Lei 237 -A/Agora Netos podem pedir Naturalização
Se você tiver duvidas é esse o espaço para Naturalização(Netos), não para Dupla Cidadania
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Depois de algumas pesquisas, vi que este é o meu caso, já que meus pais são falecidos. Já pedi a certidão de batismo no arquivo distrital em Braga e conservatória, mas ainda não tive resposta. quero saber qual a diferença neste caso, os direitos são os mesmos? Sou leiga no assunto, por isso estou perguntando .. ahh outra coisa, no consulado aqui em São Paulo me disseram que só preciso da certidão do meu avô, minha mãe, a minha, antecedentes e que este processo leva uns 190 dias. É isso mesmo, achei que parece ser tão simples. obrigada se puder me ajudar.
Vc é lindo ... até que enfim alguém soube me responder rsss... no caso não sei a data exata de nascimento de meu avô, pois existem prováveis 3 anos, á que pela data de morte no Brasil e idade ele teria nascido em 1899, porém nos docs dele diz que nasceu em 1901 (vai entender?) ... enfim já encontraram a certidão de batismo de um irmão dele, mas o dele ainda não. Tentei no arquivo distrital em Braga (segundo informações de meus tios, ele nasceu na paróquia de Nogueiró, logo deduzi que fosse Braga, encontrando este meu tio avô então tive certeza). Só que não estava lá e me indicaram pra Conservatória do registro civil de Braga, me responderam que tb não está lá e agora pediram pra voltar ao arquivo distrital ... o que fazer? vc sabe como eu posso conseguir isso? obrigada mais uma vez! Ah, mais uma coisinha ... vc sabe o que modifica nos direitos e deveres em relação a cidadania? brigadúúúú bjsss
Acho que estou no caminho certo, tem um rapaz que trabalha no arquivo distrital e está me ajudando a encontrar, já achou 3 irmão do meu avô, mas os dele ainda não rsss só pra me deixar mais ansiosa rsssss. Bem, mas isso do conselho e não sabia, vc sabe como faço pra pedir isso, será que pelo arquivo tb? eu eu minhas perguntas ... bjs obrigada mais uma vez!
Sei que estou abusando da sua boa vontade, mas não consegui nada ainda , digo em relação a certidão, já procurei tanto no arquivo distrital como na conservatória. Mandei e-mail com todos os dados que possuo e nada. Você disse que posso fazer sem isso, mas como se não sei o exato ano que ele naseu? Outra coisa, esse número de assento, como eu faço pra conseguir? Obrigada mais uma vez se puder ajudar!
Respondendo pelo Alex...
Adquirindo a cidadania potuguesa c nao perde a Brasileira, embora esteja em lei isso nao acontece na realidade.
Voce sendo marido de uma naturalizada, voce apenas podera solicitar a sua naturalizacao mas apenas se viver com ela em Portugal por 6 anos.
Se ela tem direito a cidadania por Naturalizacao, obviamente nao a tem por Atribuicao.
A pessoa que se naturaliza em outro pais, nao perde seus direitos de sua nacao nativa.
Abraços.
Olá pessoal, muito obrigada pelas por todas as dicas aqui da comunidade.
Estou pedindo naturalização pois meu avô é português e gostaria de saber o que eu devo escrever no formulário de requisição, no item: Mais declara que (informações que julgar reelevantes). Vocês que já preencheram tem alguma dica????
Muito obrigada,
Desculpe pela demora, estou sem PC no momento, mas respodendo a pergunta sobre perder cidadania brasileira isto ja caiu por terra desde 1994, tanto o governo português quanto o brasileiro aceitam mais uma cidadania. Portanto relaxa quanto a isto.
Eu coloquei coisas que justifiquem meus laços com portugal. Por exemplo, minha avó tb era portuguêsa e meus parentes em Numão, Vila Nova de Foz Cõa esperam por noticias favoraveis, etc etc etc...é isto...Fui
Maestro,
gostaria de tirar minha cidadania através do meu avó. Minha mãe é viva mas não tem interesse.
Acabou de chegar a ceridão de nascimento dele, da conservatória de Alijo.
Tô meio inseguro quanto ao que fazer agora. Qual o próximo passo?
Há dois anos estava tenatando tirar pelo consulado do Rio, mas depois que entre pra comuidade, desisti.
O que fazer agora? POde me dar o passo a passo?
Grande abraço
Renan
O link do Formulário que você postou acho que caducou.
Consegui este aqui
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_
Vê se tá certo.
QUal o endereço para o envio no CNAI Lisboa?
Por favor me ajudem.
Moro em São Paulo e em Maio estarei indo a cidade do Porto vou fazer o caminho de Santiago de Compostela via Portugal.
Sou neto de portugueses por parte de pai (falecido). Tenho todos os documentos dos meus avos, (certidao de nascimento, passaportes, Inscri. consular).
O que preciso fazer para conseguir minha naturalização portuguesa?
Quais documentos?
Posso fazer diretamente em Portugal?
Posso fazer para minha filha de 6 anos e minha esposa?
Qual caminho devo seguir pra conseguir isso?
Obrigado por este espaço e pela eventual ajuda.
Sua filha e sua esposa so terao direito a cidadania, se morarem em Portugal junto com voce, filhos nascidos antes da naturalizacao tem que provar vinculos, filhos nascidos apos a naturalizacao, tem direito a cidadania por atribuicao, sua esposa so tera direito apos 3 anos da sua naturalizacao e vivendo em Portugal.
Tem um topico do Maestro com os documentos necessarios, da uma procurada, se nao achar volta aqui, eu aproveitaria e levaria a certidao de casamento dos seus avos, caso exijam que voce faca a transcricao do casamento, a certidao tem que ser de inteiro teor, legalizada no consulado.
Obgdo
Cibele obrigado.
Na verdade olhando aqui os documentos notei que não possuo as certidoes de nascimento deles, tenho os passaportes deles e tambem a certidão de casamento deles em Portugal (vieram casados ao Brasil) la consta o livro de registro de nascimento deles tbm tenho o obito do meu avô. Na minha cetidão de nascimento consta meu Pai como declarante e o nome dos meus avos.
fiquei mais confuso ainda quanto a documentação.
Desculpem incomodar aí , sei que o tópico já está meio embaralhado , mas tem uma questão que me deixa curioso.
Se eu me naturalizar português, eu perco todos os meus direitos como brasileiro?
Mais uma vez , me desculpem , mas tive que perguntar.
Obrigado.
Abraços!
qual a diferença entre atribuição e aquisição?
E em qual me encaixo?
aquisição e quem pula o pai ou a mãe e pede pelo avo etc etc .
Meu caso é aquisição...
Porque meu pai é falecido.
vou pesquisar pra ver se descubro quais os documentos necessarios.
se teu pai o filho de português e falecido , neste caso vc vai pedir a nacionalidade portuguesa através do seu avo , o seu caso e AQUISIÇAO , mas tb e conhecido por naturalização .
procura no guia de ajuda da comunidade que la tem todos os documentos que vc precisa .
Obrigado pelo esclarecimento.
Como disse antes estou os passaportes dos meus avos e tambem a certidão de casamento deles feita em Portugal.
Vou descobrir o restante dos documentos que preciso pra levar comigo pra Portugal em Maio.
Assim dou entrada pessoalmente e não posso esquecer de nenhum documento.