DESPACHANTE
Prezados, boa noite.
Por acaso alguém conhece uma empresa ou um profissional que faça o serviço de despachante a fim de ficar a frente da minha solicitação de dupla cidadania? Meu problema é falta de tempo. Sou filho de portugueses que estão vivos e moram no RJ, no mesmo local que moro e meu irmão mais velho é português e tirou a dupla cidadania brasileira. Ele também mora no RJ. Meus pais casaram em Portugal e depois vieram pra cá.
Desde já agradeço.
Por acaso alguém conhece uma empresa ou um profissional que faça o serviço de despachante a fim de ficar a frente da minha solicitação de dupla cidadania? Meu problema é falta de tempo. Sou filho de portugueses que estão vivos e moram no RJ, no mesmo local que moro e meu irmão mais velho é português e tirou a dupla cidadania brasileira. Ele também mora no RJ. Meus pais casaram em Portugal e depois vieram pra cá.
Desde já agradeço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
seu caso e' tao facil que se voce arrumar despachante vai acabar complicando sua vida.
Bastam 4 documentos pra fazer seu pedido de nacionalidade, direto com a CRC em Lisboa, uma vez enviado, so ligue pra pegar seu numero do processo, a conclusao se da dentro de 6 a 8 meses e assim que sair seu assento, eles enviam a certidao de nascimento portuguesa pra sua casa.
Sabe quais são os 4 documentos? Vou entrar agora num daqueles links que têm na comunidade para saber quais são os documentos e de que forma posso enviá-los para Lisboa. Obrigado.
Para processos a serem enviados pelo correio.
Caso o portugues, seja o declarante do nascimento do requerente, os seguintes documentos sao necessarios:
1. Certidao de naascimento de COPIA INTEGRAL, do progenitor portugues.
2. Certidao de nascimento de INTEIRO TEOR do requerente, legalizada no Itamaraty e Consulado.
3. Copia autenticada do RG, legalizada apenas no Consulado.
4. Formulario 1C preenchido e assinado pelo requerente, a assinatura deve ser feita pessoalmente por AUTENTICIDADE, no Cartorio ou no Consulado.
Fazer o pagamento dos 175 euros nos correios, atraves de vale postal, chamado dinheiro certo, e nao esquecer de colocar o comprovante no envelope.
Enviar os documentos para a CRC - Conservatoria dos Registros Centrais.
Mais uma vez, muito obrigado!
Tudo de bom pra vc e sua família!
Att. Carlão.
Obs meu avô é falecido.
1. certidao de nascimento do seu avo
2. certidao de nascimento da sua avo
3. certidao de casamento
todas as certidoes brasileiras devem ser de inteiro teor e legalizadas no consulado, a de nascimento do conjuge brasileiro deve tambem ser legalizada no itamaraty.
- Certidão de nascimento do Nacional Português(sa), (Inteiro Teor)- 180 dias
Como assim 180 dias ? Não é a original ?
E outra dúvida, no caso do meu avô, que era português, está falecido serve a certidão de óbito ? Eu tenho a carteira de identidade em perfeito estado dele comprovando a cidadania portuguesa, serveria para alguma coisa?
Da uma ligada na CRC e pede informacao, eles irao te pedir a data de nascimento e o nome completo pra checar, mas se sua avo adquiriu a cidadania, o concelho e freguesia e' respectivamente o estado e a cidade que ela nasceu no Brasil, o que a CRC podera te passar e' o numero do assento de nascimento dela, o que ja e' suficiente para preencher o formulario.
recapitula, quem e' o portugues na familia ?
Nao entendi agora, sua avo adquiriu atraves de um processo de cidadania ( filha de portugueses ? ) e seu avo, marido dela, e' portugues ?
Voce quer fazer o processo por atribuicao ( seu pai e dpois voce ) ou naturalizacao ( direto da sua avo pra voce ) ?
rs desculpa, cabei enrolando demais os fatos. Minha avó adquiriu por atribuição (filha de portugueses), inclusive já fiquei sabendo que minha tia, já tinha tirado a cidadania por atribuição, logo concluo que já fora feito a transcrição do casamento dela. Se isso ocorreu, basta enviar os documentos né?
Com relação a esse meu avô, na verdade ele é meu bisavô, é que eu pus avô, desculpa. Eu vou tirar a cidadania por naturalização para minha mãe. Só que então temos que achar a certidão de nascimento dele. Temos a carteira de identidade dele, que fala que ele era português, e a certidão de óbito. Vamos ver se achamos a certidão de nascimento dele.
Entao o sua avó portuguesa por atribuicao é mae do seu pai, correto?
Sua mae que tambem quer ser portuguesa vai fazer por aquisicao (naturalizacao) atraves do avô dela, correto?
E voce faria a sua por aquisicao atraves da sua avó (1).
Entao resumindo voce precisa:
1- certidao de nascimento da sua avó (1). Como ela fez por atribuicao, esta registrada na CRC. Peca à sua tia os dados. Se ela nao os tiver ligue para a CRC e peca o numero de assento. Com esse numero ja pode preencher o seu pedido.
2- certidao de nascimento do seu bisavô, ou seja, do avô da sua mae. Para isso necessitara dos dados completos: data e local de nascimento e filiacao.
Agora está claro?
Está tudo perfeito, só que antes de eu fazer para mim, vou fazer para meu pai, para eu pegar por atribuição e ele deseja também.
Os docs para filho no caso de atribuição são quais?
Terminando a do seu pai, transcrevam o casamento dele e entrem com seus papeis.
Então eu tenho que ligar para CRC e pedir o o Assento dela, o Conselho e Freguesia já são respectivamente o Estado e Cidade em que ela nasceu, correto?
Com o Assento, já consego preencher o formulário?
Eu acredito que o casamento dela já esteja transcrito, pois minha tia, filha da minha avó, já tirou a cidadania. Mas ela morreu, e não tem como eu tirar essa dúvida. Teria como eu afirmar se o casamento dela foi transcrito em algum lugar?
E qual seria o telefone para ligar pro CRC?
Muito obrigado.