Cidadania Portuguesa

Gente boa tarde, meu pai pediu para eu tirar a dupla cidadania para ele, para depois eu estar tirando. Minha avó, mãe do meu pai, já tirou a dupla cidadania. Agora que eu começei a ler vi que tem Atribuição da nacionalidade e Aquisição de nacionalidade, qual seria a diferença entre elas, e minha avó já tendo a dupla cidadania qual meu pai teria direito ?
Obs, irei fazer uma procuração para resolver esse assunto para meu pai, quais poderes tenho que por na procuração ?
Muito obrigado, desde já agradeço.

Comentários

• seu pai terá direito a atribuição d nacionalidade portuguesa , e logo depois do seu pai vc terá o mesmo direito .

aquisição e a famosa naturalização que são para netos que pedem diretamente sem o pai pedir e para casados com pt etc etc .
  • o modelo da procuração esta no guia de ajuda da comunidade .
  • Fala Sidney, muito obrigado. E para minha mãe, ela teria algum direito de atruibuição, já que meu pai irá tirar ?
  • Crystal,
    A sua mae tera direito se o casamento foi antes de outubro de 81.
    Os documentos necessarios para a atribuicao do seu pai estao na guia de ajuda desta comunidade.
    Se voces moram em SP ou MS facam pelo consulado.
    Se a sua avo é/foi casada é necessario, em primeiro lugar, fazer a transcricao do casamento dela no Consulado ou diretamente em PT.

www.consuladoportugalsp.org.br
  • Gente vou comecar meu processo semana que vem (bisneto), entrei em contato com consulado em SP e o atendednte,que nao foi dos mais atenciosos, me disse que PRIMEIRAMENTE reunir:

-A certidao de casamento do portugues (casado no Brasil).
    -A certidao de obito do portugues.

E mandar pro consulado,mas quando perguntei se precisaria de transcricao ou o carimbo de validade do Itamaraty o mesmo disse que nao... Mas eu percebi que ele foi bem desatencioso e pouco educado. Por isso a pergunta:

Esse seria definitivamente o primeiro passo detalhado? Ou preciso sim enviar pro Itamaraty antes de ir pro consulado? Ou fazer a requisicao da certidao de nascimento do portugues?

Obrigado pela atencao!
  • Denise, a mulher que é casada antes de 1981 tem direito...
    Mas isto vale também para o homem que é casado antes de 1981?
    Obrigado!
  • A lei antes de 3 de outubro de 1981, so' e' valida para mulheres, homens nao tem direito baseados nessa lei.
  • Beleza, no caso da minha mãe, o avô dela era português. Seria mais facil ela tentar tirar direto por se neta, ou passar pelo meu avô(pai dela), que ainda está vivo, para depois ir para ela?
  • Se ela nao casou antes de 81, entao ela podera fazer direto por naturalizacao de neto.
  • Mas é mais facil fazer direto por neto ou passando pelo pai dela, para depois sim ir para ela?
  • Se voce ja vai fazer pelo lado do seu pai, e' mais facil sua mae fazer por naturalizacao, o custo e' menor, nao precisara pagar duas vezes, e fazendo direto pela CRC, o prazo de uma naturalizacao esta menor do que de duas atribuicoes, tem alguns documentos a mais, mas nada complicado, e os direitos dela serao os mesmos de um atribuido, ela apenas nao podera passar a nacionalidiade para os filhos ja nascidos ( o que pra voce e caso tenha irmaos e' indiferente, porque seu pai ja fara por atribuicao ).
  • Entendi amigo, muito obrigado pela ajuda. Agora vou organizar os papelotes para dar entrada nas burocracia. Depois que sair dos meus pais farei para mim e meu irmão.
  • Ah ultima dúvida, quanto taria o preço para tirar a cidadania por atribuição e uma por naturalização em despachante e em um escritório de advocacia?
  • Pessoal, alguem sabe me responder minha duvida? to na espera! valeu...
  • A cidadania vai ser do seu bisavo direto p/ vc?
  • Ralf,
    Segundo as informacoes que temos aqui na comunidade, os bisnetos so tem direito se o avo ou avo solicitar a cidadania por atribuicao.
    Responda a pergunta do Alexandre, por favor.
  • Crystal,

nao precisa de despachantes nem advogados no processo, veja quantos aqui na comunidade ja fizeram o processo sozinhos e foram bem sucedidos, se estiver em Sao Paulo, faca atraves do consulado, qualquer outro estado do Brasil, envie o processo pelo correio, direto pra CRC.

Atribuicao esta 175 euros e naturalizacao 200 euros.
  • @ Alexandre

Nao, eu me referi a bisneto pelo fato de eu ser bisneto do portugues! Eu comecarei o processo pelo meio de atribuicao,passando pelo minha avo,mae e finalmente chegando a mim.

Preciso da confirmacao dos passos iniciais, uma vez que tenho as certidoes de casamento e obito do portugues em maos...

Obrigadooo!
  • Ralf,
    voce precisa da certidao de nascimento do seu bisavo, sem ela, nao da pra iniciar o processo.
  • Muito obrigado Cibele!
  • Ralf,
    Vi que voce é de SP. Faca tudo pelo consulado, pois termina sendo mais rapido e menos estressante. Alem do que eles ja pediram (certidao de casamento e obito do bisavo) voce tera que lhes fornecer pelo menos o numero de registro nascimento do portugues, caso nao tenha a certidao em maos, que como disse a Cibele é bastante importante.
    Entre no site do consulado e leia com cuidado as informacoes completas. Se seguir com duvidas pergunte aqui ou ligue ou escreva para eles.
    www.consuladoportugalsp.org.br
  • Gente, eu e meus pais estamos procurando meios de obtermos cidadania portuguesa.

Vi em alguns sites que meu obtendo do direito através de sua avó, que era portuguesa, apenas um irmão meu que é menor de idade teria direito a cidadania também. Essa informação procede? Após ele obter a cidadania, eu poderia pedir por minha bisavó, ou mesmo por ser filho de cidadão português?

À propósito, tenho 26 anos, sou maior faz um tempinho já. hehe

Grato pela atenção :)
  • Felipe,
    Que é o portugues? Quem esta vivo?
    Para que voce tenha direito deve ser assim:
    bisavo-avo-voce processo por naturalizacao ou bisavo-avo-pai/mae-voce
  • Denise, a minha bisavó paterna era portuguesa. Minha avó era brasileira, nunca pediu cidadania, e ambas são falecidas já.

Desse jeito, meu pai pedindo eu tenho direito tambem, mesmo sendo maior?

Obrigado pela atenção ^^
  • Assim como estao as leis hoje em dia, so o seu pai teria direito atraves de um processo de naturalizacao.
  • Moro no RJ, é válido fazer via Consulado?
  • Nossa tenho acompanhado a comunidade e vcs acompanham tds o casos e respondem tds! Participo de outra comunicade do mesmo assunto e vejo pessoas sendo mal educadas.... Parabens a tds... e dps que mandar os docs posto aqui.
  • Concordo com o Ralf. Educação, respeito e pessoas prestativas em alta aqui. Parabéns e obrigado!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.