São estes documentos necessários para Atribuição? Com respectivo apostilamento, firma e assinatura?

Pessoal, boa tarde!

Primeiramente agradeço muito a futura ajuda de todos!

Havia solicitado minha nacionalidade por atribuição por meio de um despachante, mas essa semana descobri que fui enganado.
Paguei o valor exigido por ele em AGO/16 e ao ligar para Portugal essa semana, soube que meu processo ainda não existia.
Sendo assim, vou tentar fazer com minhas próprias mãos e gostaria muito da ajuda de vocês para que eu conseguisse realizar!

Vou colocar minhas primeiras dúvidas nesse post e conforme evolução do processo, vamos conversando por aqui.
Minha atribuição será pelo meu pai, português por atribuição de meu avô. Meu pai é o declarante do meu nascimento.

Pelo que pesquisei, o melhor CRC para enviar no momento é Tondela.

DOCUMENTOS - Vou começar a junta-los essa semana, peço por favor, verificar se estão corretos esses documentos com as devidas apostilas e firmas necessárias.

1) Formulário 1C com reconhecimento presencial da assinatura;
Dúvida: Consigo esse reconhecimento presencial da assinatura em qualquer cartório do RJ?

2) Certidão de nascimento de inteiro teor reprográfica (Tondela) e apostilada com firma reconhecida;
Dúvida: Consigo pedir que a certidão de inteiro teor reprográfica já saia apostilada e com firma reconhecida no momento da solicitação?

3) Cópia do RG Brasileiro e apostilado e firma reconhecida;

4) Cópia do Assento de Nascimento do meu pai.
Dúvida: Seria uma cópia simples? Sem necessidade de reconhecimento de firma e/ou apostila?


Esse foi o fruto de minhas primeiras pesquisas. Vou continuar procurando no forum sobre mais informações para agilizar meu processo e não ter nenhum problema futuro.
Fiquem à vontade para corrigir qualquer informação errada que eu tenha comentado.

Agradeço muito a todos e aguardo seus comentários!

Comentários

  • @Caio Dias, pode realizar por Ovar, Tondela ou Vila Nova de Gaia. Veja as regras de cada Conservatória, e veja qual se enquadrará melhor: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest

    1 – A assinatura pode ser reconhecida em um cartório de notas, e certifique-se que ela foi feita por autenticidade (veja no selo se tem autenticidade escrito).

    2 – Não. Somente cartórios de notas apostilam. Peça as certidões no cartório de registro, e depois leve para apostilar (aproveite a ida, e faça cópia autenticada e apostilada do RG).

    3 – Ok. A cópia é autenticada e apostilada.

    4 – Ela pode até ser dispensada de envio, desde que coloque o número e ano do assento no 1c. Se tem uma cópia dela, pode enviar também. Pode ser cópia simples no seu caso.

    Sugiro ler também este tópico, o qual tem instruções de preenchimento do 1c: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
  • Saudações a todos(as).
    Consegui achar os assentos de nascimento do meu avô, através do registro de pedidos de passaportes de Coimbra. Solicitei junto ao Portal do Cidadão, uma certidão de nascimento do meu avô, paguei 20 euros e agora irei aguardar a possível chegada, possível, uma vez que ele teria 113 anos hoje.
    Minhas dúvidas quanto a documentação são baseadas no seguinte cenário:
    Me avô era solteiro e se casou no Brasil, minha avó brasileira. Ambos já falecidos!
    Meu pai não assina, uma vez que é deficiente visual.
    Na documentação exigida descrita no site diz o seguinte/: Certidão de nascimento do interessado (meu pai), mas ele é casado e quando se casa, a certidão de nascimento é substituída pela certidão de casamento. O QUÊ FAÇO? apresento a de casamento autenticada e apostilada?
    Precisarei apresentar as certidões de óbito dos meus avós e a certidão de casamento deles?
    Alguém já precisou fazer uma procuração com caso parecido com o meu? Onde o interessado não assina, apenas imprime o polegar direito.
    Desde já agradeço.
  • @caiodib, obrigado pela ajuda!

    Pelo que vi, a diferença entre Tondela e Ovar é que em Ovar a certidão de nascimento não precisa ser reprográfica e a cópia do RG não precisa ser apostilado, certo?
    Dentre Ovar e Tondela, voce sabe qual está sendo mais rápido para realizar a atribuição?

