Mercado de trabalho

Pessoal, como alguns sabem eu estou buscando minha Cidadania por atribuição.

Tenho um primo que esta em Cascais, mas a realidade dele ($$$$) é outra.

Eu terei que trabalhar lá...

Segundo ele, eu consigo emprego lá, seja na empresa da familia da esposa dele (o que eu NÃO QUERO) ou em algum lugar que ele mesmo poderia indicar.

Meu curso não terá nenhum valor lá pelo fato de ainda estar em andamento (História)

Ai surgiu minha duvida:

Como funciona o mercado de trabalho em Portugal?

Há oportunidades boas ou razoáveis para estrangeiros por lá?
Ou fica no "sub-emprego" mesmo?

Comentários

• Lembre que voce nao sera estrangeiro!!!!
    O Alexandre e outros amigos que moram em Portugal vao lhe dar algumas informacoes.
  • Eu faço consultoria de projetos em SP, no ramo de móveis planejados.

Eu entrei em sites de empresas de Portugal, enviei emails para obter informações de como funciona isso por lá...
    Duas empresas me responderam (uma de Lisboa e outra do Porto), e falaram basicamente a mesma coisa: O mercado de móveis por lá esta em uma crise TERRÍVEL! Mas eu não me importo em trabalhar com outra coisa, essa não é minha preocupação!

O problema é que eu busquei informações no site "sapo.pt" e não achei NADA ANIMADOR. Sempre sub-empregos e salários variando entre 450 e 700 Euros!

Estive vendo casas em Lisboa e região e os alugueis de casas ou aptos com 1 dorm (Eu casarei e irei pra lá) giram em torno de 300 a 500 Euros!

Isso me desanimou um pouco, ao contrario do que meu primo que esta lá tinha me falado...mas como eu falei a realidade ($$) dele é outra...Pai da esposa dele é milionário!!
  • Jimmy,
    Tenho um amigo em Portugal que esta fechando sua empresa de materiais de construcao e foi tentar sorte em Angola. A crise em PT esta forte. O salario minimo e de 480 euros. Os portugueses que ja residem la estao com dificuldades para encontrar trabalho. Na verdade a Europa esta em crise!
    Voce deve assegurar-se de ter um trabalho antes de tomar a decisao. Poderia comecar com a empresa familiar e uma vez no mercado tentar a independencia (opiniao).
  • E' Jimmy, infelizmente a realidade e' essa, os salarios em Portugal sao baixissimos.
  • Cibele

Mas os salarios condizem com o custo de vida?

Pq andei pesquisando, fiquei um pouco assustado. Muitas pessoas falando em crise, outros brasileiros querendo voltar e desencorajando quem quer ir...

Confesso que fiquei meio receoso.

No meu setor aqui no Brasil, fomos fortemente afetados pela crise em 2008, mas nem por isso eu desisti! Penso que cada um faz sua sorte. Que mesmo com PT em crise, ainda existam boas vagas de trabalho.

Ou não?
  • UP

mais ninguém??
  • Jimmy

Pelos numeros que voce colocou, realmente a coisa nao esta boa em Portugal, mas mesmo assim voce ainda quer ir pra la, entao isso significa que ai no Brasil esta pior, nao e mesmo?
    A gente houve os politicos e os mais otimistas dizerem que a economia do Brazil esta em alta e que ate 2016 sera a quinta do mundo, mas esses numeros nao dao nenhuma melhora para a vida dos brasileiros, pelo contrario.
    Eu acompanho a RTP e seus noticiarios todos os dias e so se fala em queda na economia e no mercado de trabalho, alem da crise politica.
    Gosto muito de portugal e tenho orgulho de ser um portugues, gostaria de viver la, mas acho que ainda nao da nao !!

