Procurando por Eduardo Boaventura Soares

Não tenho muitos dados:

Nome: Eduardo Boaventura Soares
Pai: Joaquim Boaventura Soares
Mãe: Mathilde Boaventura Soares

Nascimento: 1866 ou 1867

Na certidão de casamento do Brasil tem apenas que em 8 de abril de 1905(casamento) ele tinha 38 anos e local de nascimento Portugal.
A família fala em Povoa de Varzim, mas pesquisando os livro destes anos não encontrei nada.

Agradeço qualquer informações ou dica.


«1

Comentários

  • Olá Cristiano Soares

    Na pesquisa no CEPESE, pode ser ele http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10
    101131 / Eduardo Boaventura / Porto / Porto / Incógnito / Incógnito / &bnsp; / 14 / Rio de Janeiro / Solteiro
  • Olá Kleber,

    Muito obrigado por esta informação. Você sabe como posso obter mais detalhes para encontrar o assento em Portugal?
  • Pessoal,

    Enviei e-mail solicitando por este ID na CEPESE. Vou aguardar. No site me diz que tenho que pagar 10 euros por depósito bancário, sabem como posso fazer isso do Brasil?

    Encontrei também o link: https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:V2K8-18L e verifiquei que o nome que aparece é EDOARDO, mas ao ir no cartório, o nome na certidão de casamento aparece na verdade EDUARDO. Assim, como em outros registros históricos está EDUARDO e na certidão de nascimento de seu filho está EDUARDO, considero portanto EDUARDO. Um detalhe interessante é que parece que ele assinava como EDUARDY (talvez só parece).

    Dúvida 1:
    Na certidão de casamento indica que ele casou em 8 de abril de 1905 e tinha 38 anos . Assim, ele nasceu em 1867 ou entre 9 de abril de 1966 e 8 de abril de 1967?

    Duvida 2: Até o momento o único documento que tenho é a certidão de casamento dele. Lá consta a filiação: Joaquim Boaventura Soares e Mathildes Boaventura Soares. No Brasil, é muito comum os pais terem o mesmo sobrenome, mas ao procurar o assento em algumas freguesias em Portugal, achei muito estranho que os pais não tem o mesmo sobrenomes. É isso mesmo?

    Duvida 3: O nome da mãe dele é Mathildes, mas nunca encontrei uma Mathildes, somente Mathilde, pode haver um erro de grafia?

    Era isso, obrigado por toda ajuda.


  • Cristiano Soares

    O pagamento para a pesquisa poderá ser feito no banco que tenha conta que provavelmente será tarifado dependerá do relacionamento banco/cliente, e se não me engano pode usar o https://transferwise.com/br/

    O resultado da pesquisa será o registro do passaporte que pode auxiliar a encontrar o registro de batismo.

    As diferenças nas datas e nomes entre os documentos portugueses/brasileiros são comuns, que poderá exigir retificações em alguns documento/certidões.
  • Recebi hoje resposta da CEPESE:

    Arquivo: Arquivo Distrital do Porto
    Livro: 3317
    Passaporte: 514
    Datapassaporte: 1880/12/15
    Tipo: Ida
    Nome: Eduardo Boaventura
    Apelido: Sem Indicação
    Concelho: Porto
    Naturalidade: Porto
    Pai: Incógnito
    Mae: Incógnito
    Sexo: Masculino
    Civil: Solteiro
    Destino: Rio de Janeiro
    Pais: Brasil
    Idade: 14
    Profissao: Sem Indicação
    Escreve
    Observacoes

    Encontrei o registro no Livro: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=411785
    PT-ADPRT-AC-GCPRT-J-E-026-3317_m0090.tif
    Registro nº 512 - Tem umas coisas rabiscadas que não entendi.

    Parece ele mesmo devido a data:
    Passaporte: 15/12/1880 - 14 anos
    Casamento: 08/04/1905 - 39 anos
    Óbito: 28/10/1946 - 79 anos

    Mas, e agora??? Onde eu procuro??? O que eu faço para encontrar o assento ou mais informações?

