Certidões brasileiras - inteiro teor

Olá pessoal,
preciso tirar uma dúvida urgente para conseguir a certidão de nascimento do meu pai (brasileiro). Ele era acreano e preciso aproveitar que minha irmã está lá para aproveitar e solicitar este documento.

Tenho que tirar uma certidão do tipo INTEIRO TEOR, com firma reconhecida do escrivão que a emitir, é isso?

Li aqui em algum post que esta firma ainda tem que ser em um cartório diferente do que foi tirada a certidão de nascimento ou tô viajando?

Muito obrigado !!
«1

Comentários

• Alexandre

INTEIRO TEOR é quando eles fazem uma copia fiel de tudo que foi transcrito no ato a lavratura, sem deixar nenhum fato sem relevar. Diferentemente da NARRATIVA, que narra fatos essenciais apenas.

Putz, até pareço advogado, arrrghhhh... KKKKKKKK
  • hehehehe... é mesmo Maestro !! Obrigado pelas respostas. Vou à luta e posto aqui depois.
  • Cartório

Deve-se prestar a atenção a outro detalhe:
    Aqui no Rio, se a certidão não é do Estado do Rio, tem que levar antes num cartório no Centro da Cidade antes de levar no Itamaraty.
    Vi uma pessoa no Itamaraty que perdeu a ida, pois a gente espera porque é atendido no mesmo dia, e essa pessoa teve que autenticar essa certidão antes pra depois ir novamente ao Itamaraty.
    Não sei como funciona nos outros lugares.
    Abraços
  • ZININHA.

Você sabe exatamente aonde é esse cartório no centro da cidade ???

Eu nasci no Rio, mas eu vou tirar a certidão de nascimento de inteiro teor da minha esposa, que é lá de Pernambuco e, segundo você disse, depois de emitida, eu terei que levar a esse cartório antes de levar a certidão no Itamaraty.

Agradeço antecipadamente a resposta.
  • Olá Zininha, não entendi... qual o reconhecimento que tem que se fazer em um cartório de outro Estado? Por exemplo, a certidão do meu pai é do ACRE, a minha do CEARÁ. Eu não resolvo tudo nos respectivos estados e já levo para o Itamaraty?
  • Alexandre,

somente os Estados do Rio e Sao Paulo tem representacao do Itamaraty, certidoes do "resto" do pais, tem que ser enviadas para legalizacao no Itamaraty de Brasilia.

A Zininha esta falando sobre sinal publico, isso e' necessario quando a pessoa quer legalizar certidao emitida em outro estado, que esteja fora da area de atuacao do consulado escolhido, exemplo, se a pessoa mora no Rio e quer legalizar no consulado do Rio uma certidao que foi emitida no Parana, ela devera se dirigir ao cartorio central do Rio, pedir que facam um sinal publico na certidao, e so entao legalizar no consulado.
  • Hamilton

Eu nao sei o endereco, mas sei que é no centro do Rio.
    De qualquer maneira, dá uma ligada pro Itamaraty e pergunta. É na parte de legalizacao de documentos.
    Espero ter ajudado.

ESCRITÓRIO DE REPRESENTAÇÃO DO MRE NO RIO DE JANEIRO

Av. Marechal Floriano, 196
    CEP: 20080-002
    Rio de Janeiro - RJ
    TEL. COMUNICAÇÕES: (0XX21) 2263-9520 FAX: (0XX21) 2263-1462
    TEL. SETOR CONSULAR:
    (0XX21) 2263-7074 (Legalização de documentos)
    (0XX21) 2253-8324 (Passaportes)
    (0XX21) 2263-8116 (Vistos e Assistência a brasileiros)
    TEL. CHEFIA: (0XX21) 2263-4967 / 2263-3633
    CHEFIA: Emb. Marcus Camacho de Vincenzi
  • A representacao do Itamaraty em Sao Paulo, so' legaliza certidoes emitidas no Estado de SP, nem com sinal publico eles aceitam, nao sabia que o Itamaraty do Rio aceitava.
  • Alexandre

É isso que a Cibele falou, mas esse sinal na certidao é feito antes da legalizacao no Itamaraty e depois a legalizacao no Consulado.
    No Rio é no mesmo dia, mas em SP tem que mandar pelo correio.
    Cada lugar é diferente.
    Abs
  • Cibele

É Cibele, eu vi uma pessoa na minha frente ter que voltar pq a certidao era de outro estado que nao o do Rio.
    Se nao me engano, o cartório é na Rua do Ouvidor, mas é melhor ligar e perguntar.
    Abs
  • Perfeito, então chama-se Sinal Público. Realmente nunca tinha ouvido falar. Obrigado mais uma vez... essa comunidade é realmente fantástica !!!
  • Opa... mais uma dúvida.... entao eu que moro em Fortaleza tenho que necessariamente ir no Itamaraty de Brasília, é isso??
  • Alexandre,

voce tem que enviar a certidao pelo correio, nao precisa ir a Brasilia, demora em media 15 dias pra retornar.

