Como encontrar a freguesia em que o português nasceu?

2

Comentários

  • Olá @ThiagoTB

    Dever ser a emigração do Joaquim
    ID 48225 / Joaquim Tavares Da Silva / Porto / Porto / Joaquim Tavares da Silva / Ana Moreira de Freitas Tavares / Ourives / 24 / Rio de Janeiro / Solteiro https://tombo.pt/m/prt

    Não esclarece a freguesia, sugiro solicitar informações do ID 48225 ao CEPESE http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10
  • Bom dia,

    Caros, estou buscando as informações de nosso bisavô, mas tenho encontrado bastante dificuldade.

    Seguem os dados:

    Nome: Alvaro Augusto Lopes
    Pai: José David Lopes
    Mãe: Adelaide Fernandes Lopes
    Nascimento: 09 de setembro de 1908
    Casamento: 15 de setembro de 1928
    Óbito: 16 de janeiro 1985
    Natural: Villa Verde - Traz-os-Montes
    Chegada no Brasil: Vapor Samara - Porto de Santos - 31 de dezembro de 1920 ou 09 de novembro de 1920 (há documentos com datas divergentes).
    Chegou com a idade de 12 anos, junto dos pais.



    Já encontramos a certidão de casamento, óbito, prontuário de registro de estrangeiro, certidão de registro de estrangeiro e carteira de trabalho, porém em todas essas só consta naturalidade de Vila Verde - Portugal.
    Apenas em 1 dos documentos surgiu o nome Traz-os-Montes junto à Vila Verde, mas mesmo assim não estamos conseguindo mais nenhum avanço através do portal Tombo.pt.

    Já pesquisei várias freguesias, mas sem sucesso.

    Alguém consegue me ajudar ou tem algum caminho diferente que possa indicar?

    Muito obrigado!
  • Olá Diego Xavier

    Deve ser emigração da família https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1279398

    Passaporte n° 565 e 566
    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1228247 clique m0373.tif

    Perceba que Adelaide veio solteira, há possibilidade de José David não constar no registro do Alvaro

    Deve ser a emigração do pai
    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1279413
  • @priscila, essa pessoa que vc está procurando o assento é parente seu?
  • Ola Pessoal,


    alguem consegue me ajudar???


    procuro o registro de nascimento do meu antepassado.....

    Antonio Pereira Capela ja encontrei registros q ele nasceu em 1888 e outro registo esta datado como 28/03/1887,

    não tenho mais nenhuma informação, e numa outra pesquisa achei a saída dele pra São paulo.

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil
    112487 António Pereira Capela Gaia Porto Sem Indicação Sem Indicação Pedreiro 35 S. Paulo Casado
    166128 Joaquim Pereira Capela Gaia Porto Sem Indicação Sem Indicação Trabalhador 37 S. Paulo Casado
  • Olá Kleber Silva Aguiar
    Muito obrigado por sua ajuda. Você encontrou documentos que eu não tinha identificado ainda.
    Verifiquei no Tombo.pt e não há dados posterior a 1900.
    Já abri uma solicitação para o arquivo distrital de Bragança solicitando análise dos dados.
    Uma dúvida que surgiu é que como consta solteira, pode ser que José David não seja o pai legítimo do Alvaro Augusto. Sabe dizer se isso pode resultar em algum problema?
    Mais uma vez, obrigado!
  • Boa tarde!

    Estou procurando o numero de assento do nascimento dos avós do meu marido. Do avô, Sr, Arthur Paiva Pinto eu tenho a certidão de nascimento original com numero do livro, folha, mas não consta o numero de assento. Da avó, sra Purificação Pinto eu tenho o passaporte, mas esse não vale como documento.
    Enviei e-mail para a crcpcom.resende@dgrn.mj.pt no dia 24/01/19 mas até hoje (29/01/19) não me responderam.

    Conseguem por favor me ajudar ?