    Obrigado.
  • @Cristiano Soares,

    Envie os dados do passaporte fornecidos pelo Cepese e peça ao Arquivo Distrital do Porto pesquisa no prontuário do Eduardo como forma de descobrir a freguesia onde foi batizado.

    mail@adprt.dglab.gov.pt
  • Obrigado pela ajuda de todos.

    Apenas para informar que hoje recebi uma mensagem do arquivo distrital do Porto informando que devo fazer a pesquisa através dos formulários na área de pesquisa com login. Assim, criei uma pesquisa, mas como não havia a pesquisa por prontuário de passaporte ou algo parecido, escolhi "Baptismo/nascimento" e encaminhei os dados do CEPESE solicitando o prontuário e deixando em branco o campo freguesia.

    Se houver outra ação ou pesquisa que eu possa fazer, por favor me informe.

    Segue o conteúdo do email recebido para conhecimento:

    Para solicitar o pretendido, terá de submeter o respetivo pedido através do nosso site

    1º Entre na nossa página:
    http://pesquisa.adporto.pt/LoginForm.aspx?URLToNavigate=oservices e faça o seu registo como utilizador.
    2º Através da sua área individual submeta um Pedido de Pesquisa, preencha o formulário com os dados que refere no correio eletrónico respeitante ao registo pretendido: indique o nome do registado (a),filiação, data, local (concelho ou freguesia) e tipo de ato (batismo, casamento ou óbito)
    3º Submeta o pedido e aguarde
    4.º Qualquer interação com o ADP (Fornecimento de dados adicionais, validação de orçamentos, pagamentos de serviços ou receção de respostas aos pedidos, etc…) deverá ser efetuada por essa via.
    No separador AJUDA, encontrará vídeos explicativos sobre o funcionamento do sistema.
    Inicia, assim, uma forma de contacto com este Arquivo que, esperamos, corresponda às suas melhores expetativas e que será o meio preferencial do seu relacionamento connosco.
    Com agrado, prestaremos os esclarecimentos que nos apresentar e solicitamos a sua melhor compreensão na implementação deste serviço.
    Caso pretenda submeter um novo pedido o tratamento do mesmo será prioritário se utilizar a sua área pessoal, em detrimento do e-mail, fax ou carta (tempo de espera 2 semanas). Recordamos ainda que as notificações são sempre enviadas para a sua área pessoal.


    Com os melhores cumprimentos,
    Pelo Arquivo Distrital do Porto,
    Jorge Ferreira
    Técnico Superior
    TEL + 351 220 046 200 / FAX + 351 220 046 201
    www.adporto.pt
  • A resposta ao formulário veio rápido:

    Informamos que relativamente ao ano de 1880, não temos processos de passaporte, só temos apartir de 1905.
    Assim sendo deverá pesquisar o Registo de Batismo do Eduardo em todas as freguesias do concelho do Porto (17 freguesias)
    Essa pesquisa poderá efetuar de forma gratuita através do link: http://pesquisa.adporto.pt/results?lg=Fonds&p0=CompleteUnitId&o0=11&v0=PT/ADPRT/PRQ/PPRT%.
    Caso pretenda que este serviço efetue a pesquisa deverá submeter um "PEDIDO DE PESQUISA", PARA QUE SEJA REALIZADO UM ORÇAMENTO PARA A MESMA.

    O que vocês acham?
  • Cristiano Soares

    Faça um pedido e veja o valor do orçamento

    No passaporte está "Porto Cidade" talvez seja referencia da área mais central, acredito que corresponde a essas freguesias Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória se quiser fazer uma busca.
  • Bom dia,

    Recebi o orçamento. 120 Euros. Acho razoável. O que acham?
    Eu estava seguindo as orientações de pesquisar nos arquivos da cidade do porto. Pesquisei em Cedofeita e Santo Ildefonso e nada.
    Gostaria de saber na opinião de vocês que tem mais experiencia nisso, quais as reais chances de encontrar o assento do nascimento?