O endereco do Itamaraty de Brasilia, esta no guia de ajuda da comunidade.
  • Então não precisa do sinal público para o Itamaraty. Mando para lá, aguardo retornar e então quando for levar para o Consulado, é que tenho que pegar o sinal público, confere?
  • Isso mesmo, Alexandre.
  • Já que o pessoal tá falando de certidão

Pessoal, encontrei a certidão de meu avô em Portugal:

1º - Agora eu tenho obrigatoriamente que solicitar ela via portal do cidadão ou o próprio CRC que me confirmou o assento pode me enviar?

2º - Vou ter que fazer a transcrição lá em Portugal? Isso quer dizer que terei de enviar a certidão para Portugal para alguém que faça isso por mim?
  • Oldair,

voce precisa pedir a certidao atraves do portal.

A transcricao pode ser feita em Portugal, basta voce nomear um procurador por la.
  • Oldair,

em qual Estado do Brasil voce esta ?
  • Cibele

Estou no Espírito Santo, mas tenho moradia também no Rio de Janeiro, e já vi que por lá a coisa é complicada.
    Mas me disseram que se eu tiver o nº do assento na conservatória (onde encontrei o documento) eu posso preencher a documentação e enviar apenas este número. É verdade?
  • Oldair,

as certidoes que nao estao arquivadas na CRC, e' melhor enviar junto com o processo, e sempre a original, eles tem atrasado o processo de nacionalidade quando nao envia a certidao de nascimento do portugues, porque eles precisam fazer o pedido pra conservatoria onde esta arquivada e muitas vezes isso demora, aconselho enviar.

De qualquer forma, se for fazer a transcricao direto em Portugal, precisa enviar a certidao original, somente o numero nao resolve.
  • Cibele

Já solicitei a certidão de nascimento direto com o CRC de Viana do Castelo. Foram extremamente gentis, prestativos e rápidos. Agora e ver quanto tempo leva pra chegar aqui.
    Outra dúvida: Posso fazer a transcrição de casamento de meu avô aqui no Brasil? Pq seria bem mais fácil....
    Obrigado pelas dicas...
  • Oldair,

pode fazer a transcricao no Brasil, o problema e' que o consulado do Rio nao esta aceitando nenhum processo, pedem pra enviar pelo correio direto pra CRC, acontece que a CRC nao faz transcricoes por correio, um erro de orientacao do consulado.

Voce conhece alguem em Portugal pra te ajudar com isso ? Ou, se voce tiver algum parente em outro Estado ( nao sendo o Rio ), ele podera dar entrada no consulado da area dele.
  • Digo parente, como algum irmao/a, e talvez um sobrinho de certo.
  • Cibele

Eu moro no ES. Vou ver se consigo fazer por aqui.....

mais uma vez obrigado!
  • Li este texto.... PS.: Vale lembrar que neste caso o português foi o declarante, então não houve a necessidade da transcrição do casamento, o que implicaria em um custo adicional de... (não sei! rs).

Então eu não vou precisar fazer a transcrição?????
  • Oldair,
    Há um ano eles estavam sendo menos rigoros com a exigencia legal da transcricao de casamento.
    De uns tempos pra ca tem endurecido e estao pedindo em quase todos os casos e principalmente se aparece na certidao de nascimento do interessado que os pais eram ou sao casados. SEMPRE pedem quando a nacionalidade for derivada da mae (portuguesa) e esta mudou de nome ainda que ela seja a declarante.
    Resumindo: voce pode arriscar mandar os documentos sem a devida transcricao, porém reafirmo, correo o risco que o processo caia em exigencia e tenha que fazer a transcricao mais tarde, com a consequente perda de tempo que isso ocasiona.
    Voce decide o que fazer.
  • Oi gente! é isso mesmo. Quando voce pede uma certidão de outro estado, para poder reconhecer no Itamaraty tem que primeiro passar por um cartório do seu estado, estes reconhecem a assinatura do tabelião e dai o Itamaraty reconhece o documento. No meu caso, as minhas certidões são de sampa, mas moro em santa catarina, então antes de levar para o Itamaraty, tenho que reconhecer as mesmas certidões em um cartório em Floripa. Normalmente, os grandes cartórios tem as assinaturas de todos os tabeliões do país.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.