Presença no consulado
Bom dia a todos, sou bisneto de português e preciso tirar uma dúvida. O processo teria que começar com a atribuição da cidadania ao meu avô (que está vivo). Porém, moramos no interior de SP a 500 km da capital. É difícil para ele a locomoção, já que é idoso e debilitado. Como devo proceder para que ele não se desloque até ao Consulado?
Obrigado.
Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Liga para o consulado em sampa e explica a situação, pergunta se pode ser feito via procuração. Dai o seu avô faz uma procuração para vc, entende?
Acho que poderia ser feito assim.
Espero ter ajudado..
Siga o conselho da Carol, antes porem entre no site do Consulado para obter as informacoes basicas, pois quando ligue ja sabera o que perguntar: consuladoportugalsp.org.br.
Voce ja tem a certidao de nascimento ou os dados do portugues (pai ou mae do seu avo)? Esse é um dato fundamental.
De acordo com o site do Consulado:
"É sempre obrigatória a presença do requerente, quando for convocado para conferir o Assento de Nascimento e para colher os dados biométricos (fotografia, altura, impressões digitais e assinatura) para o Cartão do Cidadão e para o Passaporte"
Ou seja, não sei o que farei para que ele compareça no Consulado. Irei telefonar ao Consulado nesta tarde e verificar como poderei proceder. Alguém passou por essa situação?
Obs. Obrigado pela ajuda de vocês.
Entao, pelo o que vc escreve, ele teria que ir SOMENTE quando tenha a cidadania, ou seja, para conferir o assento (certidao de nascimento portuguesa) e fazer os documentos de identificacao portugueses.
O que tem que perguntar é se para solicitar a cidadania, dados os problemas que ele tem e a distancia, seria possivel evitar a ida dele e reconhecer a firma no requerimento em um cartorio na cidade onde mora.
Esse nao é um caso incomum, assim que eles devem ter uma solucao.
Quando souber escreva aqui, por favor.