Nacionalidade portuguesa - bisneto - AJUDA

Sou novo aqui no fórum, estou iniciando o processo para nacionalidade portuguesa. Sou bisneto de portuguesa, já falecida.
Fiz uma série de pesquisas aqui no fórum e em outros lugares e só gostaria de ajuda para saber se estou seguindo o caminho correto.
Tenho em mãos:
- Certidão de narrativa de registro de nascimento da minha bisavó portuguesa: emitida em 1992 pela conservatória de figueira de castelo rodrigo. Nesta certidão o nome da minha bisavó está simplesmente ARMINDA, porém o nome correto dela é Arminda dos Anjos.
- Certidão de casamento de meus bisavós no Brasil (meu bisavô é brasileiro)
- Certidão de óbito de ambos

Pelo que entendi, a primeira coisa que tenho que fazer é conseguir a certidão de nascimento de cópia integral de minha bisavó, certo? Penso em entrar em contato direto com a conservatória para tentar obter a certidão. Caso não dê certo, vou solicitar pelo portal do cidadão. Até aqui, tudo bem?
Depois que conseguir a certidão, tenho que fazer a atualização de estado civil da minha bisavó. Para isso, o melhor caminho é pelo consulado português em SP? Entrei no site e vi a lista dos documentos necessários. Pelo que entendi é possível fazer a atualização de casamento e óbito ao mesmo tempo. Certo?

Somente após esse processo finalizar é que posso iniciar o processo de solicitação de nacionalidade de minha avó, e depois de minha mãe, e por fim a minha.

Tá tudo certo? Tem algum detalhe que estou esquecendo?

Desde já agradeço a ajuda.

Luiz Barrilari

Comentários

• Respostas

Pelo que entendi, a primeira coisa que tenho que fazer é conseguir a certidão de nascimento de cópia integral de minha bisavó, certo? Penso em entrar em contato direto com a conservatória para tentar obter a certidão. Caso não dê certo, vou solicitar pelo portal do cidadão. Até aqui, tudo bem?

Pode pedir sim. Mas vai ser de pouca valia sem antes de averbar o casamento. Vc precisara do numero de assento dela por enquanto.

Depois que conseguir a certidão, tenho que fazer a atualização de estado civil da minha bisavó. Para isso, o melhor caminho é pelo consulado português em SP?

Sim.

Entrei no site e vi a lista dos documentos necessários. Pelo que entendi é possível fazer a atualização de casamento e óbito ao mesmo tempo. Certo?

Sim. É lei em PT

Somente após esse processo finalizar é que posso iniciar o processo de solicitação de nacionalidade de minha avó, e depois de minha mãe, e por fim a minha.

Isso, a da sua avó é mais complicado pelas burocracias. Mas o de sua mae e seu serao rapidos pelo Consulado de SP

Tá tudo certo? Tem algum detalhe que estou esquecendo?

Sim. A certidao de nascimento do seu bisavo. O Consulado vai pedir
  • OK, ele é brasileiro e consigo com facilidade.
    A dele pode ser uma cópia simples ou precisa ser de inteiro teor?

Obrigado pela ajuda.
  • Toda as certidoes brasileiras tem que se de inteiro teor e originais.
  • meu caso é parecido com o dele sou bisneta de português, Alexandre Magalhães.O filho dele meu avô Luiz Magalhães já faleceu, tenho direito ainda da cidadia?

obrigada
  • Infelizmente nao, seu avo teria que estar vivo.
  • e minha mãe ela teria esse direito e poderia me passar depois ou nao?

obrigada
  • sua mae tem direito por naturalizacao, mas nao pode passar a cidadania para filhos maiores ja nascidos, naturalizados somente podem passar a cidadania para filhos nascidos apos a naturalizacao ou para filhos menores de idade que comprovem vinculos com PT.
  • Anne

Tire da sua mae e espere. Um dia a lei para netos (Artigo 6/4) se converte de "Naturalizado" para "Atribuido" e dai vc podera pedir. Garanta agora. E melhor errar por exesso.

Isso foi quase aprovado em PT outro dia. Mas o futuro existe. Espero que sim, porque tenho filhos maiores e sou injustamente naturalizado sendo neto de 2 portugueses. Isso é. meu Pai era 100 por cento portuga e faleceu brasileiro porque nasceu no BR. E eu dansei anos. Em 2006 pude. Vc vai poder
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.