Certidão nascimento inteiro teor + Cópia reprográfica

Alguém conseguiu entender o que seria uma certidão de inteiro teor por cópia reprográfica? No cartório onde o nascimento da minha avó está registrado, eles me disseram que fazem a certidão de nascimento de inteiro teor, mas não por cópia reprográfica, e que eu poderia solicitar uma cópia simples do livro de registros, além da certidão. Como vocês procederam?
A certidão de inteiro teor + cópia simples do livo de registros á aceita? Enviei e-mails para as CRCs e só Tondela informou esse detalhe de Certidão de Inteiro teor por cópia reprográfica, as restantes (Ovar, Ponta Delgada, ...) só informaram Certidão de Inteiro teor. Só Tondela exige Certidão de Inteiro Teor por cópia reprográfica?

Comentários

  • Boa tarde, @mauriciolopol.

    Leia esse tópico que você sanará suas duvidas.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4364/certidao-de-inteiro-teor-por-copia-reprografica/p1

    Antes de criar um novo tópico, faça uma pesquisa no fórum utilizando a ferramenta de busca, certamente encontrara a resposta.

    Abraço!
  • Ola @RIBEIRORDRG,
    Entendo sua colocação. Antes de postar, eu fiz essa pesquisa! Li bastante coisa. Mas às vezes é difícil mesmo achar uma informação específica em meio a tanto post.
  • @mauriciolopol, Ovar não exige cópia reprográfica por enquanto.Copia reprogŕafica nada mais é que uma cópia do livro de registro onde consta os mesmos dados q sao copiados para a certidão de inteiro teor.
  • @Marcia,
    Sim eu sei!
    O problema é que tenho observado que muitos cartórios não fazem esse procedimento, como se desconhecessem totalmente do que se trata!
    Moro no Rio de Janeiro e minha avó é de Cachoeiro do Itapemirim. Ao ligar para lá, eles falaram que não fazem. Pelo tom da voz, é como eles desconhecessem totalmente do que se trata esse documento. Tenho lido outros relatos semelhantes. Eles me disseram que eu posso pedir a certidão de inteiro teor E uma cópia simples do livro de registros.
  • @mauriciolopol,

    As Conservatórias aceitam a digitada juntamente com a cópia simples do livro. Basta apostilar uma delas. Serão complementares, principalmente quando não existe selo de fiscalização.
  • tatianatatiana Member
    Estou com problemas no cartório de Uberaba. Pedi a certidão de nascimento inteiro teor por cópia reprográfica. Demoraram um mês para me entregar, e só tem a cópia do livro, na certidão não tem a certidão de inteiro teor. Pelo que havia entendido aqui no fórum a certidão na frente teria que vir a certidão de inteiro teor e no verso a copia reprográfica. Estou correta?
  • @tatiana, pior que cada cartório faz de um jeito. Tem cartório que faz frente-e-verso inteiro Teor, e cópia reprográfica, e cartórios que fazem duas certidões (e cobram duas vezes). Talvez terá de pedir um inteiro teor, mas a reprográfica já será suficiente, a não ser que esteja muito ilegível.
  • tatianatatiana Member
    @caiodib
    Obrigada. Ele vão emitir em duas vias separadas.

    Agora estou com problemas com o cartório do Prata-MG. Não querem emitir a certidão de nascimento do meu sogro por cópia reprográfica. Disseram que lá é um cartório de registro civil e não um cartório de notas.

    O cartório não é obrigado a emitir a certidão de nascimento por cópia reprográfica? Eles podem se recusar?
  • É correto o cartório só emitir certidão de nascimento de Inteiro Teor e Certidão reprografia separadamente? Esta decisão é do cartório?
    Meu caso do interior do RJ e querem cobrar 2 x , me disseram que são utilizados 2 selos, isso procede?
    Sou de 1980, me cobraram 134 reais por cada uma.
    Ou tenho o direito de exigir uma única certidão frente e verso?
    Obrigada
  • @Clau Matos,
    Você não é obrigada a pagar duas certidões. Pode dizer que só que a de inteiro teor por cópia reprográfica. O problema é quando a cópia do livro na certidão é antiga ou a letra não é boa, e ai o conteúdo fica ilegível. Nesse caso, muitos acabam solicitando, apostilando e enviando as duas (A digitada e a cópia).
  • @Mariza Guerra, certeza que não há necessidade de apostilar ambas certidões? Porque no site consta:

    " Certidões dos registos de nascimento, se possível, de cópia integral e emitidas por fotocópia, devidamente LEGALIZADAS e acompanhadas de tradução, se escritas em língua estrangeira, do progenitor (pai/mãe) que for descendente do nacional português,..".
  • @Laura Vilela

    A minha certeza é baseada no texto que você colou. Apostile a reprográfica.
  • É necessário apostilar também as cópias reprográficas?

    Sobre as cópias, o cartório disse que não preciso de "uma cópia inteiro teor" e outra "cópia reprográfica", pois a cópia reprográfica já é uma inteiro teor também. Confere?
  • @Gabriel dos Santos Isso. Certidão de inteiro teor por cópia reprográfrica.

    Existem 2 tipos de Certidão de inteiro teor:
    - Cópia reprográfrica
    - Digitalizada
  • @tatiana Pode me ajudar?

    Meu pai é de Uberaba e vou precisar de sua certidão de inteiro teor reprográfica para Transcrever o casamento com minha mãe em Ponta Delgada. Tem o contato dos cartórios de Uberaba? Busquei no google mas ninguém atende e os e-mails retornam como não existentes.
  • Sidney S NSidney S N Member
    editado October 2017
    Eu tenho sugerido a quem me pergunta para apostilhar ambas as certidões a reprográfica e a de inteiro teor... 100 reais a mais, porém 100 (sem) problemas depois......
  • ArcrockArcrock Member
    Boa noite pessoal. Conseguem me tirar uma duvida? Em alguns lugares li que as certidões precisam ser emitidas a menos de um ano. Porem essa contagem é ate o envio ou a manipulação do documento por eles? Pq enviarei os docs esta semana, mas a minha certidão de inteiro teor completa 1 ano em agosto de 2018
  • @Arcrok sem problenas
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.