Certidão nascimento inteiro teor + Cópia reprográfica
mauriciolopol
Member
Alguém conseguiu entender o que seria uma certidão de inteiro teor por cópia reprográfica? No cartório onde o nascimento da minha avó está registrado, eles me disseram que fazem a certidão de nascimento de inteiro teor, mas não por cópia reprográfica, e que eu poderia solicitar uma cópia simples do livro de registros, além da certidão. Como vocês procederam?
A certidão de inteiro teor + cópia simples do livo de registros á aceita? Enviei e-mails para as CRCs e só Tondela informou esse detalhe de Certidão de Inteiro teor por cópia reprográfica, as restantes (Ovar, Ponta Delgada, ...) só informaram Certidão de Inteiro teor. Só Tondela exige Certidão de Inteiro Teor por cópia reprográfica?
A certidão de inteiro teor + cópia simples do livo de registros á aceita? Enviei e-mails para as CRCs e só Tondela informou esse detalhe de Certidão de Inteiro teor por cópia reprográfica, as restantes (Ovar, Ponta Delgada, ...) só informaram Certidão de Inteiro teor. Só Tondela exige Certidão de Inteiro Teor por cópia reprográfica?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Leia esse tópico que você sanará suas duvidas.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4364/certidao-de-inteiro-teor-por-copia-reprografica/p1
Antes de criar um novo tópico, faça uma pesquisa no fórum utilizando a ferramenta de busca, certamente encontrara a resposta.
Abraço!
Entendo sua colocação. Antes de postar, eu fiz essa pesquisa! Li bastante coisa. Mas às vezes é difícil mesmo achar uma informação específica em meio a tanto post.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/84590/#Comment_84590
Sim eu sei!
O problema é que tenho observado que muitos cartórios não fazem esse procedimento, como se desconhecessem totalmente do que se trata!
Moro no Rio de Janeiro e minha avó é de Cachoeiro do Itapemirim. Ao ligar para lá, eles falaram que não fazem. Pelo tom da voz, é como eles desconhecessem totalmente do que se trata esse documento. Tenho lido outros relatos semelhantes. Eles me disseram que eu posso pedir a certidão de inteiro teor E uma cópia simples do livro de registros.
As Conservatórias aceitam a digitada juntamente com a cópia simples do livro. Basta apostilar uma delas. Serão complementares, principalmente quando não existe selo de fiscalização.
Obrigada. Ele vão emitir em duas vias separadas.
Agora estou com problemas com o cartório do Prata-MG. Não querem emitir a certidão de nascimento do meu sogro por cópia reprográfica. Disseram que lá é um cartório de registro civil e não um cartório de notas.
O cartório não é obrigado a emitir a certidão de nascimento por cópia reprográfica? Eles podem se recusar?
Meu caso do interior do RJ e querem cobrar 2 x , me disseram que são utilizados 2 selos, isso procede?
Sou de 1980, me cobraram 134 reais por cada uma.
Ou tenho o direito de exigir uma única certidão frente e verso?
Obrigada
Você não é obrigada a pagar duas certidões. Pode dizer que só que a de inteiro teor por cópia reprográfica. O problema é quando a cópia do livro na certidão é antiga ou a letra não é boa, e ai o conteúdo fica ilegível. Nesse caso, muitos acabam solicitando, apostilando e enviando as duas (A digitada e a cópia).
" Certidões dos registos de nascimento, se possível, de cópia integral e emitidas por fotocópia, devidamente LEGALIZADAS e acompanhadas de tradução, se escritas em língua estrangeira, do progenitor (pai/mãe) que for descendente do nacional português,..".
A minha certeza é baseada no texto que você colou. Apostile a reprográfica.
Sobre as cópias, o cartório disse que não preciso de "uma cópia inteiro teor" e outra "cópia reprográfica", pois a cópia reprográfica já é uma inteiro teor também. Confere?
Existem 2 tipos de Certidão de inteiro teor:
- Cópia reprográfrica
- Digitalizada
Meu pai é de Uberaba e vou precisar de sua certidão de inteiro teor reprográfica para Transcrever o casamento com minha mãe em Ponta Delgada. Tem o contato dos cartórios de Uberaba? Busquei no google mas ninguém atende e os e-mails retornam como não existentes.