Dúvida Reconhecimento de Assinatura

Pessoal,

Estou preenchendo o forumulário Modelo 1C e me surgiu a seguinte dúvida:

O reconhecimento da assinatura dela (requerente) precisa ser feito no Consulado (Curitiba, no nosso caso) ou pode ser feito no cartório brasileiro mesmo? Pergunto isso pq moramos em Florianópolis e teríamos que fazer este deslocamento apenas para este reconhecimento.

Abraços

Comentários

  • Leandro,
    Pode reconhecer a firma por AUTENTICIDADE em um cartorio.
  • Obrigado pelas respostas, pessoal. Vou proceder desta forma, vou reconhecer o Modelo 1C por verdade e enviar. Vai poupar uma viagem a Curitiba. =)
  • Boa noite Leandro.

    Minha sogra foi ontem ao cartório por causa do formulário 1C. Ela já tinha abertura de firma.
    Ela assinou na hora duas vezes e recebeu essa etiqueta no documento reconhecimento por autenticidade.

    Valor R$ 6,00 no cartório RJ (para ter uma base de preço)

    Link da img:  
  • oi alguem online por favor?
  • Me disseram que primeiro se envia a certidao de nascimento pro itamaraty e depois pro consulado. 
    Nao sabia desse ordem.
    Eu ja enviei pro consulado e ja esta la , vao me mandar de volta e vou levar no itamaraty em brasilia.
    Nao tera problemas neh?, existe essa ordem ?
  • Gabriel,

                  fiz o meu nessa ordem: Itamaraty / Consulado, mas acredito que não terá problema.

                  Olhei agora no site do consulado SP não fala nem mais em Itamaraty, pelo menos não achei.

                  Vc não é de São Paulo? Pq vai mandar pra Brasília?

  • Eu nao vi nada falando de ser necessariamente nessa ordem tambem, mas uma amiga aqui do forum que disse entao achei que tinha feito bobeira ja. Mas nao tem o porque de ter uma ordem necessaria, Sao apenas legalizacoes neh. Eu entrei no site do consulado e do itamaraty. e nao diz nada sobre nao poder ou ter alguma ordem necessaria. O site do itamaraty diz que para legalizar certidao brasileira precisa apenas do documento. 
    Eu vou viajar pra brasilia , vou levar pessoalmente ao inves de enviar por correios. Entao enviei ontem pelos correios para o Consulado para dar tempo dela retornar e eu leva-la comigo pra brasilia no itamaraty. Entendeu?
  • Gabriel,

                  entendi. Só não sei se Brasília faz para documentos de São Paulo. Porque SP só faz SP e RJ só faz RJ.

  • Faz sim, eu ja fiz la, e no site do Itamaraty ta escrito logo no comeco no item legalizacoes, O SLRC-Brasília legaliza documentos oriundos de todo o território nacional respeitados os requisitos especificos de cada documento,....... e mais pra frente esta o requisito da certidao -
     Documentos emitidos em cartório brasileiro
    1.certidões, declarações, procurações,etc.
    Procedimento: apresentar o documento original sendo dispensado o reconhecimento da assinatura do Tabelião/Notário que o assinou.

    entao ta tudo certo neh Guilherme, nao tera problema nenhum em inverter a ordem =)
  • Gabriel,

                   afirmar, eu não posso. Mas acho que não vai ter problema.

  • ok obrigado pelas informações.
  • Pessoal, muito obrigado pelas respostas! Vou proceder exatamente como fizeram/orientaram.

    Uma última dúvida: O Formulário Modelo 1C com assinatura reconhecida em cartório brasileiro precisa de legalização do consulado português (assim como fazemos nas certidões)?

    Abraços!
  • Ontem fiquei muito preocupado com o fato de ter enviado primeiro ao Consulado, mas liguei no Consulado e no Itamaraty, e ambos me disseram que nao ha problemas, nao importa a ordem. Foram muito atenciosos comigo.
    Fica como informação aqui na comunidade.

  • Leandro,

                    ou vai ao cartório e reconhece por autenticidade e paga por volta de 6 reais, ou vai ao Consulado, e no caso do 1C, não paga pelo reconhecimento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.