    Segue abaixo o orçamento:

    Ex.mo(a) Sr.(a),
    Segue orçamento relativo ao pedido que submeteu.
    Agradecemos que indique se aceita ou não o orçamento, a fim de procedermos à ordem de pagamento.
    Se aceitar o orçamento, ser-lhe-á enviada uma nova tarefa designada PAGAR SERVIÇOS (PELO LEITOR).
    Se não aceitar o orçamento, e não estiver em causa uma retificação do mesmo, concluíremos o pedido.
    Se não nos responder no prazo de 30 dias, cancelaremos este pedido.
    Com os melhores cumprimentos,
    Arquivo Distrital do Porto
    LINHAS ORÇAMENTO
    Serviço Qtd. P. unit.(€) Total (€)
    Pesquisa >> Serviço de pesquisa (primeira hora ou fração) 1.00 20.00 20.00
    Pesquisa >> Serviço de pesquisa (segunda hora e horas/frações seguintes) 4.00 25.00 100.00 Total global (€): 120.00
    Atenção! O orçamento não contempla custos adicionais de suporte ou de despesas administrativas e portes de correio (aplicável apenas a 1) pedidos de reprodução digital com um n.º de imagens que justifique o uso de um cd/dvd e 2) a todos os outros pedidos cujo método de entrega selecionado seja o envio por correio postal).
    O valor dos mesmos só serão apresentados no ato do pagamento.
    Valores estimados:
    Custos de suporte - 4€
    Custos de envio - Portugal: 1.5€; Europa: 2.5€; Resto do mundo: 3.5€
  • Pessoal, faça 8 dias que o meu pagamento foi confirmado para a busca citada anteriormente.
    Demora assim mesmo?
    Alguém mais poderia me dar uma luz onde mais procurar?
  • Maria Cunha E já pôs a hipótese de procurar no Porto e com Pais incógnitos?? Não terá ele "criado" apelidos e nomes dos Pais?? Há informações que no Brasil isso acontecia...muitos emigrantes criavam novos nomes próprios e parentescos. Eu encontrei um Eduardo em 1866...na freguesia de Santo Ildefonso no Porto e que tem Pais incógnitos...todavia, não passa de uma hipótese!...
    Foto de Maria Cunha.

  • ADP2008PPRQ/PPRT12OD9....tif 196 de 20/10/1866....

  • Obrigado pelas informações @marias. Domingo e nós por aqui!
    Na pesquisa que solicitei ao arquivo distrital do porto, pedi para verificarem os pais como Joaquim e Mathilde Boaventura Soares e também pais incógnitos. Mas, ainda não recebi nenhum retorno.
    Este registro cai em uma janela de tempo que estou trabalhando, explico:

    Certidão de Casamento informa que em 8 de abril de 1905 ele tinha 38 anos, assim teria nascido entre 09/04/1866 a 08/04/1867.
    Certidão de Óbito informa que em 28 de setembro de 1946 ele tinha 79 anos, assim teria nascido entre 29/09/1866 a 28/09/1867.
    Assim, tinha uma janela de 29/09/1866 a 08/04/1867.
    Estes dois registros acima informa o nome completo de Eduardo Boaventura Soares.
    O pessoal aqui me ajudou (Kelber e Mariza) e encontrei um registro de passaporte em nome de Eduardo Boaventura, sem o sobrenome Soares, mas dentro desta janela de tempo.
    O Passaporte informa que em 15 de dezembro de 1880 ele tinha 14 anos, assim teria nascido entre 16/12/1865 a 15/12/1966.

    Assim estava trabalhando agora com a janela de 29/09/1866 a 15/12/1966. Sei que não posso me apegar as datas, se os emigrantes poderia "inventar" os pais, imagino as datas!
    Mas, este seu achado está próximo desta janela, 19/09/1866 e com pais incógnitos, conforme passaporte.
    Sabe como posso pesquisar mais sobre isso? Como poderia relacionar estes registros?

    Agradeço muito a todos por enquanto e sigo em busca.
  • Alguém me ajuda. Estou perdendo as esperanças de encontrar o assento de meu bisavô.
    Recebi a resposta do arquivo distrital do porto, depois de pagar 120 euros:
    "Informamos que foram efetuadas pesquisas em todas as paróquias do Porto no ano de 1866 e 1867 e não foi localizado o registo solicitado.
    Foi também efetuada pesquisa no ano de 1868 na paróquia do Bonfim e na paróquia Miragaia Hospital e não foi localizado o registo."

