Ajuda na busca do Arquivo de Braga

Gostaria de uma luz na minha busca!

Conforme o CEPESE, meu bisavô era de Celorico da Beira. Mas o Arquivo Distrital de Guarda e a Conservatória de Celorico informaram que a certidão não se encontra lá.

Buscando no familysearch.org, descobri o cartão de imigração de sua irmã que consta a naturalidade de "Celorico de Basto"
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-G5BS-9BNW

O arquivo distrital de Braga diz que 90% das certidões estão digitalizadas, mas eu não consigo pesquisar naquele site de jeito nenhum! (já pedi via e-mail também, pro arquivo e pra conservatória)

Mas será que alguém que saiba mexer nesses sites poderia me ajudar a localizar a certidão dele?

Abaixo algumas informações:

ALBANO COELHO
Filiação: Anna Alves da Fonseca Coelho e Claudio Coelho
Data de nascimento: 06/05/1901
Naturalidade: Celorico de Basto - Braga (possivelmente)

Obrigada!!!

Comentários

  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado April 2017
    @biatortori

    Peça ao Cepese informações sobre o passaporte de Albano enviando o número da ID (411039). De posse do número e data de emissão vc solicitará ao Arquivo de Braga informações do prontuário.
    http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/page/view.php?id=13

    411039 Albano Coelho
    Celorico da Beira
    Celorico da Beira
    Cláudio Coelho
    Ana Alves
    Lavrador
    18 Rio de Janeiro Solteiro

    https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QVSJ-3H8L - Joaquim Coelho.

    343195 Maria Rosa Alves Da Fonseca
    Celorico da Beira Porto
    Cláudio Coelho
    Ana Alves
    Doméstica
    34 Rio de Janeiro Casado
  • @biatortori

    Outra via seria vc pesquisar nos livros online o registro de Maria Rosa, pois a data de nascimento dela tem chance de estar correta. Freguesias de Celorico de Bastos : http://tombo.pt/f/cbt20
  • Oi Mariza,

    Muito obrigada, como sempre!
    Já pedi ao CEPESE as informações e estou aguardando o envio.

    No link que vc me mandou (http://tombo.pt/f/cbt20) os batismos de 1898 à 1901 não estão disponíveis...
    Ou sou eu que não tô sabendo pesquisar?
  • @biatortori

    Vc poderá procurar qualquer dos irmãos. O problema é que as datas de nascimento dos documentos brasileiros costumam apresentar divergências, é preciso folhear antes e depois de cada ano que vc possui. O Joaquim pode ser de 1888, o livro desse ano está online. Eles podem ser de qualquer freguesia do Concelho de Celorico de Bastos. Por isso a informação do passaporte ajuda a encurtar a busca.
  • Perfeito! Já estou buscando lá e em paralelo aguardando a resposta do CEPESE!
    MUITO OBRIGADA!!!
  • Mariza!!!!!

    Nossa, não consigo acreditar!!!! Encontrei muito rápido o registro de nascimento dele, graças a você e suas orientações preciosíssimas!

    http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1004837
    (página 6)
    Poderia porrrr favorrrr me dizer o que devo fazer em seguida?
    Preciso dessa cópia em mãos?

    Muito obrigada muito obrigada muito obrigada!
  • @biatortori

    Que sorte! Na primeira freguesia - algumas pessoas encontram na última - e a data estava correta. Maravilha.
    Algumas Conservatórias pedem o registro certificado - Tondela é uma delas.
    Para solicitar envie e-mail ao Arquivo Distrital de Braga com os dados do Albano indicando a freguesia de Agilde;

    Email: sec@adb.uminho.pt
  • Estou ajudando uma amiga a localizar o assento de batismo de seu avô. Segundo certidão de ato religioso, ele seria da Arquidiocese de Braga, e Freguesia de Vilhos, mas não localizamos esta freguesia em Braga. Poderiam ajudar. Os dados dele são:

    Nome: Cezar Moura, ou Cesar
    Data de nascimento: 16/maio/1902
    Nome do pai: Domingos Moura
    Nome da mãe: Leonor da Costa (Nome depois de casada: Leonor da Costa Moura)
    Local de nascimento: Braga – "Vilhos"

    Muito obrigada.
  • @Kleber, muito obrigada pela ajuda.

    Foi através deste registro do Family Search que conseguimos o certificado do ato religioso, que informa a Freguesia de "Vilhos". Também desconfiamos que poderia ser Vinhós, e encaminhamos email para o Arquivo Distrital de Braga.
    Nos responderam que não localizaram o assento de batismo, e sugeriram que poderia ser da Freguesia de Bilhó, de Vila Real. Enviaremos o email para o Arquivo Distrital de Vila Real, pois alguns livros não estão disponíveis para consulta on line.
    Também solicitamos a pesquisa do cadastro de imigrante e processo de naturalização no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.

    Continuamos as buscas, confiantes de sucesso.