abraco
  • jimy

Eu moro em Lisboa e comprei um apt recentimente.
    O ramo imobiliario esta em queda, mais não qr dizer q não se venda casa aki.
    Depende de como o vendedor trabalha.
    Digo isso pq sei como isso funcióna na pratica e como se faz um financiamento, eu estou
    aki a 2 anos e ja comprei um apt de 2 quarto e em plena crise.
    Isso é assim, a contrução civil esta em queda, pq?
    Os imoveis aki em pt desvaloriza com o passar do tempo pq a oferta de novo são muitas e a mão de obra p/ reformar é cara, então uma pessoa p/ comprar um imovel prefere comprar um novo.
    O banco antigamente financiava tudo até lhe emprestava dinheiro p/ mobiliar o imovel hoje isso mudo, o banco só financia até 85% do valor do imovel.
    Ou seja se o imovel vale 100 mil euros o banco só lhe empresta 85 mil, e vc entra com om resto, então o mercado mudo, as pessoas estão comprando imoveis usados e quem vende esta tendo q baixar os preços.
    O banco faz a avaliação do imovel de 100 mil e o vendendor só recebe 85 mil e já ta quem compre não entra com dinheiro nenhum.
    Ou no maximo com o dinheiro da documentação.
    Isso pq as pessoa aki tem o abito de trocar de maradia e p/ se comprar outra maior tem q se vender o antigo e acaba aceitando o valor menor de mercado.

Então quem compra hoje um imovel novo é pq esta vendendo um usado e tem q se vender a baixo do preço.
  • Por outro ldo as pessoas estão endividadas, os tugas são pecimista e tende a gasta p/ afastar a depressão.

Os cartões de credito aki estão distribuindo dinheiro aos montes, isso faz com q as pessoas se endivide.
    O banco pedi os ultimos 3 meses de extrato p/ avaliar os seu gastos.
    Ninguem qr andar de carro velho e nem comer de marmita, ntão a conta só vive negativa, banco pedi fiado e ninguem qr ser fiador.

Tenta este endereço www.remax.pt

É uma imobiliaria quem vende muito aki.
    E sempre tem vaga p/ vendendor.
  • Cascais é a zona sul de Lisboa,é um lugar de turismo e ainda é longe do centro de Lisboa.
    É caro o custo de vida neste bairro, quando puder vá p/ um mais perto de Lisboa e com menor custo de vida.

O q se ganha em pt da p/ se viver bem.
    Mais não da p/ juntar dinheiro p/ fazer a vida como os mineiro diz, vive-se muito bem.
    Isso vai depender de vc, vc vai ter aceso a tudo q kizer.

O hoje a prestação do apt é menor q a renda q eu pagava,de onde eu mora-va, e eu morava num t1 hoje to num t2 e pago menos por mês
  • E bem isso que o Alexandre falou, vive-se bem , mas nao junta dinheiro.Ao contrario de londres,ou alemanha.Eu nao trabalho so meu marido,faco mestrado. vivemos bem, mas nunca sobra!!!!O desemprego aqui ta forte,no Algarve entao nem se fala...!!!
    Mas no momento se tivesse que escolher entre Brasil e Portugal para morar ficaria com PT , sem duvidas!!!!
  • Alexandre

Cara, honestamente eu não tenho o que reclamar do Brasil hoje. Tenho um emprego "bom", faço consultoria de projetos de mobiliários, de segunda a sexta e ganho razoavelmente bem, e vivo bem com o que eu ganho.

Ir para Europa foi um plano desde minha adolescência, eu vejo ai uma cultura mais alinhada com os princípios que fui criado (meus 4 avos são Europeus).

Não tenho interesse em "guardar" dinheiro, pois quero ir para PT para morar definitivamente, não trabalhar que nem louco e voltar para o Brasil com Euros no bolso. Quero morar, trabalhar e estudar ai.

O mercado que eu trabalho no Brasil esta QUEBRADO por ai! Já conversei com algumas pessoas, e o que elas dizem parece ecos das outras: Crise! E é a unica coisa que eu sei fazer e eu me preocupo bastante com o mercado de trabalho, com o que fazer ai...
  • Jimmy,
    O que vc. poderia fazer é entrar em contacto com as empresas portuguesas do seu ramo ou mesmo com as brasileiras que querem abrir mercado la. Arriscar neste momento nao é uma boa, principalmente porque vc nao ira sozinho e nao pretende sacrificar-se em qualquer tipo de trabalho como fazem os imigrantes que se aventuram.
  • Denise

É verdade! Não quero uma "aventura", irei com minha futura esposa...

