Averbação de Casamento...

Comecei, as tratativas do pedido de Nacionalização dos meus filhos.
Ai esbarrei no primeiro murro. Averbação do meu casamento.
Pra averbar o casamento voce tem que desembolsar a bagatela de R$ 255 paus.
Primeiro averba depois nacionaliza os filhos.
Outro detalhe que fiquei sabendo no Consulado, foi que mesmo voce sendo Divorciado, separado, ou desquitado, tem que averbar o bendito casamento, até porque o que interessa, para eles, é se os filhos foram tidos durante a vigência do casamento.
Se foi durante o período matrimonial, então tem que averbar.
Outra informação, é que as mulher casadas, só poderiam herdar de seus maridos a nacionalização, até 1981, pois somente o marido pode passar para a esposa tal direito e não o inverso.
Segundo o Mastro Alex, eu acabei de começar a minha nova SAGA.
Vai começar tudo de novo.

Comentários

• Voce vai mandar os pedidos dos filhos pelo correio?
  • $$

Tudo é muito caro, né?
    Não vou pedir pra meus filhos, pq eles não têm direito (meu processo é por naturalização), por isso tenho a dúvida de transcrever ou não meu casamento.
    Meus filhos terão a nacionalidade espanhola, pois meu marido é neto de espanhol e lá passa pra nossos filhos.
    Uma amiga me alertou ao fato do meu nome de casada nos documentos deles e eu ficar com documentos de Portugal com nome de solteira.
    Isso procede?
  • No Consulado de Belo Horizonte, transcrição de casamento custa R$285,40 + taxa de R$25,31. Não aceitam cartões nem cheque, tem que ser no dinheiro (real).

Vamos lá! com força e coragem (e desprendimento material...) Melhor não somarmos os custos com atualizações/retificações de certidões - no meu caso, acresce viagens a BH, etc...
  • Bem Denise, eu ainda não sei por onde vou encaminhar o pedidos dos meus filhos.
    Os dois ainda são de menores, e eu pretendo aproveitar essa menoridade para justamente não pagar a taxa de Nacionalização, o que ira me economizar um bom dinheiro.
    Mais por outro lado, quando chegar, terei que ir com os mesmos para Belém tirar o Passaporte e o Cartão Cidadão, vou gastar do mesmo jeito.
    Eu já tenho toda a documentação deles, pronta para enviar a CRC, porém o que esta esbarrando é essa bendita averbação de casamento.
    Esta semana, vou dar entrada na averbação, porque não tem outro jeito, e depois que chegar eu darei entrada no pedidos dos filhos.
    Gostaria de saber a sua opinião, se faço tudo pelo Consulado ou envio direto para a CRC???
  • Jose
    Quando vc de entrada no averbamento de casamento no consulado, vc pode mandar pelo correio o pedidos dos seus filhos, só não esquece de mandar a fatura do averbamento junto com os documentos p/ o crc vê q ja foi feito o pedido de averbamento, pôs o crc não faz averbamento, então eles só querem é saber se já foi providência tal processo.
    Pode tbm perguntar se faz tudo de uma só vez no consulado no mesmo dia.
    Averbar o seu casamento e da entrada no pedido de cidadania dos seu filhos.
  • eu aconselho a mandar os processos dos teus filhos pelos correios mesmo , porque o único consulado parreirinho aqui e o de são Paulo os outros são um bocado lentos .

boa sorte nesta nova caminhada !
  • José Alberto,
    Se voce confia na eficiencia do consulado de Belém faca tudo por ai. Caso contrario, faca a sua transcricao e ja va mandando os documentos dos filhos. Enquanto a transcricao sai, os documentos deles chegam la.
  • Obrigado a todos pelas informações.
    Eu moro em Manaus, e pelo Consulado de Manaus, eles fazem o averbamento, tiram o BI e dão entrada nos pedidos de Nacionalização e nada mais.
    A galera daqui para tirar o passaporte e o CC, tem que voar para Belem, pois somente lá fazem esse tipo de serviço, o que não deixa de ser um absurdo, pois estamos no coração da Zona Franca.
    Eu acho a ideia do Alexandre muito boa de mandar a documentação na frente e a averbação depois.
    Esta semana vou dar entrada no pedido de averbação.
    A propósito, o prazo das certidões narrativas ainda é 1 ano a sua validade, ou isso mudou também?
  • Jose Alberto
    Eu estava à dizer é q vc pode da entrada no pedido de averbamento do seu casamento e no mesmo dia mandar p/ pt os documentos dos seu filhos junto com o recibo de q vc deu entrada no seu averbamento, no consulado.
    Ainda é de 1 ano, Sim! validade documentos.
  • O q as pessoas tem q entender é q pt quer é dinheiro!!!! rsrsrsrs
    Não precisa fazer o averbamento e esperar o processo ficar pronto e titar um outra certidão averbada p/ da entrada no processo de cidadania.
    O q o crc quer é q a pessoal faça o averbamento.
    P o crc, não faz diferença se a pessoa já tem o avebamento pronto, e sim se já deu entrada.
  • Averbamento

