QUERO SABER ONDE MEU PARENTE NASCEU

minha família perdeu contato com os portugueses quando minha bisavó veio pro brasil. A unica coisa de que minha vó se recorda é que seu avo nasceu em Tras-os-montes na vila real, e que minha tátara-tataravó era prima da família real, pois ela tinha fotos com a família etc. Temos a certidão! Mas como faço pra dar entrada nos papeis, e descobrir mais coisas dessa minha nacionalidade?. Atenciosamente, Maria Eduarda G.V.P.

Comentários

  • @Duda

    Informe os dados dos portugueses.
  • EMNIEMNI Member
    Olá pessoal!
    É minha primeira vez no fórum.
    Estou tentando conseguir a cidadania portuguesa, porém, não tenho em mãos a certidão de nascimento dos meus avós, que já faleceram, o meu que pai foi o primeiro filho do casal português a nascer no Brasil, porém falecido, também não obteve a cidadania.
    Sempre ouvimos ele dizendo que meu avô veio de Porto Moniz e a minha avó de Funchal.
    Segue um pequeno resumo de algumas informações que consegui encontrar:
    Avô: Manuel Gonçalves Caldeira
    Filiação: João Gonçalves Caldeira
    Maria Claudina
    Avó: Gerarda de Sousa (Geralda de Sousa)
    Filiação: Manuel Ferreira da Câmara
    Maria de Sousa
    Casamento realizado em CRC Porto Moniz
    Data 24/11/1936.
    Chegaram no Brasil e desembarcaram no porto de Santos em 03/02/1939
    Como faço para conseguir a freguesia deles?
    Como poderia encontrar a certidão de nascimento deles e casamento?
    Essa ajuda sera de grande valia.
    Desde já, agradeço a ajuda de todos!
    Tenham uma ótima semana.

    Att,
    EMNI
  • EMNIEMNI Member
    Vlad Pen,
    Já pesquisei em vários locais como:
    https://familysearch.org/search/collection/results?
    http://www.arquivo distrital-madeira.org/item1.php?id_channel=30&id_page=216
    http://museudaimigracao.org.br/acervodigital
    Estou precisando da freguesia e onde solicitar as certidões de nascimentos e casamento.
    Desde já, agradeço ajuda !

    Att,
    EMNI
  • @EMNI

    Sugiro que você envie os dados peça o registro de casamento à Conservatória de Porto Moniz. Na certidão virá idade e freguesia dos nubentes. registos.pmoniz@irn.mj.pt
    Ou peça apenas a naturalidade e idade dos noivos,

    Pesquisar
    Ano:
    Data: 24-11-1936
    Paróquia / Conservatória: C.R.C. Porto Moniz

    MARIDO: Manuel Gonçalves Caldeira
    Pai: João Gonçalves Caldeira
    Mãe: Maria Claudina

    MULHER: Gerarda de Sousa
    Pai: Manuel Ferreira da Câmara
    Mãe: Maria de Sousa

    Livro: 1114
    Folha: 24-24 v.º
    Obs:


    Se souber a data de nascimento de ambos poderá solicitar pesquisa do registro de Geralda na freguesia de Porto Moniz e Ribeira da Janela para Manuel

    Pais de Manuel http://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/casamento/index.php?id=529859

    Algum deles seria o pai de Geralda

    ]Manuel Ferreira da Câmara Maria de Sousa C.R.C. Porto Moniz 07-11-1917 1095 14
    Manuel Ferreira da Câmara Maria de Sousa Porto do Moniz 1891 5203 3 v.º
  • EMNIEMNI Member
    Mariza
    Vou seguir exatamente as suas orientações .
    Agradeço imensamente pela ajuda prestada.
  • Bom dia a todos, já descobri onde está a certidão de nascimento de meu avô em Portugal, foi até muito fácil já q tinha os dados dele, mas agora não sei como localizar sua certidão de casamento, não sei onde foi, quando foi, só tenho o nome de minha avó e sei q o casamento foi em Portugal, ambos faleceram no Rio de Janeiro. Quem puder me dar uma dica.... desde já agradeço.
  • SylvioSylvio Member
    Bom dia
    Como eu descubro onde minha avó nasceu, só sei que é de Bragança, alguém pode ajudar?
    Sylvio
  • EMNIEMNI Member
    Mariza,

    Desculpe-me o incômodo, mais estou encontrando dificuldades para tirar a minha cidadania portuguesa pelo erro de registro da minha avó. Está registrada no Brasil como GERALDA, mas no documento de Portugal está como GERARDA.
    Os meus avôs são naturais e se casaram em Porto Moniz na Ilha do Madeira em Portugal ,já consegui localizar toda a documentação dos nubentes no Arquivo Regional da Madeira.
    Teria alguma forma de resolver esta questão ?
    Teria que solicitar por meio de advogado? Qual seria área/especialidade do mesmo a procurar ? Seria possível contratar os serviços de um advogado gratuito ? Onde devo buscar estes serviços ?
    Poderia me dizer quanto tempo levaria para finalizar esse processo ?

