Gouvea x Gouveia - Sobrenome com grafia diferente entre documentos do pai português e filhos no Bras

renatacfgfrenatacfgf Member
editado March 2017 em Retificação de documentos
Ola pessoal!

Meu avô portugues tinha o sobrenome Gouveia em Portugal. Quando veio para o Brasil mudou para Gouvea (sem o i) e meu pai e tios (brasileiros) foram registrados com Gouvea (sem o i). Será necessário retificar os documentos do meu pai para o processo de cidadania?

Vi outros casos parecidos, mas estou na dúvida se a fonética continua a mesma no meu caso. Liguei no consulado de sp e disseram que não precisa, mas a pessoa que me atendeu não era muito prestativa e fiquei com receio do processo barrar la na frente.

Obs: vou fazer o processo via consulado de sp

Desde já agradeço a ajuda.

Renata

Comentários

  • Olá Renata,

    Eu ACHO q não tem problema. Meu avô tem sobrenome Corrêia (com i) e os filhos, netos e bisnetos são Corrêa (sem i) Minha tia e primos conseguiram a cidadania sem problema algum e eu estou juntando os meu documentos no momento para entrar com o meu processo.

    Boa sorte para todos nós.
    Michelle
  • @renatacfgf, não tem problema por ser questão de fonética, fique tranquila.
  • @m adelaide Velloso e @MichelleCorrea muito obrigada pelo retorno de vcs! é incrível como milhares de estranhos se ajudam através desse fórum e torcem um pelo outro! :)

    @MichelleCorrea por onde eles fizeram e por onde vc vai fazer?

    @M Adelaide Velloso, aproveitando, na sua opinião, qual será a Conservatória mais indicada para o meu caso?
    (desisti de consulado)

    Li por aqui que Tondela é melhor para processos 100% ok, sem divergência alguma. já VNGaia (ex PD ehehe) é mais flexível. Ovar não consegui concluir o nível de exigência. Vi que a média está em 3-4 meses para esses dois últimos.

    Se não for abusar da boa vontade dos amigos aqui do fórum, gostaria de resumir o meu processo:

    1- Progenitor português: avô paterno nascido em 1905 em Portugal (casamento e óbito já averbados na certidão de batismo) - estou confirmando se o asssento está informatizado (creio que sim, pois meu tio fez processo em 2004)

    2- Divergência no sobrenome (i): Por questões particulares (além da burocracia/gastos), nós não queremos retificar nossos nomes. (na época o meu tio mudou o dele!)

    3- Após a atribuição do meu pai, vamos seguir com a atribuição minha e das minhas duas irmãs. Meu pai é o declarante de nosso nascimento, portanto não será necessário averbar o casamento dele (certo?). meus pais são divorciados, e já sei que teríamos que contratar advogado...

    4- não temos extrema urgência no processo, só não quero que seja "moroso". Se eu pudesse enviar tudo de uma vez para uma única conservatória seria mais prático, mas se isso acabar colocando o processo em risco, eu abro mão.

    obrigada!!

  • Minha tia e primos fizeram com uma advogada Portuguesa. Pretendo fazer com ela também pois já tem os documentos do meu avô e nos deu um desconto família. Sei que tem muita gente aqui que se ajuda e fazem tudo sem advogados, porque realmente é mais barato, mas eu sou meio insegura de fazer sem advogados...
    Boa sorte para todos nós!
  • Pessoal, hoje saiu a cidadania do meu pai! não tivemos que alterar nada no nome. o pai portugues dele "Gouveia", mas com documentos brasileiros "Gouvêa" e a certidão dele saiu como GouvÊa mesmo! :)

    OBS: enviamos em maio para vila nova de gaia. Saiu dia 23/10 e chegou ontem em casa.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.