Ok Alexandre, mais eu te pergunto, o que tem haver esse averbamento com o pedido de naturalização???
    Depois de tudo o que voce me explicou, mandar os documentos com o recibo de averbamento para a CRC, eles não vão pedir a certidão do averbamento, para deferir o pedidos dos meus filhos?
    Como se deve proceder sobre a questão?
    Esperar o averbamento chegar pelo Consulado, através de certidão ou alguma declaração?
    Ou proceder da forma que voce colocou, mandando os documentos junto com o recibo?
    Não sei se o Consulado aqui em Manaus, faz tudo junto ou uma coisa de cada vez.
    Esta semana vou passar por lá pra saber.
    O consulado de Belém, segundo informações dos funcionários, primeiro tem que averbar para depois enviar a documentação.
    Quem já fez averbamento de casamento, eu queria saber quanto tempo isso levar pra ser feito.
  • Alexandre M

Olá, tudo bem?
    Então quer dizer que enquanto eu espero a transcrição do casamento dos meus pais (já foi dada entrada em final de nov/2010) eu já posso enviar os meu docs para PT? E então começar o preocesso por lá? Mas e qto a certidão de nascimento da minha mãe (portuguesa)? Eles, da CRC pegam lá em PT mesmo?
    Nossa tô cheia de dúvidas!!!!
  • Carol

Sim, Sim, Sim, Sim.......

O portugues da minha familia era o meu avô, fiz a cidadania p/ minha mãe e depois p/ mim.

Quando foi dado entrada na minha cidadania foi feito os 2 juntos averbamento de casamento de minha mãe e o meu pedido de cidadania.

Foi feito um pedido de urgência no meu processo e foi perguntado se eu deveria esperar o averbamento ficar pronto?

A resposta foi----- O processo de averbamento é outro sector e se já foi dado entrada não interfere no seu processo.
  • jose carol
    É assim, vc esta fazendo a cidadania p/ seu filhos?
    Então é atribuição!
    Vc é o declarante? se sim. Então fica assim, vc é o portugues. na pratica não precisa de averbar o casamento no entanto agora é obrigado independente de que fez o registro do filho.

Então, como funciona na pratica quem faz o averbamento é o registro civil ou consulado.
    Tem consulado q faz os 2 processo juntos, averbarmento e cidadania.
    Se o consulado de Bélem não fizer o 2 juntos.
    Vc da entrada no averbamento do seu casamento no consulado de Belem e manda o pedido de seu filhos pelo correio p/ o crc com a copia do recibo(fatura) do seu averbamento.
    Se vc ficar esperando o seu processo ficar pronto e pedir uma outra certidão de nascimento com o seu casamento averbado vai perder tempo.
    P/ o crc é indiferente o q importa é q vc deu já deu entrada no averbamento do seu casamento, até mesmo o tempo q vai se levar p/ o processo do seu filho ser avaliado o seu averbamento já vai esta pronto.
    Assim vc ganha tempo.

O tempo p/ ficar pronto o averbamento é de 2 meses.
    Mais o tempo do correio 1 mês no maximo.

É o tempo de espera até o processo ser avaliado.

Entendeu?
  • Os consulados fazem as suas regras, já q são eles q assumem tudo.

Então vão fazer os processo por partes esperar os documentos chegar e montar um processo completo.

P/ mandar p/ o crc já tudo mastigado.... e assinado pelo consul.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.