    O que eu faço?
  • Bom dia Pessoal,

    Estou ainda na pesquisa sem sair do lugar.
    Me concentrei na cidade onde Eduardo Boaventura Soares viveu, em São José do Norte,RS. Mesmo ele sendo Conselheiro Municipal (Vereador) na época (1921-1925) e dono de um negócio de secos e molhados, não achei nenhum dado que me ajudasse a descobrir a data e o local de seu nascimento.
    Assim, gostaria que o pessoal me enviasse por MP indicações de profissionais que pesquisam sobre o assunto aqui ou em Portugal.
  • Cristiano, você olhou nas paroquias da Povoa tambem?
  • Sim, 2 anos antes e 2 anos depois do ano provável 1866/67.
  • Volto 3 anos depois para dizer que ainda não encontrei o assento de nascimento de Eduardo Boaventura Soares.

    Encontrei um Eduardo Boaventura, mas de pais incógnitos. No entanto, Eduardo Boaventura Soares na certidão de casamento no Brasil informa que seus pais são: Joaquim Boaventura Soares e Matilde Boaventura Soares. Inclusive que o primeiro é falecido em Portugal e a segunda ainda vive em Portugal. Na certidão de nascimento de seus filhos aparece o nome do avô paterno como Joaquim Soares (sem o Boaventura) e Matilde Boaventura Soares.

    O grande problema é que eu não sei a data exata de seu nascimento e o local, somente que é de Portugal.

    Nome: Eduardo Boaventura Soares

    Pai: Joaquim Boaventura Soares (certidão de casamento)

    ou

    Pai: Joaquim Soares (certidões de nascimento dos filhos)

    Mãe: Mathilde Boaventura Soares

    Casamento: 8 de Abril de 1905 com 38 anos - São José do Norte - Rio Grande do Sul (SJN-RS)

    Esposa: Laudimia Espindola De Azevedo

    Falecimento: 28 de Setembro de 1946 com 79 anos - SJN-RS.

    Segue a certidão de casamento dele e certidão de um dos filhos dele.

    Qualquer informação ajuda.


    Obrigado.

  • @Cristiano Soares

    Boa noite, no passaporte que acharam para vc, há a informação de que o "eduardo" entrou no BR pelo porto do Rio.

    Dessa forma, vc tem 3 opções:

    1) Como, ele saiu em 1880, vc pode buscar no site de ENTRADA DE ESTRANGEIROS PELO PORTO DO RIO.

    Esss acervo vai de 1875 a 1910, ou seja, o seu parente deve estar lá.

    O endereço é o seguinte: "http://bases.an.gov.br/rv/menu_externo/menu_externo.php"

    Sugiro que busque por BOAVENTURA e na nacionalidade, PORTUGUESA.

    2) Se nao conseguir, vc pode tentar a busca manual no registro de imigrantes da ilha de flores, de 06 meses a 1 ano da emissao do passaporte;

    3) olhar a relação de vapores que aportaram no RJ +ou- na epoca da data do passaporte.

  • @Cristiano Soares

    O 2) e 3), vc busca no site do SIAN do arquivo nacional.

    4) Você pode procurar no instituto de registro civil do RS. Quem sabe não há identidades antigas;

    5) Você pode olhar nos Arquivos Estaduais, municipais ou militares, se ele serviu no BR ou em PT (aqui tem o Arquivo Histórico Militar);

    6) Certidões de Registro de imóvel, onde o português tenha residido, caso tenha propriedade de algum imovel.

    7) E folhear todas as freguesias do concelho do porto (não vi nenhuma freguesia homonima do concelho) na data estimada de nascimento, com uma margem de erro razoável (6 a 12 meses) para mais e para menos.

    Eduardo nao é um nome comum, Boaventura também nao é um sobrenome comum e um eduardo filho de joaquim e mathilde é mais raro ainda.

    Boa sorte e espero que ache o seu antepassado.