    Fora esses 4 documentos, não preciso enviar mais nenhum, certo?

    Muito obrigado!!!
  • @Caio Dias,
    Ainda tem mais uma diferença!!
    Ovar exige todas as transcrições de casamento, Tondela quan do o pai portugues foi o declarante na certidão do filho não exige transcrição do casamento do pai. Já Ovar exige mesmo o pai sendo o declarante.
    Ovar e Tondela estão praticamente com o mesmo tempo, diferença as vezes de 15 dias a 25 dias. Bote na sua cabeça o tempo de 4 meses, podendo sair com 3.5 meses
  • @M Adelaide Velloso, obrigado pela resposta!

    O assento de nascimento português do meu pai consta como solteiro, porém meu pai é casado no Brasil. Meu pai foi o meu declarante.
    Sendo assim, melhor enviar para Tondela, certo?

    Uma pergunta: alguém indica algum cartório de notas para apostilar no RJ?

    Muito obrigado!
  • @Caio Dias, como está a sua certidão de nascimento? É mais seguro mandar para Tondela!!
  • @M Adelaide Velloso,

    Não sei como está a certidão de nascimento de inteiro teor, vou solicitar amanha ao cartório, mas acho que aparecerá que meu pai é casado com minha mãe.

    Será que pode dar algum problema? Mesmo sendo em Tondela e meu pai sendo o declarante?
  • @Caio Dias, em Tondela não tem problema!! O Pai sendo o declarante sem problemas, pode ser casado que iso não importa para Tondela.
    Em Ovar se na sua certidão estivesse que se pai é solteiro, podia até fazer por Ovar.
  • @Caio Dias, pela sua situação, e conforme @M Adelaide Velloso disse, seria melhor enviar para Tondela.
    Ovar exigirá a transcrição do casamento de seu pai, o que terá de ser feita ou caso ele queira viver em Portugal com sua mãe.
  • @caiodib, obrigado pela resposta!

    Farei isso sim! Amanha já vou solicitar a certidão reprográfica.

    Uma pergunta, em Junho vou a Portugal.
    Será que seria mais interessante juntar os documentos e entregar pessoalmente lá? O tempo de espera compensa?

    Obrigado!
  • @Caio Dias, sinceramente, penso que não. As Conservatórias que atendem presencialmente demoram 1-2 meses por processo (isso hoje). Ovar realizava processos presencialmente bem rapidamente, mas estão lotados e agendando só para setembro.
    Sugiro enviar para Tondela, e aguardar 3-4 meses.
  • @caiodib, obrigado pela resposta!

    Ok! Essa semana vou tentar reunir todos os documentos e enviar o quanto antes.

    Obrigado!
  • Pessoal, boa tarde!
    O Arquivo distrital de Bragança me enviará o assento de batismo do meu avô, nascido em 1902.
    Ele se casou no Brasil com Portuguesa e ambos faleceram no Brasil também.
    Existe a necessidade de transcrição do matrimônio? Se sim, posso fazer isso apenas com os dados do avô? Não tenho absolutamente nada da minha avó.
    obs: o processo é por atribuição para o meu pai, via Conservatória (ainda estou definindo, de acordo com a documentação disponível). Muito obrigada!!!!
  • @Marília,

    Sim, pois ambos são portugueses. Nesse caso, é necessária a averbação/transcrição do casamento. Você vai precisar do assento da sua avó. Da certidão de casamento em inteiro teor, do requerimento preenchido com a firma reconhecida por autenticidade e da xerox do RG autenticado e apostilado do requerente (no caso você ou seu pai).

    Abraços,
  • @Fábio Malta Montanha, obrigada pelo esclarecimento. E lá vamos nós começar uma nova pesquisa... Alguma dica de onde localizar o assento de nascimento de 1916?
  • Se você souber onde ele nasceu, na CRC de lá, provavelmente estará lá. Pois os assentos de 1911 em diante, já estão digitalizados.
  • Olá, sabem se consigo apostilar uma certidão de São Paulo, no rio de janeiro? Sou natural de sao jose dos campos - Sp e vou recebe-las no Rj por correio, porém São josé não apostila.
  • Pessoal, boa noite!

