O Primeiro passo (Neto)
Olá pessoal, estou tentando tirar a nacionalidade de minha mãe e consequente a minha há 2 anos.
Lendo os tópicos, resolvi mudar de estratégia. pois pelo Consulado do Rio de Janeiro está muito difícil. Na verdade, há mais de um anos aguardo a certidão de nacimento de meu avô.
Resolvi tratar diretamente com as conservatórias.
Alguém pode me iluminar e dizer qual o primeiro passo?
Já pensei em ir a Portugal para tentar resolver de lá.
Mas não sei se o esforço seria tão eficaz.
Por favor me ajudem. Em um ano termino minha faculdade e tenho planos de continuar meus estudos lá.
Um grande abraço à todos
Desde já agradeço
Renan Pinto
Lendo os tópicos, resolvi mudar de estratégia. pois pelo Consulado do Rio de Janeiro está muito difícil. Na verdade, há mais de um anos aguardo a certidão de nacimento de meu avô.
Resolvi tratar diretamente com as conservatórias.
Alguém pode me iluminar e dizer qual o primeiro passo?
Já pensei em ir a Portugal para tentar resolver de lá.
Mas não sei se o esforço seria tão eficaz.
Por favor me ajudem. Em um ano termino minha faculdade e tenho planos de continuar meus estudos lá.
Um grande abraço à todos
Desde já agradeço
Renan Pinto
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
voce ja tem a certidao de nascimento do portugues ?
Voce pode enviar o pedido de nacionalidade pelo correio, somente as transcricoes de casamento precisarao ser feitas direto em Portugal, atraves de um procurador ou pessoalmnete, esta ultima sera um custo bastante alto, pelo deslocamento, mas se conhece alguem la, melhor pedir ajuda para a transcricao.
Cibele, obrigado por responder ao meu tópico!
Desculpa te encher de tantas perguntas, mas tô muito inseguro. Mas cheio de vontade!
Vou enviar o pedido semana que vem. Fiquei meio descrente por causa do consulado. Mas vocês aqui na comunidade me derão uma injeção de ânimo.
Dúvidas em relação ao preenchimento do pedido de certidão:
Quadro 1
Apelido?
Quadro 2
Assento como nº ? Do ano de ? Onde acho essas informações?
Conservatória do Registro Cívil ou centrais Qual das duas escolher?
Quadro 4
Todos os documentos tem de ser autenticados no Itamaraty?
Quadro 5
Reconhecimento Presencial no cartório ou no Consulado?
Quadro 6
Qual é melhor, mais seguro?
Esse vale eu consigo nos correios?
Meu Avó nasceu na Vila Chá em Alijo.
Pra que conservatória eu envio o pedido?
Mais uma vez obrigado
Grande abraço
Renan Pinto
Em primeirissimo lugar voce precisa da certidao de nascimento do português.
Para conseguir a certidao, se nao a tem, necessita todos os dados: filiacao, data de nascimento e local (distritro, freguesia e concelho).
Caso ele/a esta ou foi casado, necessita ver se foi feita a transcricao de casamento em Portugal. Se nao foi, ha que faze-la tal e como a Cibele te indicou.
Se o filho ou filha do portugues (seu pai ou sua mae) nao querem a cidadania, voce pode fazer diretamente do avô/avó e seria entao um processo por naturalizacao/aquisicao.
Os documentos necessarios para esse processo estao listados num topico da Guia de Ajuda.
Já tenho a lista de documentos. Só estou tendo dificuldade em preencher o pedido de certidão.
Não sei se o casamento dele foi transcrito. Ele não se lembra.
E sim, minha mãe vai querer a cidadania.
Estou fazendo primeiro a dela pra depois tirar a minha.
Pode me ajudar quanto o preenchimento do pedido?
Abraços
Renan Pinto
Nao estou entendendo bem o que vc precisa.
Minhas dúvidas são quanto ao
preenchimento do PEDIDO DE SOLICITAÇÂO DE CERTIDÃO.
E foram essas dúvidas que listei no tópico.
o primeiro passo sempre e' conseguir a certidao do portugues.
Se a certidao tiver menos de 100 anos, pode pedir no Portal do Cidadao, caso tenha mais de 100 anos, tem dica no guia de ajuda de como fazer o pedido atraves do portal ou buscar no arquivo distrital da regiao do registro de nascimento.
Sobre as duvidas, o numero e ano do assento voce ainda nao sabe, porque nao tem a certidao em maos, entao tera que deixar em branco, importante preencher corretamente a data e ano de nascimento e freguesia e concelho, a conservatoria nao sera dificil localizar, vi que a vila cha e' muito pequena, provavelmente tera apenas uma ou duas conservatorias, da uma pesquisada no proprio portal.
Apelido = Sobrenome.
Estou aguardando a certidão chegar!
Denise, também lhe agradeço pela atenção!
Grande abraço
Renan Pinto
Cibele e Denise,
a certidão do meu avó chegou!
Agoar vou preencher a solicitação de nacionalidade e enviar a conservatória.
Irei fazer dirtamente (pulando minha mãe).
Não sei se o casamento deles foi transcrito...
Meu avó acha que sim. Como posso verificar isso?
Desde já agradeço.
Renan
Recebi a certidão de nascimento do meu avô há poucos dias e posso lhe responder... Se o casamento estiver transcrito, estará mencionado na parte direita da certidão de nascimento (inteiro teor e também na narrativa).
Se não está, é porque o casamento não foi transcrito para o registro português.
Espero ter ajudado!