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2021

    @Cristiano Soares

    Possíveis parentes "Boaventura":

    275207 Manuel Boaventura Esposende Porto Manuel António Boaventura Elvira Roças Boaventura Lavrador18 Rio de Janeiro Solteiro

    370536 Renato Ferraz Boaventura Leiria Porto Manuel Inácio Boaventura Elvira da Costa Almeida Campelo Ferraz Oficial do Exército 33 Pará Casado

    22159 João da Boaventura Barcelos Barcelos SiSiSi 13 Pernambuco Solteiro

    138763 José Boaventura Esposende Esposende &bnsp;&bnsp; Trabalhador 22 Rio de Janeiro Solteiro

    169589 José Joaquim Boaventura Porto Porto &bnsp;&bnsp; &bnsp; 28 Rio de Janeiro Solteiro

    193194Manuel Sampaio BoaventuraEsposendeEsposendeAlbino Sampaio BoaventuraAna Barbosa da SilvaLavrador22BaíaSolteiro

    198589Cândido Boaventura Rodrigues EiradoMonçãoPortoManuel Rodrigues EiradoMaria do Carmo RodriguesLavrador28SantosSolteiro

    229426João BoaventuraBarreiroTondelaJosé FerrazEmilia de NazaréSem Indicação45Rio de JaneiroSem Indicação

    230357José Neto De BoaventuraEsposendeEsposendeAntónio Neto JúniorFelicidade Dias de BoaventuraAgricultor21Rio de JaneiroSolteiro

    Um Boaventura Soares. Boaventura pode servir como nome ou sobrenome. Quem sabe se é parente?

    247906Boaventura Soares de Araújo AlémFelgueirasFelgueirasAntónio Soares Araújo Além&bnsp;&bnsp;14Rio de JaneiroSolteiro

    259086João Pinto BoaventuraPortoPortoSiSiSi15Rio de JaneiroSolteiro

    266289José BoaventuraVila Nova de Foz CôaVila Nova de Foz CôaAntónio Marianim&bnsp;Menor13Santos Solteiro

    271223Albino Augusto De BoaventuraEsposendeEsposendeManuel António de BoaventuraElvira Ramos de BoaventuraLavrador18Rio de JaneiroSolteiro

    325288Luis BoaventuraS. SalvadorViseuSem IndicaçãoSem IndicaçãoTrabalhador44Rio de JaneiroCasado

    347576Celeste BoaventuraSão João da PesqueiraPortoFrancisco CardosoMaria PiedadeDoméstica17SantosSolteiro

    375677Manuel Boaventura Da SilvaSalzedasTaroucaSem IndicaçãoSem IndicaçãoNegociante35Rio de JaneiroCasado

    380127Hilário Sampaio De BoaventuraEsposendeEsposendeAlbino Sampaio de BoaventuraAna Barbosa da SilvaCarpinteiro25BaíaCasado

    414700Serafim Boaventura de AlmeidaGondomarGondomarSiSiSi26Rio de JaneiroCasado

    420152Joaquim Boaventura Nogueira MaiaMaiaMaiaJosé Boaventura Moreira da SilvaAlbina Nogueira MaiaCarpinteiro17Rio de JaneiroSolteiro

    424348Ana Boaventura das NevesGondomarGondomar&bnsp;&bnsp;&bnsp;31Rio de JaneiroCasado

    427653Abílio Boaventura Moreira Da SilvaMaiaMaiaJosé Boaventura Moreira da SilvaAlbina Nogueira da CostaAgricultor23SantosSolteiro

    455720José Joaquim BoaventuraPortoPortoSem indicaçãoSem indicaçãoProprietário28Rio de JaneiroSolteiro

    467287Eleutério Pinto BoaventuraPortoPortoSem indicaçãoSem indicaçãoEstudante11Rio de JaneiroSolteiro

    Mais alguns locais de busca!!!

    São muitos, mas depois de 3 anos, qualquer dica é válida.

    Boa caçada!

  • @Cristiano Soares Você já tentou entrar em contato com o cartório do casamento e solicitar o desarquivamento do processo de habilitação do matrimônio ?