    Arthur Paiva Pinto - nasc: 13/06/1912 - Filho de Agostinho Pinto e Rufina Rosa.
    Distrito Viseu Concelho Resende Freguesia São Martinho dos Mouros

    e

    Purificação Pinto - nasc: 18/08/1912 - Filha de Alexandre Luiz Pinto e Maria José.
    Distrito Viseu Concelho Resende Freguesia São Martinho dos Mouros

    OBS: Sim, ambos tinham o mesmo sobrenome e nasceram na mesma freguesia.
  • Olá Heloiza Coelho

    CRC de Resende
    End: Jardim 25 de Abril - Palácio da Justiça, CP: 4660-212
    Tel: 254870010
    Fax: 254870019
    Email: registos.resende@irn.mj.pt
  • @Kleber Silva Aguiar

    para esse email registos.resende@irn.mj.pt eu também tentei contato na quarta, dia 23/01/2019, mas permaneço sem retorno.

    Alguém já mandou email para eles para saber mais ou menos quanto tempo demora uma resposta ?

    Já tenho todos os documentos em mãos para transcrição do casamento, so me falta preencher aquele formulário mas para isso preciso dos números de assento dos dois portugueses.

  • Diego Xavier

    O nome da mãe já consta diferente na emigração e precisa ver como está, ou não, José David sendo citado no registro do Alvaro, há grandes chances de retificação nos registros brasileiros pertinentes ao processo.

    Sabe se Alvaro tinha irmãos?
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJB-JD4V

    Será que Adelaide de jesus e José David casaram no Brasil?
  • @Kleber Silva Aguiar, isso mesmo. Esse é o irmão do Álvaro Augusto, porém este já nasceu no Brasil e está falecido.
    Para buscar uma certidão de casamento considerando que Adelaide de Jesus e José David tenham se casado no Brasil, não tenho informações suficientes para iniciar as buscas. Quando Álvaro se mudou para a nossa cidade já não teve mais contato com os dois.
    Vou continuar pesquisando pra ver se encontro algo.
    Mais uma vez, muito obrigado!
  • editado January 2019
    Boa Noite

    Estou com muita dificuldade para saber a freguesia de um antepassado

    Nome:José Victorino Nunes
    Nascimento: abril/1880 Coimbra
    Pai: Victorino Nunes
    Mae: Mathildes da Costa
    Irmão: Luiz Victorino Nunes
    Esposa: Francisca Vieira Nunes

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/LTNH-352
    Desde já agradeço quem puder me ajudar
  • Olá, estou com dificuldades para encontrar a freguesia da minha bisavó. Temos somente a informação de que ela nasceu em Ilha da Madeira.

    Nome: CAROLINA DE FREITAS
    Mãe: MARIA GOUVEIA DE FREITAS
    Pai: MANUEL DE FREITAS
    Ano de nascimento: 1902
    Local: Ilha da Madeira

    Agradeço desde já.

    Atenciosamente,

    Jéssica
  • @Kleber, acabei de receber uma ótima notícia. Encontraram o assento de nascimento do meu bisavô, Alvaro Augusto, porém fizeram um comentário que não ficou muito claro Veja se consegue me ajudar:

    "Informo V. Exª que foi localizado o assento de batismo de Alvaro Augusto reg. nº21/1909, freguesia de Vila Verde, concelho Vinhais.(cota: ADBGC/PRQ/VNH30/001/00057, fl.7V cx 01). Informo que não constam averbamentos no que concerne ao assento de batismo.

    O fluxo de pesquisa foi concluído. Caso pretenda reprodução/certidão do(s) documento(s), deverá submeter o pedido "PEDIDO DE REPRODUÇÃO" com a(s) cota(s).
    Com os melhores cumprimentos,

    Arquivo Distrital de Bragança"

    Quando ele menciona que não constam averbamento, significa apenas que ele não informou do casamento realizado no Brasil, é isso?
    Meu bisavô português foi casado com minha bisavô brasileira. Infelizmente não foi ele o declarante de nascimento da minha avô, mas consta como pai e permaneceu casado até o final da vida.
    Tem alguma necessidade de averbar o casamento em Portugual antes de solicitar a certidão de nascimento?
  • Diego Xavier

