Só uma dúvida

Pessoal,

Há muito tempo atrás, minha mãe tentou adiquirir a nacionalidade portuguesa por meio de atribuição. Foi até Portugal e fez todo o procedimento com ajuda de terceiros que ela contratou. No final acabou ficando muito burocrático e exigeram uma quantia exorbitante dela, isso tudo foi em 1996.

Minha situação é: Minha avó é filha de portugues, o pai dela era português. Tenho as Certidões de Nascimento do português e da minha avó, Certidões de Casamento do português e da minha avó também, além da Certidão de óbito do português (minha vó continua viva e muito bem de saúde graças a Deus). Todas as certidões encontram-se desatualizadas.

Portanto gostaria apenas de saber, se eu seguir todos os procedimentos, é possível atualmente ela adiquirir a nacionalidade? daí por fim passo para minha mãe e para mim.

Tenho lido bastante sobre faz algum tempo e só agora encontrei vocês. Por favor, me respondam só para eu ter certeza e mostrar para a minha família que é possível (se for o meu caso)

Muito Obrigado.

Comentários

• Sim, voce tem direito, desde que sua avo adquira a cidadania.

O primeiro passo e' transcrever o casamento dos seus bisavos e em seguida entrar com o pedido de atribuicao de nacionalidade da sua avo.

Qual Estado voce esta ?
  • Estou em São Paulo, SP

O que seria transcrever o casamento dos meus bisavós?

Obrigado :D
  • Por acaso seria o ato de oficializar o casamento do português no estrangeiro?
    tipo, ele casou no brasil e agora é considerado casado em portugal?

se for já fiz isso em 96...
    juntamente com o óbito!

Muito Obrigado.
  • E' isso, se ja esta feito, entra com o pedido da sua mae atraves do Consulado,
    em Sao Paulo eles sao bastante eficientes, da uma olhada no site do Consulado.
  • Primeiro a avó, logo a transcricao do casamento dos avos, depois a cidadania da sua mae, depois a transcricao de casamento dos seus pai e logo a sua cidadania. Nessa ordem.
    Caso a sua mae nao esteja interessada na cidadania e voce nao tiver filhos poderia solicitar a sua depois da sua avó.
    Como bem disse a Cibele, faca pelo consulado de Sao Paulo.
    Boa Sorte.
  • Muito menos burocracia!!!

Não sei como está o consulado em São Paulo hoje em dia, mas há uns 2 anos atrás era uma burocracia tremenda para conseguir a nacionalidade portuguesa no Brasil.

Hoje eu liguei lá na CRC e fui muito bem atendido, explicações BEM claras e pouca documentação necessária, perfeito!
    Eu num sei se alguém aqui já procurou ver pelo consulado e não sei como está hoje em dia, mas achei bem mais interessante diretamente com eles lá em Portugal.
  • O Consulado de Sao Paulo esta comprovadamente bastante eficiente, tudo mudou por la, se voce tem como comprovar residencia em Sao Paulo e quer a cidadania rapida ( os prazos do Consulado variam de alguns dias ate um mes pra conclusao ), entao faca atraves deles, a CRC tem prazo de 6 a 8 meses pra conclusao.
  • É, pelo que vi são bem mais rápidos mesmo, porém bem mais burocráticos também...

Liguei na CRC e a única coisa que precisava era a Certidão de Nascimento e o RG/Passaporte/CPF da minha avó e uma xerox da Certidão de Nascimento e Casamento do meu avô também só para alguma eventual dúvida. E fora que a Certidão nem precisa ser original.

Já o Consulado, apesar de ser muito mais rápido, exigiu todos os documentos originais além de certidões de casamento e nascimento do meu avô e atestado de óbito do meu avô tudo com emissão em menos de 1 ano legalizados pelo Itamaraty.

Assim, pelo jeito o CRC é mais barato, menos burocrático e demorado.
    O consulado é mais caro porém bem mais rápido.

Vou ver como andam as coisas e vou postando aqui :D

Pq, creio que cada caso seja um caso.

E que bom q as coisas mudaram por lá, lembro de precisar de muito mais documentos do que esses descritos no site.
  • A CRC atualmente esta exigindo transcricao de casamento do portugues em todos os processos! Nao sei quem lhe deu a informacao sobre documentos fotocopiados, etc.
    Voce pode tentar, mas corre o risco de cair em exigencias e perder tempo e dinheiro.
    Todas as informacoes comprovadamente exatas aqui sempre sao bem vindas, entao se voce decide mandar diretamente para a CRC da forma como lhe informaram e o seu processo é concluido rapidamente e sem exigencias, por favor nao deixe de colocar sua experiencia.
    Boa Sorte!
  • Os documentos tem que ser originais, NUNCA FOTOCOPIA ! Seja na CRC ou no Consulado, o unico que nao precisa ser original e' o documento de identificacao, deve ser uma copia autenticada em cartorio e legalizada no consulado ( e basta RG, nao precisa passaporte e CPF ).
  • gente, eu cliquei errado no meu celular e acabei bloqueando o tópico de alguma maneira...
    eu num sei como se chama pois o meu orkut tá em outro idioma, eu creio que seja "relatar abuso"... alguém sabe como retirar isso????
  • é "rapportera skräppost" que seria tipo relatar "spam" ou algo do genero, mas foi sem querer... alguém sabe como reverter??

odeio quando isso acontece
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.