    Novamente, muito obrigada.
  • Helena Buriche

    Será ele?
    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1050358 clique em _m0030.tif registro nº 16 de 23/05/1901 nascido em 16/05/1901 em Bilhó
  • @Helena Buriche

    Tem um registro de Cezar filho de Leonor Alves de Moura - sem filiação paterna - na freguesia de Bilhó nascido em 16/05/1901 - batizado em 23/05/1901 -

    encontramos juntos, @Kleber - não é coincidência.
  • @ Kleber e @Mariza, vocês são demais. Como conseguem tão rápido?

    Será que é esse? Se for, ela terá que fazer muitas correções nas certidões brasileiras.

    Muito obrigada.
  • @Helena

    Certamente é ele. Muitos imigrantes portugueses trocavam o B pelo V e os nomes Cezar e Leonor Moura não são tão comuns. Será preciso retificar sim, vamos procurar um provável casamento de Leonor com Domingos, se aparecer será ótimo. Pelo menos o dia e mês do nascimento estão corretos. Muitos párocos não aceitavam filhos fora do casamento, portanto era comum que nesses casos a filiação paterna era ignorada.
  • Parece que ele veio para o Brasil com uma irmã mais velha, Deolinda, mas não temos mais informações sobre ela.
  • @Helena

    Veja a confusão: https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1075730

    EGISTO DE PASSAPORTE
    NÍVEL DE DESCRIÇÃO
    Documento simples Documento simples
    CÓDIGO DE REFERÊNCIA
    PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/42/2707
    TIPO DE TÍTULO
    original
    DATAS DE PRODUÇÃO
    1913-11-24 A data é certa a 1913-11-24 A data é certa
    DATAS DESCRITIVAS
    Vila Real, 24/11/1913
    DIMENSÃO E SUPORTE
    160x210 mm.; Papel
    ÂMBITO E CONTEÚDO
    Requerente: Agostinho Ribeiro

    Idade: 37 anos

    Lugar: Bobal

    Freguesia: Bilhó

    Concelho: Mondim de Basto

    Distrito: Vila Real

    Acompanhantes: Leonor da Costa (esposa, 35 anos), César Augusto (filho, 8 anos), Deolinda (filha, 6 anos) e Manuel (filho, 4 anos)

    Destino: Brasil
    COTA ATUAL
    F. 677v
    COTA ORIGINAL
    3849
    IDIOMA E ESCRITA
    Português
  • @Mariza Muito confuso mesmo.
  • @Helena

    No livro diz que tem outro Cesar de 12 anos - enteado de Agostinho: https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1070549 - 679 tif passaporte 3849.
  • @Mariza, você é 1000!

    Se com a resposta do Arquivo Distrital de Vila Real, e o resultado das pesquisas no Arquivo Nacional confirmarmos que o avô dela é este mesmo, ela terá que retificar a certidão de casamento do avô e de nascimento do pai dela, correto? Sabe informar se com o assento de batismo enviado pelo Arquivo Distrital é possível solicitar as retificações?
  • @Helena Buriche

    Ol pedido de retificação terá que ser através de processo judicial. É preciso apostilar o assento português. No Fórum tem um guia que poderá ajudar, coloque o assunto “ apostilamento em Portugal” na lupa.

    Pelo que pude apurar a Leonor mudou de nome ao casar-se com o Agostinho em 1904 na freguesia de Limões - esse registro poderá fundamentar o pedido de retificação. É prova de que se trata da mãe do Cezar, inclusive um primo que foi testemunha foi também padrinho do Cezar, tem esse mesmo nome.

    É claro que não existe filho sem pai, portanto, o Domingos pode ter sido o verdadeiro pai, não teve o nome no assento paroquial por razões diversas. Algumas Conservatórias aceitam que filhos de pai incógnito tenha o nome do pai em documentos na vida adulta desde que justique. Não é garantido que será fácil. Se a filiação paterna estivesse com o nome do patrasto Agostinho tudo ficaria mais fácil.
  • @Mariza Guerra, novamente muito obrigada.

    Vou olhar o guia de apostilamento em Portugal. E também buscar o máximo de documentos para fundamentar o pedido de retificação.
  • @Vlad pen, muito obrigada.
  • Amigos, boa tarde.

    Fiz uma pesquisa no site Nós Portugueses e descobri os dados de uma certidão de casamento que pode ser a que minha sogra estava procurando (ela está tentando encontrar o português, avô do marido dela, pra dar entrada na nacionalidade).

    Já tentei procurar este documento no Arquivo Distrital de Braga, pelo registro ser de Vila Nova de Famalicão, mas não estou conseguindo achar nada, rs.

    Será que alguém poderia me dar uma força? Eu gostaria de confirmar se esta certidão de casamento é mesmo dos pais do Português que minha sogra está procurando.


    Agradeço muito a atenção de todos.

    Abraços

  • @gsilvestre Acabei de achar.

    Não era essa que você citou não.

    vou dar uma lida agora pra ver se é a que estamos procurando.

    De qualquer forma, valeu pela atenção @gsilvestre . =)

    PT-UM-ADB-PRQ-PVNF08-002-0019_00023.tif - estava nesse ficheiro.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.