DESPACHANTE

Prezados, boa noite.
Por acaso alguém conhece uma empresa ou um profissional que faça o serviço de despachante a fim de ficar a frente da minha solicitação de dupla cidadania? Meu problema é falta de tempo. Sou filho de portugueses que estão vivos e moram no RJ, no mesmo local que moro e meu irmão mais velho é português e tirou a dupla cidadania brasileira. Ele também mora no RJ. Meus pais casaram em Portugal e depois vieram pra cá.
Desde já agradeço.

Comentários

• Carlao,

seu caso e' tao facil que se voce arrumar despachante vai acabar complicando sua vida.

Bastam 4 documentos pra fazer seu pedido de nacionalidade, direto com a CRC em Lisboa, uma vez enviado, so ligue pra pegar seu numero do processo, a conclusao se da dentro de 6 a 8 meses e assim que sair seu assento, eles enviam a certidao de nascimento portuguesa pra sua casa.
  • Cibele, muito obrigado pela ajuda.
    Sabe quais são os 4 documentos? Vou entrar agora num daqueles links que têm na comunidade para saber quais são os documentos e de que forma posso enviá-los para Lisboa. Obrigado.
  • Documentos para processo de atribuicao !!!
    Para processos a serem enviados pelo correio.

Caso o portugues, seja o declarante do nascimento do requerente, os seguintes documentos sao necessarios:

1. Certidao de naascimento de COPIA INTEGRAL, do progenitor portugues.
    2. Certidao de nascimento de INTEIRO TEOR do requerente, legalizada no Itamaraty e Consulado.
    3. Copia autenticada do RG, legalizada apenas no Consulado.
    4. Formulario 1C preenchido e assinado pelo requerente, a assinatura deve ser feita pessoalmente por AUTENTICIDADE, no Cartorio ou no Consulado.

Fazer o pagamento dos 175 euros nos correios, atraves de vale postal, chamado dinheiro certo, e nao esquecer de colocar o comprovante no envelope.

Enviar os documentos para a CRC - Conservatoria dos Registros Centrais.
  • P.S. Informacoes sobre enderecos do Itamaraty, da Conservatoria, detalhes do Dinheiro Certo e Relacao de Consulados, estao TODAS no GUIA DE AJUDA.
  • Cibele,
    Mais uma vez, muito obrigado!
    Tudo de bom pra vc e sua família!
    Att. Carlão.
  • Boa tarde, meu pai tb deseja tirar a dupla cidadania, a mãe dele tirou por atribuição. São esses 4 documentos que ele tb precisa enviar?
  • Sim, sao esses 4 documentos, o casamento da sua avo ja foi transcrito ?
  • Não sei meu amigo, vou me informar. Mas o que seria transcrito ?
    Obs meu avô é falecido.
  • Nao faz mal que o seu avo e' falecido, se seus avos casaram no Brasil, precisa comunicar Portugal sobre o casamento, e a comunicacao e' feita atraves de um processo que chama transcricao de casamento, o processo e' simples, custa 120 euros e pode ser feito atraves do consulado ou direto em Portugal, sao tres certidoes:

1. certidao de nascimento do seu avo
    2. certidao de nascimento da sua avo
    3. certidao de casamento

todas as certidoes brasileiras devem ser de inteiro teor e legalizadas no consulado, a de nascimento do conjuge brasileiro deve tambem ser legalizada no itamaraty.
  • Muito obrigado pela atenção minha amiga. Qualquer dúvida eu falo ^^
  • Uma dúvida, minha avó, que tiro a cidadania por atribuição, entrego os docs necessários delas para tirar a cidadania. Só que meu irmão descuidadoso perdeu. Já reviramos a casa inteira e não achamos. Tem como tirar a 2º via de certidão de nascimento dela e do meu avô, que já é falecido ?
  • Sim, a dela voce tera que pedir no portal do cidadao, precisa saber concelho e freguesia e se souber o numero do assento, melhor, se ela obteve a cidadania, o processo dela esta arquivado na CRC, bem provavel que se ligar na CRC voce consiga o numero do assento de nascimento. E do seu avo, e' so' pedir uma nova certidao no cartorio.
  • Blz, após o deferimento da dupla cidadania tem que tirar novamente o passaporte?
  • apos o deferimento do processo, caso queira, podera ser feito o pedido de emissao do primeiro documento de identidade portugues e passaporte, entretanto, se nao for utilizar os documentos, o pedido nao e' obrigatorio.
  • Cibele, será que eles informam o conselho e freguisa tb lá no CRC?
  • Nos doc para naturalização é pedido
    - Certidão de nascimento do Nacional Português(sa), (Inteiro Teor)- 180 dias

Como assim 180 dias ? Não é a original ?
    E outra dúvida, no caso do meu avô, que era português, está falecido serve a certidão de óbito ? Eu tenho a carteira de identidade em perfeito estado dele comprovando a cidadania portuguesa, serveria para alguma coisa?
  • Nao tem tempo de validade a certidao portuguesa, isso voce retirou de um topico com mais de dois anos, e para o processo, e' indispensavel a certidao de nascimento do portugues, nenhum outro documento de identificacao ou certidao tera valor.

