Necessidade ou não da certidão de nascimento do avô Português
Pessoal,
Novo aqui, primeiro post !
Estou iniciando o processo de requisição de cidadania Portuguesa para minha esposa, neta de Português, com pai já falecido, portando via Aquisição. Minha idéia é fazer diretamente com a conservatória em Portugal (Tondela). Já recebi via email a lista da documentação necessária, entretanto tenho dúvida com o ítem abaixo:
- indicação do registo de nascimento do avô português (ou certidão de registo de baptismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910
Não temos nenhuma certidão de nascimento do avô dela, somente o passaporte com os dados do nascimento: nome, nome dos pais, data de nascimento (31/08/1922), local de nascimento: Freguesia: Travancinha ; Concelho: Ceia ; Distrito: Guarda
A dúvida é: com estas informações a Conservatória vai conseguir dar prosseguimento com o processo ? Ou necessito primeiro providenciar a certidão de nascimento antes de enviar todos os documentos via correios ?
Minha preocupação é enviar todos os documentos e o processo ficar parado/demorado pela falta desta certidão.
Desde já agradeço.
Geraldo
Novo aqui, primeiro post !
Estou iniciando o processo de requisição de cidadania Portuguesa para minha esposa, neta de Português, com pai já falecido, portando via Aquisição. Minha idéia é fazer diretamente com a conservatória em Portugal (Tondela). Já recebi via email a lista da documentação necessária, entretanto tenho dúvida com o ítem abaixo:
- indicação do registo de nascimento do avô português (ou certidão de registo de baptismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910
Não temos nenhuma certidão de nascimento do avô dela, somente o passaporte com os dados do nascimento: nome, nome dos pais, data de nascimento (31/08/1922), local de nascimento: Freguesia: Travancinha ; Concelho: Ceia ; Distrito: Guarda
A dúvida é: com estas informações a Conservatória vai conseguir dar prosseguimento com o processo ? Ou necessito primeiro providenciar a certidão de nascimento antes de enviar todos os documentos via correios ?
Minha preocupação é enviar todos os documentos e o processo ficar parado/demorado pela falta desta certidão.
Desde já agradeço.
Geraldo
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@geraldof
Envie todos os dados à Conservatória de Seia e solicite o número do assento: registos.seia@irn.mj.pt
As informações que receberá serão suficientes para preencher o 1-C.
A Conservatória de Seia acaba de confirmar que o assento de nascimento (do avô de minha esposa) já se encontra informatizado e me passou o número. Agora vou dar prosseguimento com o restante da documentação.
Obrigado novamente.
Chegou a correspondência física para minha esposa, confirmando a cidadania Portuguesa e Assento de Nascimento !
O processo foi finalizado em 21/11/2017. Agora é somente solicitar o cartão cidadão e Passaporte aqui no Consulado de SP.
Considerando que a documentação inicial foi enviada do Brasil em 3 de Julho, o processo levou 4 meses e meio ( mas antes foi necessário confirmar o número do assento do avô Português, assunto deste post)
).
Queria agradecer a todos aqui do Forum, sem a ajuda de vocês não teríamos conseguido.