Atribuição de menor - pai português solteiro -presencial -duvida
Vivinews
Member
Amigos, pai português (por atribuição) , vai a Portugal com o filho de 13 anos. Qual a documentação que deve levar? A certidão é a identidade do menino apostiladas? E quanto a mãe? Ele leva uma procuração da mãe e a identidade dela apostilada? Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
para que o pai português possa dar entrada pessoalmente na atribuição do filho menor, sem a mãe, são necessários os seguintes documentos:
- Certidão de Nascimento em Inteiro Teor por Cópia Reprográfica com as firmas dos notários reconhecidas e apostilada
- 1C preenchido e assinado pelos dois (pai e mãe), e assinatura dos dois reconhecida por autenticidade
- como o filho é menor de 14 anos, não precisa do RG do mesmo
- cópia autenticada e apostilada do RG da mãe que não estará presente
- o pai precisa apenas levar o documento e mostrá-lo
Não existe pagamento, é gratuito.
Para viajar, precisa da autorização da mãe.
Mas, se for morar com o pai no exterior, o menor terá que obter autorização da mãe para tal.
Veja sobre a legislação brasileira:
http://www.portalconsular.mre.gov.br/outros-servicos/autorizacao-de-viagem-para-o-exterior-de-criancas-e-adolescentes
"Salvo se expressamente consignado, as autorizações de viagem internacional não se constituem em autorização para fixação de residência permanente do menor no exterior."
Então, caso o menor vá morar com um dos pais no exterior, deve ser consignado desta forma. É importante ter tudo registrado, para que se evite transtornos (ou que se configure um sequestro da criança, imaginem!)
Observe nesta mesma página a letra G.
modelo do impresso de autorização de moradia. Precisa imprimir, o responsável que está autorizando a saída do menor assina e apostila. https://lookaside.fbsbx.com/file/AUTORIZAÇÃO DE MORADIA EM.docx?token=AWx00WGvHoVNm8zxzIcRaU9BmsOJyl3zl1EXztTzSKr10dzFoez3cHSz8ghE7abAcTWH1cav23KUirV3I6iuC_tjqCysYxJJ112feIQRyWsIALJ7kcZ-epC3-k0u9BW9IHt5-R8BIjfMawgnMEYq_ldA
As assinaturas dos pais no 1C não precisam ser no mesmo dia. E a procuração precisa ser assinada no cartório (pelo tabelião via instrumento público ou reconhecimento de firma por AUTENTICIDADE).
Se a mãe é portuguesa e o pai brasileiro o declarante, sem ter havido casamento, o registro precisa ter acontecido antes do primeiro ano de vida. Também a Atribuição é direta.
Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar.Lembrando que a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor precisa ser apostilada.
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1455794359.46
Me ajude...
Meu caso eu tenho união estável...
Mas posso fazer direto sem homologar a união? Como se não tivesse a união?
Não sou casada com o pai do meu filho menor, e apos a minha atribuição, quero fazer do meu filho.
em outro post foi respondido que eu deveria fazer a homologação por um advogado... mas alem de custo sera demorado