    Recebi a carta PIN do meu pai hoje e estou com 2 dúvidas sobre o Consulado do RJ:

    1) Para buscar o cartão cidadão é necessário fazer agendamento no consulado?
    2) Consigo solicitar o passaporte no momento em que for buscar o cartão cidadão? (mediante ao pagamento do boleto referente ao valor do passaporte)


    Muito obrigado!!!
  • Pessoal, bom dia!

    Voltei a coletar todos os documentos para envio para Portugal. Já estou com a minha certidão de nascimento de inteiro teor reprográfica e formulário 1C preenchido.
    Podem me ajudar com algumas dúvidas?

    1) A cópia da ID brasileira, preciso mandar colorida ou P/B?
    2) Meu pai é casado com minha mãe no Brasil, porém os documentos de Portugal estão como Solteiro. Meu pai é meu declarante na certidão. Tondela ainda aceita o processo tem a transcrição do casamento do meu pai?
    3) Para o meu caso, sem transcrição de casamento, Tondela ainda é a melhor conservatória?
    4) Cópia do Assento de Nascimento do meu pai. Seria uma cópia simples? Sem necessidade de reconhecimento de firma e/ou apostila?

    Se conseguir essas confirmações, envio os documentos na Segunda! :)
    Se puderem ajudar, agradeço muito!!!

    OBRIGADÃO!!!
  • @Mei muito obrigado pela ajuda!!!

    Tenho mais algumas dúvidas, se puder ajudar, agradeço! :)

    1) O que é Sinal público? Estou no RJ, minha certidão é do RJ e apostilarei no RJ. É necessário Sinal Público?
    2) Vc acha que seria melhor para Gaia ou ACP?
    3) Estou com a Certidão de nascimento de inteiro teor reprográfica. Esta é a exigida por Gaia e ACP?
    4) Pode, por favor, confirmar se os documentos são apenas estes abaixo, com as devidas firmas e apostamentos?

    - Formulário 1C com reconhecimento de firma por Autenticidade + Apostilamento Haia;
    - Certidão de nascimento de inteiro teor reprográfica com reconhecimento de firma por Autenticidade + Apostilamento Haia;
    - Cópia P/B do RG Brasileiro com reconhecimento de firma por Autenticidade + Apostilamento Haia;
    - Cópia P/B Simples do Assento de Nascimento do meu pai.

    Novamente, muito obrigado pela ajuda!
  • Pessoal, bom dia!
    Agradeço todo o apoio de todos aqui no forum.

    Estou com os documentos prontos para enviar e desejo enviar ainda hoje.
    Poderiam, por favor, verificar se são apenas estes, por desencargo de consciência? Rs

    - copia simples RG P/B autenticação simples + apostilamento haia;
    - certidão inteiro teor reprografica com sinal publico + apostilamento Haia;
    - formulário 1C com reconhecimento por autenticidade;
    - copia simples do assento de nascimento do meu pai.

    Aguardo a confirmação de vcs pra tentar enviar ainda hoje.

    MUITO OBRIGADO!!!
  • @Caio, parece tudo ok.Se foi seu pai o declarante do seu nascimento, Somente ACP e VNGaia não exigem a Transcriçao de Casamento.
  • Pessoal, bom dia.

    Primeiro gostaria de parabenizar e agradecer vocês pela iniciativa e criação desse fórum, ele é maravilhoso rsrs tem me ajudado muito.

    Podem tirar uma dúvida por favor, não sei se ela é meio boba, mas achei melhor perguntar.

    Vou tirar a cidadania da minha mãe (mãe e pai portugueses) e ela é casada, então o nome da certidão de nascimento dela, não está igual ao do RG, pois ela acrescentou o do meu pai. Se eu enviar a certidão de nascimento dela e a cópia do RG, não vai dar problema ou divergência nas documentações?
  • Vá no cartório onde ela foi registrada e peça para o escrevente do cartório averbar(escrever no livro do registro) o casamento da sua mãe com a mudança de sobrenome.
  • PollPoll Member
    editado April 2018
    @Aline Moreno

    Também vou solicitar a cidadania da minha mãe nessa mesma situação (casada e adotou o nome do marido). O que me orientaram aqui no fórum é enviar a certidão de casamento de inteiro teor dos meus pais junto com o resto da documentação.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12236/necessidade-da-transcricao-de-casamento-divorcio-obito#latest
  • @Aline Moreno se o casamento já está averbado na certidão de nascimento,não precisa enviar a de casamento
    Caso não esteja averbado,faça como o @marcuspergentino indicou
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.