Mas ainda tenho tempo para pensar nisso, pois estou iniciando o processo de atribuição!

Mas mesmo assim quero obter o maximo de informações sobre tudo em PT!!
  • mercado de trabalho

Olha cheguei em Portugal em 2001, nesta época não faltava trabalho aqui,más agora as coisas estão dificil, muita gente desempregada,salario lá em baixo,realmente esta muito dificil para conseguir trabalho. Porém a casos de pessoas que chegam agora e conseguem um bom trabalho,mas como diz e´dificil.A maioria das pessoas que chegaram aquin na epoca que cheguei já foram embora ou estão preparando para ir, para o Brasil ou alguns que conseguiram a dupla nacionalidade vão tentar em outros paises (por exemplo Belgica, tenho varios amigos que foram para lá e estão satisfeito).No meu caso estou aqui pois trabalho na empressa deste que cheguei aqui (trabalho com manutenção de maquinas, sou tecnico eletrônico),estou eperando para ver como vai correr este ano...
  • Jimmi

Bom se vc não quer fazer dinheiro já é bom.
    A vendendora da imobiliaria à gual eu comprei o imovel, anda de BMW ano 2006 parece uma nave espacial rsrsrsrs.
    Bom meu amigo vc tem q entender q pt mudo, antes se arrumava trabalho sem expecialidade sem profissão trabalho praçal.
    Hoje isso esta acabando, qm esta em pt e não tem profissão esta tendo q se formar, o problema é q isso tem um custos, seja p/ pessoaou governo.
    A maioria de Brasileiro q estão aki nem tem os estudo transferido ou nem tem estudo no brasil, e isso piora, isso faz com q esta pessoa figue a trabalhar em café, armazem, etc.... a ganha uns 600 euros e se esta pessoa tem q pagar despeças aki e mandar dinheiro p/ o brasil ai não da é melhor voltar p/ o brasil.
    Aqui as coisas funciona devagar, eu foguei mais de 1 ano a espera de ser chamado p/ trabalhar na minha area,(motorista de onibus) como eu tinha mais de 10 anos de experiencia já entrei extabilizado.
    Como esta funcionando na pratica, é q todos tem q se ter um curso de formação, o meu é de CAM(curso de formação de motorista), cada profissão tem o seu curso.
    O CAM custa uns 1000 euros, quem vai pagar é o governo, é o q esta acertado agora, devido a crise o governo esta guerendo q a propria pessoa pague.
    Quem esta em pt hoje tem q investir nele, só p/ vc ter uma ideia um atendente de farmacia tem q fazer curso de formação, auxiliar de veterinaria, auxiliar de dentista, em armazem de empilhador, etc..
    O aluguel axiste imoveis mais barato do q este q vc encontra da net, isso vai depender do bairro, aki eu vi um de 2 qrt por 250, 00 euros tem lugar q já é com agua e luz ja incluida.

Aki não se carteira de trabalho, como funiona é por contrato de trabalho.
    No normal o contrato de trabalho é de 6 meses, renovavel por 6 meses se renovar por 3 contrato vc estabiliza no trabalho só é demitido por justa calsa.
    As ferias é de 12 dias ulteis a cada 6 meses,(sab, dom e fer não conta)
    Quando volta das ferias o seu pagamento esta na conta normalmente.
  • Como diz o mestre maestro .....

Isso é uma mina, se vem para garimpar.
  • Bacana Alexandre!!

Muito esclarecedor!!
  • CAM- Curso de aperfeiçoamento de motorista.

Existe muito mais coisas a seu favor, qualguer duvida pergunte.

Na boa, estamos ai juntos!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.