Nacionalidade para Menores

Gente, uma outra dúvida. Meu tio, que está com processo para atribuição portuguesa, deseja passar a nacionalidade para suas filhas, menores de idade, após esse processo.

A diferença é só que o processo é gratuito e ambos os pais devem assinar o formulário? Ou há alguma coisa especial?

Comentários

  • Quando ele tenha a cidadania deverá transcrever o casamento e depois pedir a das filhas normalmente e sem custos como voce mencionou acima.
  • É "sem custo" na verdade gasta-se quase 300 Reais contando despesa com certidão inteiro teor, reconhecimento de firma por autenticidade do PAI E MÂE, legalização no Itamaraty (gratuíto, mas tem o correio), sedex para o consulado e a legalização no consulado, depois tem o envio para Portugal, fiz esse processo recentemente e optei pelo envio do correio mais caro para poder acompanhar todo processo até a chegada em Portugal e ter uma segurança maior.

    Faz um mês que os documentos chegaram em Portugal e ainda não saiu.
  • Claro, Serginho!
    Gasta-se com os documentos e correio, mas nao com o processo em si. Caso contrario teriamos que somar 175 euros aos 300 reais de despesas.
    A do meu filho menor demorou varios meses (5 ou 6).
  • Exatamente Denise.
    Nossa 5 ou 6 meses? Bastante tempo hein!!! Estou imaginando uns 3 meses.
    Bom, quando sair postarei aqui para informar.
  • Demorou um pouco, mas foi ha dois anos. Agora, creio, está mais rápido. De todas formas seu pimpolho nao tem pressa, ne?

  • Não tem pressa nenhuma, não pretendemos viajar pelo menos em 1 ano e ele com seus 3 meses de vida não tem a mínima ideia o que tudo isso significa.
    Que moleza isso né? Eu tive que ir atrás de um monte de coisas, gastei tempo, dinheiro, paciência... e ele não vai precisar fazer nada.
    Tudo bem, pai desses novos tempos é para essas coisas, confesso que eu amo fazer isso.
  • Eu tambem amei conseguir para os meus filhos, apesar dos perremgues.
  • Nossa, tudo isso? E eu com esperança de ter até julho, como preciso Hahahahah
  • Atualmente, com tudo certo, os processos estao demorando uns 3 meses em Lisboa.
  • Pessoal,

    Sou portuga naturalizado (02/2011), graças à orientação da comunidade, e pretendo entrar com o processo para minha filha de 8 anos (02/2005). Lendo vários tópicos aqui da comunidade percebo que será negada essa solicitação, porém no consulado em são paulo informei toda a minha situação e me foi confirmado o direito da minha filha por ser menor de idade, fiquei em dúvida no que fazer, se alguém puder me responder agradeço.

  • GÊMEOS menores

    Quando chegar a vez deles para atribuição. Serão dois processos, mas preciso avisar que são gêmeos como vem na certidão de nascimento brasileira deles? Será que terei que ligar para o CRC perguntando como proceder no caso deles?

    Tudo em dobro nas certidões! Já planejando o orçamento até chegar a geração deles.
  • Camila,
    Sao dois processos por separado. Prepare-se!
  • imageDenise A. Espinal:
    Camila,
    Sao dois processos por separado. Prepare-se!
    Obrigada Denise! Estou já colocando tudo na planilha! Quando for a vez deles a União Estável aqui no Brasil é levado em consideração casamento civil para Portugal? Sinceramente estou torcendo que não seja considerado para não precisar transcrever o casamento do meu marido. 
    Obrigada novamente. 
  • Nao sei como isso funciona. Veja no site dos consulados de SP e do Rio se ha alguma referencia a isso. Creio porem, que seu marido é solteiro! (???)
    Talvez algum amigo advogado aqui possa ajudar com essa pergunta.
  • imageDenise A. Espinal:

    A união estável foi registrada em cartório desde 2013 e estamos juntos desde 2004.
    Ele continuou com nome de solteiro e eu também e o documento tem o nome de : Declaratória de União Estável
    Mas isso não é casamento civil.

    Mesmo assim agradeço se puder perguntar ficarei muito feliz.
  • Camila,

                  ele foi o 'declarante' do nascimento dos gêmeos? Se sim, nas respectivas certidões de nascimento, seu marido deve estar qualificado como solteiro. Portanto para efeito de nacionalidade dos filhos não deve ser necessária nenhuma transcrição.

  • Ótimo! Conferi aqui e assim está: Solteiro

    Obrigada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.