Esclarecimentos

Boa tarde! Vocês poderiam me ajudar? Minha avó era Portuguesa e se casou no Brasil, tenho a certidão de casamento dela, sendo este o único documento que possuo. Minha avó, desta união, teve uma filha. Depois separou-se oficiosamente e viveu com outra pessoa tendo três filhos, que foram registrados somente no nome dela. A minha mãe é dessa segunda união. Como proceder para conseguir a cidadania portuguesa? Desde já agradeço.

Comentários

• Tem-se que comprovar que sua avo reconheceu sua mae na menoridade. Para isso tera que juntar ao processo documentos que foram assinados pela sua avo quando sua mae era crianca: carteira de vacinacao, boletins escolares, etc.
    Como aparece a sua avo na certidao de nascimento da sua mae? Com o nome de solteira? Deve ver isso tambem.
    Se voce morar em SP ou MS informe-se no Consulado de Sao Paulo como proceder. Explique o caso.
    Que documentos portugueses a sua mae tem? Certidao de nascimento?
  • Oi! Denise! tudo bem?
    Na certidão de nascimento da minha mãe consta o nome de solteira de minha avó e não consta o nome do pai. Não entendi por que tem que reconhecer a maternidade da minha mãe, a certidão de nascimento já não é prova suficiente ?
  • É assim, se foi a sua avó q registro a sua mãe ou seja foi a declarante do nascimento, vc pode fazer o processo de cidadania normalmente.
    De sua avó(portuga) p/ sua mãe.

O q a Denise esta a dizer é q se foce o pai a registrar o nascimento de sua mãe, e como não eram casados teria q provar q sua avó criou a sua mãe.

Entendeu?
  • Oi! Alexandre! Entendi sim! Como eu só tenho a certidão de casamento da minha avó, estou tentando no Arquivo Nacional, aqui no RJ, se consigo dados da certidão de nascimento da minha avó, pois parece que os livros do Registro Civil onde ela casou estão arquivados lá. Existe algum outro meio de conseguir a certidão de nascimento dela aqui no Brasil só com a certidão de casamento ? Se eu não conseguir os dados da certidão de nascimento dela, como devo proceder?
  • Rosana,
    Vai ter que pesquisar com familiares para descobrir onde ela nasceu. Veja tambem outros documentos antigos como carteira profissional, modelo 19, passaporte, etc. Pode tentar tambem o consulado para ver se ela fez inscricao consular. Em caso positivo voce tera todos os dados.
    Precisa dos dados completos para poder conseguir a certidao.
  • Denise ela nasceu em Lisboa, isso ajuda?
  • O distrito vc já tem.
    Distrito: Lisboa Falta
    Concelho: ?
    Freguesia: ?

Va ao consulado e pedi p/ ver fixa consular de sua avó.

Se vcz são do Rio é praticamente certo de ela ter ficha consular.

Outra coisa se vc é neta do não casamento, então não averbe o casamento de sua avó.
    Faz o pedido como mãe solteira.

Entendeu?
  • Entendi sim, obrigada! Eu moro no interior do Rio. Assim que for na Capital irei ao Consulado ver se consigo a tal ficha. Obrigada!
  • Rosana,
    Mande um e-mail perguntando, quem sabe eles respondem.
  • Só pessoalmente e tem q ser o filho(a) do tuga, se for neta(o) tem q levar um documento q o comprove.
  • Oi! tudo bem? Vcs poderiam me esclarecer qual a ligação entre esses 03 lugares?
    Matela - Aldeia - Trás-os-montes, pois há informações que a min ha avós nasceu nesse lugar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.