    "não constam averbamentos"... "não informou do casamento", sim

    Precisa transcrever o casamento do Alvaro em Portugal

    E solicite copia certificada do registro do Alvaro ao AD de Bragança
  • @Kleber, preciso primeiro transcrever o casamento para depois pedir a cópia do registro dele?
  • editado January 2019
    @Diego Xavier, não. Vai precisar solicitar 2 cópias certificadas, uma para fazer a transcrição de casamento e outra para depois fazer o processo de nacionalidade.
  • Estou fazendo a solicitação de 2 cópias com reprodução certificada conforme abaixo:
    Tipo de certidão: integral
    tipo de cópia: total
    Finalidade da reprodução: ?? (reprodução, investigação, publicação, uso comercial; certificação)
    Método da entrega: Envio por correio postal
    Opção adicional de envio: correio registrado (tem uma opção com aviso de receção mas não entendi)
  • Daniel Henriques

    Para transcrição pode ser copia simples dos registros paroquiais

    Diego Xavier

    Tipo de reprodução >> Reprodução digital
    Reprodução certificada >> Sim
    N.º de exemplares certificados* >> 1 (se preferir solicitar 2)
    Tipo de certidão >> Integral
    Tipo de cópia >> Total
    Finalidade da reprodução >> Investigação
    Método de entrega >> Descarregar a partir da Web
  • jessica oliveir

    Concentre suas solicitações em apenas uma discussão ou crie um tópico de busca

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/187496/#Comment_187496
  • @Kleber Silva Aguiar, pelo menos Ponta Delgada não está mais aceitando cópia. Agora tem que enviar o original.
  • Daniel Henriques

    Ok, valeu a informação

    Diego Xavier

    Então, N.º de exemplares certificados* >> 2
  • @Daniel e @Kleber, muito obrigado!
    Fiz conforme a orientação de vocês!
    Obrigado!
  • @Daniel, pra deixar organizado, abri em outro tópico uma dúvida referente os documentos para o processo de averbação do casamento.
    Se puder continuar me ajudando, agradeço.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11076/confirmacao-de-documentos/p2
  • olá, não consigo obter mais informaçoes sobre meu avo que era portugues, ja fiz quase todas as buscas possiveis lista de vapores,lista de passaportes e não estão tendo muita sorte.
    porem não tenho muitas informaçoes pois na certidão de obito só costa a nacionalidade.
    nome: Jose D Assumpção
    Filiação: Manoel de Assumpção ou manoel de Jesus e Maria Thomazia
    SRE127.284
    data de nascimento : 04/03/1898
    tenho tbm o CPF dele.
  • Olá Tucka Silva

    Sabe se José tinha irmãos e nomes?

    Sabe como procedeu a emigração? ...idade, veio só, com os pais, etc...

    Qual cidade José se fixou?

    Sabe nome do cônjuge e filhos?
  • Por gentileza, venho buscar ajuda para conseguir a certidão de baptismo de meu pai.
    JOÃO ANTONIO
    Mãe: Josephina de Jesus
    Pai: Manuel Maria
    data: 24/01/1902 ou 1903
    Tras os Montes/Bragança/Mirandela/Abambres
    Encontrei de todos os irmãos dele e a de meu pai não encontro
    Alguem poderia me ajudar? Grata
  • Boa tarde senhores!


    Sou novo aqui na comunidade, mas com o mesmo propósito de obter informações para dar entrada no processo de cidadania portuguesa.

    Precisava de uma ajuda para tentar descobrir informações de Freguesia, Conselho, etc da minha bisavó portuguesa. E também de onde eu encontro a certidão de batismo ou nascimento dela


    Os dados que tenho até o momento:

    ****** Bisavó Portuguesa: Leopoldina de Jesus Medeiros - falecida em 19 de janeiro de 1940 - Enterrada: 20/01/1940 ***


    Pais da minha bisavó: JACINTHO DE MEDEIROS E JULIA DE JESUS MEDEIROS

    Irmãos da mina bisavó: MARIA, MANOEL E ANGELINA

    Todos chegaram 24/05/1902 no Brasil - Porto de Santos

    Origem: Ribeira Grande / Ilha de São Miguel / Açores - Portugal

    Livro de registro na hospedaria - Museu da Imigração de São Paulo

    Livro 073 - Pagina 026 - Familia 33850


    http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L073_026.pdf - útimas 5 registros da primeira página

    http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/listas/BR_APESP_MI_LP_000647.pdf - ordem 261 / família 49 / passaporte 750


    Podem me auxiliar?


    Obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.