Cidadania Portuguesa
Gente boa tarde, meu pai pediu para eu tirar a dupla cidadania para ele, para depois eu estar tirando. Minha avó, mãe do meu pai, já tirou a dupla cidadania. Agora que eu começei a ler vi que tem Atribuição da nacionalidade e Aquisição de nacionalidade, qual seria a diferença entre elas, e minha avó já tendo a dupla cidadania qual meu pai teria direito ?
Obs, irei fazer uma procuração para resolver esse assunto para meu pai, quais poderes tenho que por na procuração ?
Muito obrigado, desde já agradeço.
Obs, irei fazer uma procuração para resolver esse assunto para meu pai, quais poderes tenho que por na procuração ?
Muito obrigado, desde já agradeço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
aquisição e a famosa naturalização que são para netos que pedem diretamente sem o pai pedir e para casados com pt etc etc .
A sua mae tera direito se o casamento foi antes de outubro de 81.
Os documentos necessarios para a atribuicao do seu pai estao na guia de ajuda desta comunidade.
Se voces moram em SP ou MS facam pelo consulado.
Se a sua avo é/foi casada é necessario, em primeiro lugar, fazer a transcricao do casamento dela no Consulado ou diretamente em PT.
www.consuladoportugalsp.org.br
-A certidao de casamento do portugues (casado no Brasil).
-A certidao de obito do portugues.
E mandar pro consulado,mas quando perguntei se precisaria de transcricao ou o carimbo de validade do Itamaraty o mesmo disse que nao... Mas eu percebi que ele foi bem desatencioso e pouco educado. Por isso a pergunta:
Esse seria definitivamente o primeiro passo detalhado? Ou preciso sim enviar pro Itamaraty antes de ir pro consulado? Ou fazer a requisicao da certidao de nascimento do portugues?
Obrigado pela atencao!
Mas isto vale também para o homem que é casado antes de 1981?
Obrigado!
Segundo as informacoes que temos aqui na comunidade, os bisnetos so tem direito se o avo ou avo solicitar a cidadania por atribuicao.
Responda a pergunta do Alexandre, por favor.
nao precisa de despachantes nem advogados no processo, veja quantos aqui na comunidade ja fizeram o processo sozinhos e foram bem sucedidos, se estiver em Sao Paulo, faca atraves do consulado, qualquer outro estado do Brasil, envie o processo pelo correio, direto pra CRC.
Atribuicao esta 175 euros e naturalizacao 200 euros.
Nao, eu me referi a bisneto pelo fato de eu ser bisneto do portugues! Eu comecarei o processo pelo meio de atribuicao,passando pelo minha avo,mae e finalmente chegando a mim.
Preciso da confirmacao dos passos iniciais, uma vez que tenho as certidoes de casamento e obito do portugues em maos...
Obrigadooo!
voce precisa da certidao de nascimento do seu bisavo, sem ela, nao da pra iniciar o processo.
Vi que voce é de SP. Faca tudo pelo consulado, pois termina sendo mais rapido e menos estressante. Alem do que eles ja pediram (certidao de casamento e obito do bisavo) voce tera que lhes fornecer pelo menos o numero de registro nascimento do portugues, caso nao tenha a certidao em maos, que como disse a Cibele é bastante importante.
Entre no site do consulado e leia com cuidado as informacoes completas. Se seguir com duvidas pergunte aqui ou ligue ou escreva para eles.
www.consuladoportugalsp.org.br
Vi em alguns sites que meu obtendo do direito através de sua avó, que era portuguesa, apenas um irmão meu que é menor de idade teria direito a cidadania também. Essa informação procede? Após ele obter a cidadania, eu poderia pedir por minha bisavó, ou mesmo por ser filho de cidadão português?
À propósito, tenho 26 anos, sou maior faz um tempinho já. hehe
Grato pela atenção
Que é o portugues? Quem esta vivo?
Para que voce tenha direito deve ser assim:
bisavo-avo-voce processo por naturalizacao ou bisavo-avo-pai/mae-voce
Desse jeito, meu pai pedindo eu tenho direito tambem, mesmo sendo maior?
Obrigado pela atenção ^^