Processo de Naturalização

Pessoal,

Entrei com o processo de naturalização (sou neto de português e minha mãe, já falecida, não obteve a nacionalidade port.) em Abril de 2010.
Todos os documentos solicitados foram validados (autenticados) pelo consulado de portugal, em SP, e enviados para a central de nacionalidade, em Portugal.

Porém, desde o primeiro contato que tive com a central de nacionalidade, em Ago/2010, não há nenhum progresso no meu processo de naturalização.

Toda vez que entro em contato, meu processo está em fase instrução, aguardando respostas aos pedidos de informações, solicitadas nos termos do nº 5 do art. 27º do Regulamento da Nacionalidade.

Alguém sabe se esta fase de instrução é a mais logo e quantas fases existem até a conclusão do processo?

E que raio é este termo nº 5 do art. 27º do Regulamento da Nacionalidade?
Não há nada que eu possa fazer para agiliza o processo, umas vez que todos os documentos foram enviados corretamente e autenticados pelo consulado aqui.

Valeu e abraços

Comentários

• Nao tem como agilizar e sim esperar. Paciencia.
  • Paciência

Maurício,
    Seu caso é como o meu, naturalização com mãe falecida.
    Enviei os documentos em outubro de 2009, liguei algumas vezes para CRC e sempre a resposta foi estamos aguardando entidades oficiosas. A última resposta em meados de outubro de 2010 foi que aguardavam resposta da polícia. Bem, em dezembro liguei e nada, continuava a mesma resposta. Somente agora em janeiro de 2011 que recebi a resposta a um email que envie onde dizia que o meu processo encontra-se em fase do
    parecer, ou seja, sim ou não.
    Fiquei ansiosa com a demora pois, quando entrei na comunidade o pessoal dizia que o processo girava em torno de 8 meses... Mas fui lendo as perguntas e respostas desse fórum e percebi que a quantidade de processos havia aumentado muito, e essa era uma das causas da demora. Bom, ainda aguardo a resposta e menos ansiosa...rs Só gostaria de dizer que a demora é um fato, está acontecendo com todos os processos.
  • Meu caso é como o seu. Os documentos chegaram à CRC em 29 de janeiro de 2010, e até agora a resposta é a mesma: processo em fase de instrução aguardando resposta de entidades externas.

Como outros colegas já falaram, a demora se deve ao aumento vertiginoso no número de processos, basta pensar que meu processo tem número na casa dos 9.500 já no primeiro mês do ano.

Sorte teve um amigo meu, pois quando saiu a nova lei de naturalização ele já estava com todos os documentos prontos. Deu logo entrada e saiu a naturalização em 6 meses. A nós, pobres mortais, resta ter paciência e esperar...
  • Resta aguardar mesmo, então.

Quando fui assinar o pedido de aquisição de naturalização, o rapaz do consulado (SP) me informou que o processo estava durando de 6 meses à 2 anos (apenas em caso mais específicos).

Pelo que to vendo, o processo está demorando em torno de 1 ano e meio.

Valeu
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.