Certidões brasileiras - inteiro teor
Olá pessoal,
preciso tirar uma dúvida urgente para conseguir a certidão de nascimento do meu pai (brasileiro). Ele era acreano e preciso aproveitar que minha irmã está lá para aproveitar e solicitar este documento.
Tenho que tirar uma certidão do tipo INTEIRO TEOR, com firma reconhecida do escrivão que a emitir, é isso?
Li aqui em algum post que esta firma ainda tem que ser em um cartório diferente do que foi tirada a certidão de nascimento ou tô viajando?
Muito obrigado !!
preciso tirar uma dúvida urgente para conseguir a certidão de nascimento do meu pai (brasileiro). Ele era acreano e preciso aproveitar que minha irmã está lá para aproveitar e solicitar este documento.
Tenho que tirar uma certidão do tipo INTEIRO TEOR, com firma reconhecida do escrivão que a emitir, é isso?
Li aqui em algum post que esta firma ainda tem que ser em um cartório diferente do que foi tirada a certidão de nascimento ou tô viajando?
Muito obrigado !!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
INTEIRO TEOR é quando eles fazem uma copia fiel de tudo que foi transcrito no ato a lavratura, sem deixar nenhum fato sem relevar. Diferentemente da NARRATIVA, que narra fatos essenciais apenas.
Putz, até pareço advogado, arrrghhhh... KKKKKKKK
Deve-se prestar a atenção a outro detalhe:
Aqui no Rio, se a certidão não é do Estado do Rio, tem que levar antes num cartório no Centro da Cidade antes de levar no Itamaraty.
Vi uma pessoa no Itamaraty que perdeu a ida, pois a gente espera porque é atendido no mesmo dia, e essa pessoa teve que autenticar essa certidão antes pra depois ir novamente ao Itamaraty.
Não sei como funciona nos outros lugares.
Abraços
Você sabe exatamente aonde é esse cartório no centro da cidade ???
Eu nasci no Rio, mas eu vou tirar a certidão de nascimento de inteiro teor da minha esposa, que é lá de Pernambuco e, segundo você disse, depois de emitida, eu terei que levar a esse cartório antes de levar a certidão no Itamaraty.
Agradeço antecipadamente a resposta.
somente os Estados do Rio e Sao Paulo tem representacao do Itamaraty, certidoes do "resto" do pais, tem que ser enviadas para legalizacao no Itamaraty de Brasilia.
A Zininha esta falando sobre sinal publico, isso e' necessario quando a pessoa quer legalizar certidao emitida em outro estado, que esteja fora da area de atuacao do consulado escolhido, exemplo, se a pessoa mora no Rio e quer legalizar no consulado do Rio uma certidao que foi emitida no Parana, ela devera se dirigir ao cartorio central do Rio, pedir que facam um sinal publico na certidao, e so entao legalizar no consulado.
Eu nao sei o endereco, mas sei que é no centro do Rio.
De qualquer maneira, dá uma ligada pro Itamaraty e pergunta. É na parte de legalizacao de documentos.
Espero ter ajudado.
ESCRITÓRIO DE REPRESENTAÇÃO DO MRE NO RIO DE JANEIRO
Av. Marechal Floriano, 196
CEP: 20080-002
Rio de Janeiro - RJ
TEL. COMUNICAÇÕES: (0XX21) 2263-9520 FAX: (0XX21) 2263-1462
TEL. SETOR CONSULAR:
(0XX21) 2263-7074 (Legalização de documentos)
(0XX21) 2253-8324 (Passaportes)
(0XX21) 2263-8116 (Vistos e Assistência a brasileiros)
TEL. CHEFIA: (0XX21) 2263-4967 / 2263-3633
CHEFIA: Emb. Marcus Camacho de Vincenzi
É isso que a Cibele falou, mas esse sinal na certidao é feito antes da legalizacao no Itamaraty e depois a legalizacao no Consulado.
No Rio é no mesmo dia, mas em SP tem que mandar pelo correio.
Cada lugar é diferente.
Abs
É Cibele, eu vi uma pessoa na minha frente ter que voltar pq a certidao era de outro estado que nao o do Rio.
Se nao me engano, o cartório é na Rua do Ouvidor, mas é melhor ligar e perguntar.
Abs
voce tem que enviar a certidao pelo correio, nao precisa ir a Brasilia, demora em media 15 dias pra retornar.
O endereco do Itamaraty de Brasilia, esta no guia de ajuda da comunidade.
Pessoal, encontrei a certidão de meu avô em Portugal:
1º - Agora eu tenho obrigatoriamente que solicitar ela via portal do cidadão ou o próprio CRC que me confirmou o assento pode me enviar?
2º - Vou ter que fazer a transcrição lá em Portugal? Isso quer dizer que terei de enviar a certidão para Portugal para alguém que faça isso por mim?
voce precisa pedir a certidao atraves do portal.
A transcricao pode ser feita em Portugal, basta voce nomear um procurador por la.
em qual Estado do Brasil voce esta ?
Estou no Espírito Santo, mas tenho moradia também no Rio de Janeiro, e já vi que por lá a coisa é complicada.
Mas me disseram que se eu tiver o nº do assento na conservatória (onde encontrei o documento) eu posso preencher a documentação e enviar apenas este número. É verdade?
as certidoes que nao estao arquivadas na CRC, e' melhor enviar junto com o processo, e sempre a original, eles tem atrasado o processo de nacionalidade quando nao envia a certidao de nascimento do portugues, porque eles precisam fazer o pedido pra conservatoria onde esta arquivada e muitas vezes isso demora, aconselho enviar.
De qualquer forma, se for fazer a transcricao direto em Portugal, precisa enviar a certidao original, somente o numero nao resolve.
Já solicitei a certidão de nascimento direto com o CRC de Viana do Castelo. Foram extremamente gentis, prestativos e rápidos. Agora e ver quanto tempo leva pra chegar aqui.
Outra dúvida: Posso fazer a transcrição de casamento de meu avô aqui no Brasil? Pq seria bem mais fácil....
Obrigado pelas dicas...
pode fazer a transcricao no Brasil, o problema e' que o consulado do Rio nao esta aceitando nenhum processo, pedem pra enviar pelo correio direto pra CRC, acontece que a CRC nao faz transcricoes por correio, um erro de orientacao do consulado.
Voce conhece alguem em Portugal pra te ajudar com isso ? Ou, se voce tiver algum parente em outro Estado ( nao sendo o Rio ), ele podera dar entrada no consulado da area dele.
Eu moro no ES. Vou ver se consigo fazer por aqui.....
mais uma vez obrigado!
Então eu não vou precisar fazer a transcrição?????
Há um ano eles estavam sendo menos rigoros com a exigencia legal da transcricao de casamento.
De uns tempos pra ca tem endurecido e estao pedindo em quase todos os casos e principalmente se aparece na certidao de nascimento do interessado que os pais eram ou sao casados. SEMPRE pedem quando a nacionalidade for derivada da mae (portuguesa) e esta mudou de nome ainda que ela seja a declarante.
Resumindo: voce pode arriscar mandar os documentos sem a devida transcricao, porém reafirmo, correo o risco que o processo caia em exigencia e tenha que fazer a transcricao mais tarde, com a consequente perda de tempo que isso ocasiona.
Voce decide o que fazer.