Dúvidas do processo de atribuição por Tondela

Pessoal estou com uma grande dúvida e que não ficou claro ainda com relação ao preenchimento do formulário 1c (Quadro 1).

Segundo o que é informado aqui:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

"Se a pessoa for uma mulher cujo nome se alterou pelo casamento, pode optar preencher com o nome de casada como no RG ou com o nome de solteira da certidão de nascimento. Em ambos os casos, irá precisar anexar uma xerox autenticada da Certidão de Casamento."

Nas exigências enviadas pela conservatória de Tondela não falam absolutamente nada com relação a divergências de nome do requerente com relação ao seu nome de casado x nome de solteiro.

Gostaria da ajuda do pessoal do fórum com relação a isso pois penso que independente do nome do requerente atualmente ser o nome de casado, para isso será feita a transcrição posteriormente a atribuição não fazendo diferença no momento do processo de atribuição se o requerente é casado ou não.

A informação que o consulado me passou com relação a isso (Ainda não tive resposta de Tondela) que o nome do requerente após o processo de atribuição será o nome de solteiro, então porque devo enviar nesse processo uma certidão de casamento do requerente???
«1

Comentários

• @Rafael999,

preencha com o nome de casada, da mesma forma que consta no RG.
    Para que fique estabelecido que era um nome e o mesmo mudou com o casamento, envie cópia autenticada da certidão de casamento.

Esta certidão de casamento não servirá ao propósito do processo em si, mas apenas para fazer uma ligação entre os dois nomes.

Esqueça o consulado.
  • apartmeapartme Member
    Marcia Obrigado por responder!

Ouvi falar que todas as certidões aqui do Brasil só serão válidas em Portugal se apostiladas.
    Essa cópia simples apenas autenticada, será que não teria problema?
  • @apartme, a @Marcia disse copia simples autenticada apenas para fazer ligaçao entre os dois nomes,diferente se fosse num processo de Transcriçao de casamento onde precisaria sim ser apostilada..acho q é isso.
  • Isso, como disse o @Vlad.

@apartme,

sim, todas as certidões que servem com o propósito do processo têm que ser apostiladas.
    Neste caso que você mencionou, porém, a certidão de casamento serve como auxiliar, ela não é parte do processo. A certidão serve apenas para fazer uma ligação entre os dois nomes, como eu disse, para provar que trata-se da mesma pessoa. Então, pode ser uma cópia autenticada.
  • apartmeapartme Member
    @Vlad Pen e @Marcia

Será que se eu ligar na conservatória eles passam essa informação mais precisamente?

Porque no documento com as exigências enviadas para a atribuição não citam problemas de possíveis divergências de nomes com relação a nome de nascimento x nome de casado, estou bem confuso
  • apartmeapartme Member
    @Vlad Pen e @Marcia outra coisa que percebi é que na certidão de nascimento da minha vó não consta informações do casamento dela, provável que não ouve uma comunicação entre os cartórios...
  • @apartme, nao ligue nas Conservatórias, siga as orientaçoes e conselhos da @Marcia.
  • apartmeapartme Member
    @Vlad Pen

Bom já tirei tantas certidões apostiladas que acho que vou enviar nesse processo essa certidão simples de casamento só para constar...pretendo enviar esse processo de atribuição dia 15/05 para Tondela, se tudo der certo quando acham que minha vó irá receber seu assento de nascimento???
  • @apartme , os processos demoram em torno de 4 a 6 meses.
  • apartmeapartme Member
    @Vlad Pen, parece mais rápido que por consulado!
  • apartmeapartme Member
    @Vlad Pen e @Marcia,

Hoje consegui uma certidão de casamento da minha vó e segunda irei retirar as certidões de nascimento que já foram encomendadas no cartório.

Semana que vem envio o processo para Tondela e quando tiver alguma novidade volto e conto como foi!

OBS: Não estou enviando o assento de nascimento do Bisavô, apenas indicando os dados do número do assento, ano, freguesia e conselho. (Acham tranquilo preencher essa parte dessa forma?)

Muito obrigado pela ajuda e atenção de vocês!!
  • Boa tarde pessoal!

Estou com a mesma dúvida que o Rafael.
    A requerente (minha avó) teve o nome alterado após o casamento.

Pelo que entendi, uma certidão de casamento autenticada (sem apostilar) é suficiente para comprovar a alteração de nome, correto?

Porém, na certidão de nascimento (reprográficas) dela já consta o casamento averbado. Mesmo assim é necessário enviar a certidão de casamento?

Eu tenho aqui comigo uma certidão de casamento de inteiro teor emitida há 2 anos atrás. Posso mandar uma cópia autenticada dessa mesmo, ou preciso solicitar uma nova certidão?