    Desde já agradeço toda atenção dispensada
    EMNI
  • @EMNI

    O registro de nascimento de Geralda é manuscrito? Não seria erro de interpretação de letra? Por enquanto não pense em retificação. A Conservatória escolhida para o processo poderá aceitar essa divergência.

  • EMNIEMNI Member
    Mariza Guerra,
    Acredito que seja manuscrito ela nasceu em 23-07-1907 batizada na paroquia de Porto Moniz .
    O erro de interpretação da Letra ocorreu no Brasil,porque em Portugal esta como Gerarda.
    A questão é que todos os filhos nascidos no Brasil,inclusive o meu pai, foram registrados com o nome da mãe de Geralda. Sera que não vou ter problemas?
    É preciso apostilar as documentações( Certidões de nascimento e casamento do nubentes) solicitadas ao Arquivo Regional da Madeira?
    Aguardo um retorno.
    Mais uma vez agradeço a sua atenção .
    Com os melhores cumprimentos.
    EMNI
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado June 2017
    @EMNI

    Como eu te disse anteriormente vai depender da Conservatória escolhida para o processo. A de Mangualde não aceitará, já em Ovar acredito que podem analisar favoravelmente.
    Os documentos portugueses não são apostilados para o processo de nacionalidade, apenas os brasileiros.
  • EMNIEMNI Member
    Mariza Guerra,
    Mais uma vez recorro a você para me orientar.
    Estou quase na reta final para juntar todas as documentações,e passar para as etapas seguintes.
    Envie em anexo comprovante de transferência interbancária a Portugal,referente a emissão das 3 certidões dos meus avôs.
    Veio a confirmação da Tesouraria do Governo Regional referente ao pagamento das certidões.
    Porém estão solicitando que eu indique o endereço de envio e NIF (Número de identificação Fiscal) para emissão de recibo.
    Como tenho que proceder para adquirir esse NIF?
    A transferência interbancária foi o meu marido quem fez,tem que fazer no nome dele ou no meu?
    Aguardo um retorno.
    Mais uma vez agradeço a sua atenção .
    Com os melhores cumprimentos.
    EMNI
  • @EMNI

    O NIF é o CPF brasileiro. Envie o do seu marido.
  • Sou filha de Português, meu Pai tem atualmente 92 anos e já tenho a cidadania portuguesa e estou fazendo o procedimento para meu filho maior de idade que pretende trabalhar na Europa, e também, estou fazendo o procedimento da cidadania portuguesa para minha irmã. Comecei a procurar mais informações na internet sobre meus parentes portugueses e achei um site que considero interessante para quem tem menos informações do que eu sobre seus parentes portugueses, então estou postando aqui o endereço e espero ajudar a quem precisa: segue o endereço: http://geneall.net/pt/forum/121119/ajuda-para-conseguir-uma-certidao-de-nascimento/#a121119
  • Pessoal, tudo bom?
    Sou novo no site e gostaria muito da ajuda de vocês.
    Sou bisneto de português e na verdade tenho poucas informações sobre meu bisavô. Teria como conseguir algo com as informações abaixo?

    Nome do bisavô: João Cardoso Bessa
    Cônjuge: Maria Luisa da Conceição Bessa
    Filha: Florentina Cardoso Bessa
    Nascido em Portugal (Não sei o local. Imagino ser no Porto)
    Casou-se no Brasil em 23/06/1906 aos 22 anos.
    Nascido entre 1880 à 1890.
    https://www.familysearch.org/tree/person/details/LBXS-398

    Obrigado!
  • @leandrobessa, favor não duplicar sua pergunta em vários posts diferentes.Sua questão será resolvida no outro tópico que postou.
  • Mariza Guerra, gostaria de saber se existe a possibilidade de saber o local de registro do Nascimento do meu avô. O nome dele é Bento de Abreu Macedo. Nascido em Ribeira Brava -Ilha da Madeira em 04/03/1916 filho de Manoel de Abreu Macedo e de Justina de Jesus. não sei em que conservatória poderia estar este registro.
    Desde já lhe agradeço. Um abraço Antonio
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.