Processo/Europa
Gostaria de saber se essa possibilidade é viável:
Dar entrada no processo de atribuição daqui do Brasil, normalmente.
Permanecer aqui por mais uns 6 meses e viajar para Europa como turista.
E lá fico sabendo que o processo foi concluído.
Poderei ir no Consulado Português do país que eu esteja e pedir o passaporte Português?
Caso seja possível tirar o passaporte português de lá, eu precisarei sair do país ou da própria Europa e entrar de novo ou já poderei ficar sem problemas como cidadão europeu?
Obrigado!
Dar entrada no processo de atribuição daqui do Brasil, normalmente.
Permanecer aqui por mais uns 6 meses e viajar para Europa como turista.
E lá fico sabendo que o processo foi concluído.
Poderei ir no Consulado Português do país que eu esteja e pedir o passaporte Português?
Caso seja possível tirar o passaporte português de lá, eu precisarei sair do país ou da própria Europa e entrar de novo ou já poderei ficar sem problemas como cidadão europeu?
Obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
voce pode sim esperar os 6 meses e viajar como turista, para pedido de BI e passaporte, normalmente o consulado pede comprovante de residencia, entao, tera que mostrar algum comprovante em seu nome, estando como turista nao sei como voce faria isso.
Outra opcao e', ja estando na Europa, ir ate Lisboa fazer o pedido dos documentos.
Não terei um comprovante no meu nome, mas estarei dividindo apt com um amigo. só que estará no nome dele, pq ele vai antes de mim e já providenciará residência.
Mas depois que eu pedir os docs por lá (Passaporte e BI)... já serei aceito como cidadão Europeu automaticamente ou terei que fazer alguma coisa, como por exemplo... sair e voltar?
Nao precisa sair do pais, obtendo os documentos portugueses, ficara legal.
por coincidência tb irei para Berlim.
Liguei hoje para o Consulado/Embaixada de Portugal em Berlim levando essa questão e informaram-me o seguinte:
Se o meu processo for concluído enquanto eu estiver como turista em Berlim, devo me dirigir ao Consulado Português mais próximo e dar entrada no meu BI para depois dar entrada no Passaporte.
Depois devo informar ao orgão alemão responsável, que me tornei cidadão europeu.
Após esses procedimentos poderei permanecer na Alemanha já como cidadão normal.
Não fui informado sobre essas exigências que ocorreu com você.
Agradeço pela ajuda!
Se puder detalhar mais o seu caso. Obrigado.
Ligarei outra vez para o Consulado Português em Berlim questionando o que você passou em seu relato. Assim poderei tirar uma média do que poderá ocorrer.
uma dúvida...
Como poderão exigir residência em meu nome se estarei lá como turista?
(Um turista não pode obter uma residência como se fosse um cidadão europeu)
O processo será concluído dentro do meu tempo como turista.
Obrigado!
é verdade, cada caso é um caso, e isso não nos permite determinar uma regra...
Mas pelo menos fui informado por um funcionário de lá. Acho que ajuda.
Espero relatar boas experiências aqui em breve e ajudar aos demais.
----
Obrigado, Tiago e Cibele.
Me ajudaram muito!
Em qualquer pais, se vc e turista nao pode soòicitar servicos em consulado onde vc nao e residente. Simplismente vao dizer a voce que devera fazer suas solicitacoes no seu pais de origem-residencia.