Muito obrigado à todos.
  • Pessoal, podem me ajudar?

Terminou o processo de atribuição do meu pai, porém ainda nao estou com o documento dele.

QUeria saber se posso dar entrada no meu processo sem antes ter que transcrever o casamento dele com a minha mãe, já que quem me registrou foi ele.

Queria adiantar o meu processo sem ter que casá-los antes.
  • @Fernanda91, sua pergunta já foi respondida, favor não duplicar ou triplicar a mesma perguntas em tópicos diferentes
  • Olá Pessoal.

Estou dando entrada no processo de atribuição de nacionalidade da minha mãe... Gostaria de saber se a documentação está correta. Caso algum moderador possa me ajudar, conferir se está tudo certo para enviar, ficaria grata pela ajuda.

Em mãos já possuo:

- Assento de Nascimento do meu avô português ;
    - RG da minha mãe (xerox autenticada, apostilhada);
    - Certidão de Nascimento da minha mãe de inteiro teor e copia REPOGRAFICA DO LIVRO (POIS O CARTÓRIO É DE SÃO PAULO E NÃO VEM COM O SELO DIGITAL);
    - Formulário 1C (rascunho), sei que o documento a ser enviado deve ser impresso frente e verso, colorido, com reconhecimento de firma.
    Faltam o formulário 1C definitivo e o vale-postal.

Minha duvida é qual conservatória SERIA MELHOR?
    Pois o RG de minha Mãe tem mais de 10 anos...

GRATA PELA AJUDA.

• editado May 2017
    @Silvana, o documento de identidade tem que ter no máximo 10 anos. Os prazos das conservatórias variam de 4 a 6 meses para conclusão dos processos.(Não mande para Lisboa)
  • @Vlad Pen Desculpe! Só estou tetando ajuda
  • @fernanda91msantos, o casamento precisa ser transcrito antes, caso contrario sua atribuição não sairá.
  • TEM OUTRA CONSERVATÓRIA QUE ACEITA O RG COM MAIS DE 10 ANOS?
    SE NÃO ME ENGANO TEM UMA QUE ACEITA OU VI ERRADO?

OBRIGADO.
  • @Maria Adelaide Puxa! Soube que pela conservatoria de Vila de Gaia estava aceitando ainda.
    Pq meu pai é o portugues e também quem me registrou.
    Obrigada por responder
  • @fernanda91msantos,

VNGaia ainda aceita, sem transcrever o casamento do progenitor português, declarante do filho.
  • @Silvana, não ouvi falar aqui que alguma Conservatória aceita documento de identidade com mais de 10 anos.
  • Fernando CruzFernando Cruz Member
    editado June 2017
    Enfim, a cópia do RG do interessado necessita de apostilamento mesmo ou basta que seja autenticada?
    O mesmo se dá para o RG do procurador?
    Vi que no formulário IC diz apenas "certificada"...
  • Aproveitando a duvida do Rafael999. No caso de homem e casado. O nome nao altera. Mas precisa enviar a certidao (copia simples ou autenticada)?. Minha duvida se refere porque tem o campo estado civil no formulario 1C. Se eu colocar casado (estado civil atual) obrigatoriamente tenho que mandar a certidao ?
    Pelo que entendi, nao precisa. Mas nao custa confirmar. Obrigado.
  • BetoTavaresBetoTavares Member
    editado June 2017
    Esqueci de mencionar acima. É um processo de atribuicao, onde meu pai é o progenitor portugues. Ja dei entrada na transcricao de casamento dos meus pais. Sou maior, casado. Preciso apresentar minha certidao de casamento para processo de atribuicao? Pois tem um campo no formulario onde vai constar que sou casado. O restante da documentacao ja esta toda providenciada. Só aguardando a resposta da transcricao de casamento dos meus pais que foi por Ponta Delgada.
  • @BetoTavares,

Não precisa enviar a certidão de casamento, no caso de um requerente homem que esteja pedindo atribuição.
  • @Fernando Cruz,
    Cópia autenticada e apostilada do RG.
  • Obrigado @Marcia
  • @Marcia Vc tem certeza? Conhece alguem que conseguiu? To com medo de fazer sem a transcrição e perder tempo e dinheiro :(
  • Eu enviei hoje a minha documentação para atribuição, junto está a cópia da minha certidão de casamento, devido a diferença do meu nome de solteira para o de casada, ma não autentiquei, como uma colega citou, na cópia reprográfica da minha certidão de nascimento consta averbado o meu casamento; será que terei problemas devido a cópia simples da minha certidão de casamento?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.