Transcrição quando houve dois casamentos e óbito

Bom dia a todos.

Encontrei esse fórum pois também tenho o interesse de tirar a cidadania, porém tenho algumas dúvidas e para entenderem o contexto, primeiro contarei sobre a minha árvore genealógica.

Meu pai que é o progenitor português, casou-se pela primeira vez com a minha mãe, que é brasileira e divorciaram-se e ele casou novamente com outra brasileira e mais tarde meu pai faleceu, deixando-a viúva, esta casou-se novamente.
Ou seja, o progenitor português teve dois casamentos aqui no Brasil.

Antes de eu solicitar a minha cidadania, preciso transcrever as informações dele, ai seguem as dúvidas:
- Preciso transcrever casamento+óbito?
- Sei que para transcrever é somente o nubente, nesse caso a viúva que casou-se novamente ainda é a nubente? Se não, eu como filha, posso solicitar a transcrição?
- Para transcrever precisa informar os dois casamentos ou só o primeiro casamento (que é o com a minha mãe) já basta?
- Se precisar transcrever os dois casamentos, precisa das duas certidões de casamento? É necessário alguma certidão da viúva?
- Depois que eu conseguir a cidadania, qual a melhor forma da minha filha tirar a cidadania, pelo meu pai ou por mim?

Agradeço muito quem puder ajudar.
Cristina

Comentários

  • @Cristinalemos,

    não precisa transcrever nenhum casamento e nem óbito dele, SE ele tiver sido seu declarante na certidão de nascimento.

    Se ele não tiver sido seu declarante, terá que transcrever o casamento dele com sua mãe.
    Você, como filha, pode transcrevê-lo, bastando assinar o requerimento, reconhecer sua assinatura por autenticidade e enviar, junto com os documentos da transcrição, a cópia autenticada do seu RG.


    Depois que obtiver sua cidadania, para passá-la à sua filha, terá que transcrever seu casamento, obrigatoriamente. Os processos de cidadania são atribuições (de pai/filha e mãe/filha).
  • Boa tarde !
    Mandei para Ponta Delgada, toda documentação necessária para ser feito a transcrição de casamento da minha filha. Devolveram toda documentação em virtude de não se encontrar transcrito o primeiro casamento e respectiva dissolução de óbito do esposo.
    Como devo proceder?

  • @Helio terá que transcrever o primeiro casamento,pedir a dissolução desse casamento por óbito e ai sim pedir a transcrição do segundo casamento.
  • Obrigado, @Vlad Pen.
    Vou providenciar a documentação para enviar com os documentos devolvidos, sendo um envelope para o processo devolvido e um envelope contendo a solicitação em pauta.
  • usuário novousuário novo Member
    editado January 2019
    Boa noite!

    Amigos,

    1-Essa informação abaixo é suficiente para preencher no formulário para identificação do nubente português?

    Assento de nascimento nº XX053/2018, da CRCentrais.

    2-No preenchimento do nubente português(aquisição), na qual nasceu em São Paulo-SP. Tem algum problema deixar essa informação registrada no formulário? Exemplo:(Se nasceu no Brasil: Município: Sao Paulo___Estado:___SP___)
  • @usuário
    1- sim
    2- pode fazer dessa forma
  • @Vlad pen Muito obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.