Recenseamento Militar Obrigatório

Dia 17 de Maio é o Dia da Defesa Nacional.

O Recenseamento Militar é automático, pelo que em janeiro do ano em que completem 18 anos os cidadãos portugueses não precisam de se deslocar aos postos consulares para esse efeito. Mantêm-se, contudo, os demais deveres militares, em particular o dever de comparência ao Dia da Defesa Nacional.

Mais informações em:

https://www.portaldocidadao.pt/web/direcao-geral-de-pessoal-e-recrutamento-militar/dia-da-defesa-nacional-informacao

Comentários

  • Complementando a @Theresa Lima, o recenseamento militar em Portugal é obrigatório para moças e rapazes que estejam completando 18 anos.

    O Dia de Defesa Nacional é apenas um dia que vivenciam as forças armadas, e pronto, estão em dia com as obrigações militares.

    Porém, no caso de morarem no exterior, podem requerer a dispensa até o dia 30/12, no consulado português, levando provas de residência definitiva no Brasil (ou em qualquer outro país que não seja Portugal). Para pedir esta dispensa, o(a) jovem terá que possuir obrigatoriamente o cartão cidadão.

    Ou seja, a dispensa é sempre aceita sob a alegação de que mora por mais de 6 meses, no exterior.

    Caso estejam morando em Portugal, e não receberem a carta para comparecimento no Dia de Defesa Nacional de sua região, deve se inscrever no mesmo.

  • Por favor, olhei o link das informações mas continuo sem entender muito bem. O meu filho tem 26 anos, obteve a cidadania portuguesa no início de 2017, aos 25 anos. Ele mora no Brasil. Ele tem que fazer algum procedimento referente a esse dia da Defesa ou ao Recenseamento? Obrigado
  • @Mei, obrigado!!
  • @Cleo Luiza Cardoso,
    caso seu filho venha a residir em Portugal antes dos 35 anos de idade, terá que solicitar no consulado um atestado de dispensa, alegando morar no exterior, para que o leve e fique regular.

    A obrigatoriedade de se ficar regular, segundo os militares que fizeram o DDN no Rio, durante as Olimpíadas é até os 35 anos de idade, para homens e mulheres.
  • Muito obrigado @Marcia !!
  • Boa noite!!!
    Minha filha completou 18 anos em agosto/2017 e sua cidadania saiu agora em janeiro/2018. Entendi que terá que ir ao consulado requerer o atestado, estou certa?!?!

  • Desculpe: esqueci de informar que já me encontro em Portugal por isso persistiu a dúvida
    não queria que ela ficasse irregular!
  • Olá, @Iara Cavadas,
    ela deve procurar um gabinete de atendimento.
    Entendo que sua filha deve participar de um DDN em 2018.
    A dispensa em consulado é apenas para quem mora fora de Portugal.

    Veja este link e entre em contato com eles:
    http://bud.defesa.pt/ddn.html
  • Se ainda não conseguir resposta até semana que vem, tentarei conseguir pois vou a uma Loja do cidadão resolver algumas coisas, e vejo como funciona a regularização para os portugueses.
  • Obrigada, @Caiodib, sempre solícito.
  • Entrarei em contato conforme me orientou!!! Muiiiiiito obrigada Márcia pela informação!!!
  • Pessoal, eu não sabia de obrigatoriedade militar quando completei 18 anos com Portugal (hoje tenho 25).

    Eu estou indo morar em Portugal no final do ano, como faço para regularizar? Já tentei email, ligar para o consulado mas está complicado o contato.

    Outro ponto, essa pendência, implica em algo na emissão do meu passaporte? Pois estou esperando ter agenda para marcar (outra coisa que tem sido bem dificil por lá.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.