  • GlauciaBuarque desculpe a demora... Sim. No cartório, no processo de casamento ele não apresentou documentos... apenas duas testemunhas que o conheciam. E na paróquia não foi solicitado certidão de batismo.

  • @guimoss Obrigado pelas dicas... ainda não busquei no instituto de registro civil do RS... no resto quase todos.

    Sobre o Eduardo Boaventura do passaporte, na verdade, no passaporte aparece Rio Grande do Sul, veja se concorda. Abaixo anexo.

    Encontramos no Porto, na Freguesia de Victoria, um assento de nascimento de um Eduardo, de pais incógnico, nascido em 21/11/1866. Este Eduardo teve depois o sobrenome Boaventura, porque no Cadernos de Recenseamento Militar aparece um Eduardo Boaventura, de pais incógitos, nascido em Victoria, em 21/11/1866. A data de nascimento bate com meu antepassado que casou em 08/04/1905 com 38 anos e morreu em 28/09/1946 com 79 anos. Segue anexo assento de nascimento. Então é ele!!! Só que não...

    Estamos desistindo dele devido a três motivos:

    1) A informação dos pais dele estão exatos (incluindo se estavam vivos ou mortos) na certidão de casamento e citados na certidão de nascimento dos filhos dele. Ele teria inventado ou seriam as pessoas que o criou? Não encontrei nenhum registro de legitimação em Bonfim ou Victoria.

    2) Como falei, existe no Porto, na freguesia de Bonfim (vizinha de Victoria), um registro de 1887 no Cadernos de Recenseamento Militar, quando este Eduardo Boaventura teria 21 anos, com pais incógnico, mas com endereço. Então se Eduardo Boaventura migrou com 14 anos, como ele poderia estar aos 21 anos em Portugal novamente? Seguem anexos.

    3) Não temos o sobrenome Soares em nenhum momento. Ele teria inventado?

    Assim... Alguém acha possivel que sejam a mesma pessoa?... e como instruir um processo como este?

    Estou mais inclinado a acreditar em uma portuguesa que me disse... "Talvez este não seja seu Eduardo e exista um Eduardo Boaventura Soares com pais definidos em Portugal... vc somente não achou ainda?"

    Qualquer opinião e informação ajuda... Desculpe pelo tamanho do texto.



  • @Cristiano Soares

    Acho que vc achou o seu bisavô (eduardo), mas está em dúvida, porque aparece "pais incógnitos" no batismo. Estou certo?

    Se for isso, acho que isso nao atrapalha o pedido de nacionalidade do neto. Vc só vai ter que colocar mais documentos no pedido. Explico:

    1) Na certidão de casamento de eduardo, de 1905, consta que o pai dele (seu trisavô) é falecido. Neste caso, sugiro que vc busque o óbito dele, pois pode mencionar o nome da esposa. Procure do nascimento do eduardo até o casamento, na freguesia de Vitória ou Bomfim. A busca é feita na torre do tombo. Se vc achar, vc envia esse assento de óbito + a certidão brasileira de casamento, pois seria muito improvável a morte de "duas" (no caso, seu trisavô) pessoas, com o mesmo nome, no mesmo lugar e mais ou menos na mesma época.

    2) Se a trisavó (mathildes) estava viva, então vc busca o óbito dela de 1905 para frente até 1911 nas freguesias de vitoria e Bomfim. Se passar dessa data e nao encontrar, va no Familysearch, seção imagens, onde há obitos (religiosos) e busque pela freguesia, de 1911 para frente. Ou faz uma busca no civilonline, pelo óbito dela.

    3) eu buscaria por dados dos trisavós, manualmente ou pelo AD (sei que vc já fez algumas). O casamento deles e por possiveis filhos na freguesia de Vitória ou Bomfim (X, filho de joaquim e mathildes).

    Dessa forma, vc enviaria os documentos brasileiros em que eles aparecem (casamento do eduardo e nascimento do filho dele - ou mais, para fins de prova dos avós paternos) + os documentos portugueses do joaquim e mathilde.