Da uma ligada na CRC e pede informacao, eles irao te pedir a data de nascimento e o nome completo pra checar, mas se sua avo adquiriu a cidadania, o concelho e freguesia e' respectivamente o estado e a cidade que ela nasceu no Brasil, o que a CRC podera te passar e' o numero do assento de nascimento dela, o que ja e' suficiente para preencher o formulario.
  • Crystal,

recapitula, quem e' o portugues na familia ?

Nao entendi agora, sua avo adquiriu atraves de um processo de cidadania ( filha de portugueses ? ) e seu avo, marido dela, e' portugues ?

Voce quer fazer o processo por atribuicao ( seu pai e dpois voce ) ou naturalizacao ( direto da sua avo pra voce ) ?
  • Cibele,
    rs desculpa, cabei enrolando demais os fatos. Minha avó adquiriu por atribuição (filha de portugueses), inclusive já fiquei sabendo que minha tia, já tinha tirado a cidadania por atribuição, logo concluo que já fora feito a transcrição do casamento dela. Se isso ocorreu, basta enviar os documentos né?
    Com relação a esse meu avô, na verdade ele é meu bisavô, é que eu pus avô, desculpa. Eu vou tirar a cidadania por naturalização para minha mãe. Só que então temos que achar a certidão de nascimento dele. Temos a carteira de identidade dele, que fala que ele era português, e a certidão de óbito. Vamos ver se achamos a certidão de nascimento dele.
  • AH, e em relação ao conselho e freguisia, estava meio viajando nisso, pensava que era algo relacionado lá em Portugual. Então conselho e freguesia são respectivamente o Estado e Cidade em que minha avó nasceu né? Basta procurar o número do assento de nascimento dela no CRC é isso?
  • Crystal,
    Entao o sua avó portuguesa por atribuicao é mae do seu pai, correto?
    Sua mae que tambem quer ser portuguesa vai fazer por aquisicao (naturalizacao) atraves do avô dela, correto?
    E voce faria a sua por aquisicao atraves da sua avó (1).
    Entao resumindo voce precisa:
    1- certidao de nascimento da sua avó (1). Como ela fez por atribuicao, esta registrada na CRC. Peca à sua tia os dados. Se ela nao os tiver ligue para a CRC e peca o numero de assento. Com esse numero ja pode preencher o seu pedido.
    2- certidao de nascimento do seu bisavô, ou seja, do avô da sua mae. Para isso necessitara dos dados completos: data e local de nascimento e filiacao.

Agora está claro?
  • Ah! concelho e freguesia no caso dos atribuidos é onde ela nasceu digamos: Sao Paulo - Sao Paulo.
  • Obrigado Denise,
    Está tudo perfeito, só que antes de eu fazer para mim, vou fazer para meu pai, para eu pegar por atribuição e ele deseja também.
    Os docs para filho no caso de atribuição são quais?
  • Veja na guia de ajuda o listado de documentos para atribuicao.
    Terminando a do seu pai, transcrevam o casamento dele e entrem com seus papeis.
  • Desculpe a demora,
    Então eu tenho que ligar para CRC e pedir o o Assento dela, o Conselho e Freguesia já são respectivamente o Estado e Cidade em que ela nasceu, correto?
    Com o Assento, já consego preencher o formulário?
    Eu acredito que o casamento dela já esteja transcrito, pois minha tia, filha da minha avó, já tirou a cidadania. Mas ela morreu, e não tem como eu tirar essa dúvida. Teria como eu afirmar se o casamento dela foi transcrito em algum lugar?
    E qual seria o telefone para ligar pro CRC?
    Muito obrigado.
  • No guia de ajuda tem o telefone da CRC, pergunta o numero do assento e veja se eles podem confirmar se o casamento esta averbado, ou, outra opcao, e' solicitar uma certidao para menor de idade atraves do portal do cidadao, para menores nao tem custo, se fizer isso, tem que colocar nas observacoes que quer uma certidao com o casamento averbado, e ai voce usa essa certidao apenas para ver dados e confirmar a situacao, nao a envie junto com o processo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.