Preciso tirar uma dúvida, alguém poderia ajudar ?

Olá Pessoal,

Minha dúvida é a seguinte:
Eu quero tirar a Cidadania Portuguesa, meu bisavô era Português, meu avô tinha cidadania portuguesa e minha tia, filha do meu avó e irmã da minha mãe, também tirou a dela antes do meu avô falecer.
Hoje, é possível que minha mãe consiga a dela e em seguida eu consiga a minha, mesmo agora que meu avô já faleceu ?

Obrigado,
Marco Vieira.

Comentários

• Se o seu avô era cidadão Português, vc consegue...

é só transcrever o casamento do seus pais e posteriormente solicitar a sua cidadania

de uma olhada no restante da comunidade, tem mais informações. Eu ainda estou no meio do processo, por isso é só o que eu posso falar.

boa sorte!!

abs
  • Obrigado Jimmy,

Minha tia atualmente mora em Portugal, ela irá enviar toda a documentação que ela tem do meu bisavô e avô para que eu possa começar o processo.
    Ela morando lá, tem alguma coisa que ela poderia agilizar ou é melhor fazer tudo por aqui mesmo ?

Abraços,
    Marco.
  • Cara honestamente eu não sei te dizer

Se vc for de São Paulo, fale com o Consulado

http://www.consuladoportugalsp.org.br/

Os caras informam certinho, passam o procedimento por email.

boa sorte man!
  • Marco,

em qual Estado voce esta ?

Se seu avo obteve a cidadania antes do falecimento, voce tem direito, veja se o casamento dos seus avos ja foi transcrito, se sim, podera iniciar o processo de nacionalidade, voce precisa decidir se fara por atribuicao ( primeiro sua mae obtera a cidadania e depois voce ), ou por naturalizacao ( direto do seu avo pra voce ), se tiver filhos, a melhor opcao e' por atribuicao, pra que eles tenham direito.
  • Obrigado Jimmy, mas eu estou no Rio de Janeiro ...

Olá Cibele, desde já obrigado pela ajuda !!

Eu estou no Rio de Janeiro. Meu avô conseguiu a cidadania antes de falecer sim, o casamento dele com minha avó já foi transcrito e minha tia, irmã da minha mãe, já conseguiu a cidadania dela.

Pelo que entendi, deve ser feita a cidadania da minha mãe como foi feita a da minha tia, transcrever o casamento da minha mãe com meu pai e então dar entrada na minha cidadania, estou correto ?

Onde posso encontrar o passo a passo do que devo fazer, documentos necessários e locais aqui no RJ ? Olhei aqui no fórum mas encontrei só de SP.

Obrigado,
    Marco Vieira.
  • Exacto!!

é isso mesmo!

Entre no site do consulado que lá tem tudo o que vc precisa. Creio que só ficara devendo os locais ai no RJ

Abs
  • Marco,

o consulado do Rio e' um dos piores, so utilize-o para as legalizacoes das certidoes e envie direto pra CRC, se quer fazer por atribuicao, a sequencia e' essa que voce falou:

1. Pedido de nacionalidade da sua mae.
    2. Transcricao de casamento dos seus pais.
    3. Seu pedido de nacionalidade.

A relacao de documentos pra pedido de nacionalidade pelo correio, esta no guia de ajuda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.