Policial Militar(aposentado) / Aquisição - Poderá ser negada?

Bom dia a todos!

Estou correndo atrás de todos os documentos e por enquanto indo tudo certo, com ajuda desse fórum e de uma grande pessoa que está sempre me ajudando(Mariza Guerra).

Meu caso é o português é meu Bisavô, meu avô(filho) falecido, e meu pai(neto) vivo, quero fazer a aquisição de meu pai para naturalizá-lo, e torcer para a lei alterar e me favorecer futuramente.

Meu maior medo atual é do meu pai ser policial militar já aposentado, se poderia ser negado o processo de aquisição, não sei se para polícia isso consta, ou seria apenas forças armadas(Exército, Marinha, Aeronáutica)

Antes de conhecer o fórum consultei 2 advogados, um brasileiro e um português, estava quase iniciando o processo com o português até conhecer o fórum e tomar coragem de fazer sozinho, mas antes em trocas de email os dois advogados disseram não haver problemas com isso, mas não estou convencido ainda, um deles me respondeu que não há restrição grave, não entendi esse grave e não perguntei novamente o que seria esse grave.

li aqui no fórum alguém postando algumas listas de documentos que alguns conservatórios pediram e em algumas constava que RG Militar poderia ser usado, se pode ser usado RG militar então não haveria problemas, penso eu.

Meu pai tem o RG civil e Militar, essa semana uma das etapas que já iria fazer com ele, era ir ao Poupatempo tirar um RG novo civil, pois o dele é de 1971.

Alguém poderia ajudar a tirar essa dúvida?

Algum militar aqui do fórum já fez o processo? Ou conhece algum policial militar que tenha sido recusado ou tenha obtido sucesso?

abraços a todos.

Comentários

  • @RonnyPaulo,

    Todo processo de Aquisição pode ser negado, veja neste link quais os princípios: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/fundamentos-de-oposicao/

    Eu acharia prudente que você enviasse o RG novo civil. Visto que, o terceiro fundamento, seria onde o seu avô se encaixaria, mas, como você não precisaria enviar nada que mostre a eles que seu avô era militar, acredito eu que passaria despercebido.

    Boa sorte.
    Abraços,
  • Verdade Fábio, pensei nisso também, vou sim enviar RG civil dele recente, e não tem mesmo nada que mencione que ele é militar, ah não ser no antecedente criminal que vou ver se consta algo.

    Obrigado pela ajuda Fábio.

    Espero que mais alguém tenha alguma informação.
  • Olá! Você conseguiu dar entrada no seu processo? Nos antecedentes criminais constava alguma informação de que ele era militar? Teria mais alguma informação sobre o assunto? Meu caso é o mesmo que o seu. Obrigada.
  • os antecedentes criminais da PF não dizem nada sobre isso, apenas se há ou não registro criminal.
    pode ficar tranquila.
  • Oi Nathalia,

    Nos AC não consta mesmo como disse a Jade.
    Enviei meu processo normal. Ainda não tenho novidades do meu processo.
  • @RonnyPaulo
    Saiu o processo do seu pai? Foi aquisição?
    Ele é da reserva remunerada ou reformado? Houve algum problema após a aquisição? Meu pai é militar reformado da Aeronáutica e estou em dúvida sobre pedir a nacionalidade para ele como cônjuge pode trazer algum problema (interrupção dos pagamentos, deserção, sei lá).
  • @jhmelman

    estou na msm situação que vc. se souber de algo poste aqui.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.