    Outra coisa: ***se vc achar o casamento/óbito dos trisavós ou batismos de irmãos do seu bisavô (documentos que comprovariam a filiação, juntamente com certidões brasileiras), vc poderia usar o ARTIGO 87, item 1, alínea "i" + item 2 do Código de Registro Civil Português***:

    87, item 1, alinea "i": Ao assento de nascimento são especialmente averbados: i) Em geral, todos os factos jurídicos que modifiquem os elementos de identificação ou o estado civil do registado

    87, item 2: A perFlhação só é averbada ao assento de nascimento desde que haja o assentimento do próprio perFlhado ou, sendo ele pré-defunto, dos seus descendentes, quando esse assentimento for necessário à perfeição do acto.

    Marquei a @Leticialele para dar uma olhada no seu caso.

    Espero ter ajudado!

  • Muito obrigado por apontar um caminho @guimoss .

    Já estou na pesquisa e depois retorno os resultados.

    Também, ontem, conversando com uma Portuguesa fui informado que o recenseamento dos mancebos com 21anos não é um impeditivo. Parece que o recenseamento era feito por uma comissao com os registros que havia na época em dezembro de cada ano e um edital era fixado na freguesia para os mancebos apresentarem contestação ou se registrar. O Mancebo poderia não estar lá, na verdade havia muito erro, incluido pessoas já falecidas há muito tempo. Interessante que neste recenseamento ele aparece agora com o sobrenome Boaventura e com Residencia (Rua de Fernnades de tomas, Bonfim), a maioria dos mancebos de pais incógnito não tinha residencia. Então a junta tinha algum documento que ainda não encontrei.

    Terminei a pesquisa da Roda do Porte em entrada e saida e não tem registro dele.

    Outra linha que vou seguir é que ele foi Conselheiro Municipal (1921-26) e Protocolista na prefeitura (1936-39), além de comerciante. Então era envolvido na política local. Vou procurar com registros eleitoral ou comercial no Rio grande do sul. Se alguém tiver experiencia dica nisso agradeço.

    Se a @Leticialele também puder dar uma olhada nisso agradeço.

  • @Cristiano Soares

    Se ele era conhecido, busque menções a ele nos jornais locais, talvez com a biografia dele ou o obituário dele.

    Vc pode encontrar infirmacoes relevantes.

    Boa sorte!

  • @guimoss @Leticialele

    Novidades:

    1. Em dois processos de casamento de seus filhos aparecem a data de nascimento de Eduardo Boaventura Soares... 18/07/1867. Mas, apenas informa que é de Portugal.
    2. Em uma certidão de nascimento de sua filha, a avó paterna ( mãe de eduardo) está como Mathilde Boaventura Velloso (deveria ser Soares).

    Mas, ainda nada de encontrar qualquer registro. Seguem anexos abaixo. Qualquer ajuda ou dica é importante, obrigado.

    Casamento filha Maria Antonieta: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-L1R2-B9T?i=78&cc=1985805&cat=2039625


  • guimossguimoss Beta
    editado May 2021

    @Cristiano Soares

    Ola, tudo bem?

    Fico feliz por voce ter achado uma possivel data de nascimento do seu antepassado.

    Uma pena que as datas que você tem nao batem. A maior parte das pessoas não tem opções de datas. Voce tem muitas.

    Do que eu sugeri antes, o que você ja fez?

    Eu ainda acho que a sua melhor opção é buscar o casamento e obitos dos trisavós e de possiveis irmãos do bisavô nas freguesias do concelho do Porto, para poder confirmar o parentesco.

    É bem dificil ter um assento vazio sem o nome dos pais, o que pode indicar que o nascido era órfão. Qd isso acontece, o termo "exposto" é usado. Sinto dizer que esse eduardo pode nao ser o seu parente.

    ***Busque certidões em que haja um "boaventura soares", seja como batizado, pais ou avós". Ou também como PADRINHOS do batizado, nos locais dos passaportes que postei ou nas freguesias que vc nencionou***

    Com as datas que voce possui, dá para limitar os anos da busca e achar, ao menos, algum parente do ssu antepassado e ter uma referência nas buscas.

    Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.