar no méxico só um tempo, não vai ser minha moradia pra sempre, depois iria pra europa em algum canto. dai não sei o que faço
  • Existe a possibilidade de alterar a morada? porque o objetivo do passaporte é facilitar a entrada nos paises da UE e poder morar lá, então queria ter antes de ir me mudar
  • editado November 2017
    Mei bom dia.
    Sabe me dizer se para tirar o CC e o passaporte europeu lá em PT, eu posso embarcar e passar pela imigração apenas com passagem de ida? Estando com meu assento em mãos?
  • @Aline vc precisa pelo menos estar com o CC em mãos ou terá q entrar como turista.
  • Alguém foi tirar o passaporte no consulado do Rio recentemente ? Sabem se mudaram algo do pagamento ? Lembro que vi que podia pagar direto no consulado com cartão ou algo assim. Já agendei pra abril mas não me aparece o boleto pra pagar e to no aguardo
  • @Sandro von Borell no consulado do rio o pagamento é por cartão de débito desde novembro ou dezembro (não lembro o mês certo agora). Não emitem mais boleto, tinha um aviso na página principal do consulado.
  • Obrigado!!! Sabia que tinha visto em algum lugar ahhahaha
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.