Nacionalidade para Menores
Gente, uma outra dúvida. Meu tio, que está com processo para atribuição portuguesa, deseja passar a nacionalidade para suas filhas, menores de idade, após esse processo.
A diferença é só que o processo é gratuito e ambos os pais devem assinar o formulário? Ou há alguma coisa especial?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Faz um mês que os documentos chegaram em Portugal e ainda não saiu.
Gasta-se com os documentos e correio, mas nao com o processo em si. Caso contrario teriamos que somar 175 euros aos 300 reais de despesas.
A do meu filho menor demorou varios meses (5 ou 6).
Nossa 5 ou 6 meses? Bastante tempo hein!!! Estou imaginando uns 3 meses.
Bom, quando sair postarei aqui para informar.
Que moleza isso né? Eu tive que ir atrás de um monte de coisas, gastei tempo, dinheiro, paciência... e ele não vai precisar fazer nada.
Tudo bem, pai desses novos tempos é para essas coisas, confesso que eu amo fazer isso.
Sou portuga naturalizado (02/2011), graças à orientação da comunidade, e pretendo entrar com o processo para minha filha de 8 anos (02/2005). Lendo vários tópicos aqui da comunidade percebo que será negada essa solicitação, porém no consulado em são paulo informei toda a minha situação e me foi confirmado o direito da minha filha por ser menor de idade, fiquei em dúvida no que fazer, se alguém puder me responder agradeço.
Quando chegar a vez deles para atribuição. Serão dois processos, mas preciso avisar que são gêmeos como vem na certidão de nascimento brasileira deles? Será que terei que ligar para o CRC perguntando como proceder no caso deles?
Sao dois processos por separado. Prepare-se!
Talvez algum amigo advogado aqui possa ajudar com essa pergunta.
Camila,
ele foi o 'declarante' do nascimento dos gêmeos? Se sim, nas respectivas certidões de nascimento, seu marido deve estar qualificado como solteiro. Portanto para efeito de nacionalidade dos filhos não deve ser necessária nenhuma transcrição.