Obrigado Caio! Estou pensando em enviar para Tondela. Sabe informar qual conservatória está concluindo o processo mais rapidamente? E qual o prazo atualmente em Tondela?
Residente em - coloquei o nome da rua , número e apt Cód Postal - coloquei o cep ( na frente do CEP tem espaço - posso colocar o nome da Cidade e Estado ou não precisa ? Pois não há nenhum outro local que solicita- exceto no QUADRO 5 ASSINATURAS )
PARA ENVIA PELO CORREIO : QUAL EMPRESA TEM OPERADO- PARA ENVIO SEGURO E RÁPIDO
isso! Ao lado do código postal, coloque cidade e estado, porque usarão este endereço para te enviar a sua certidão. Logo, o endereço tem que estar completo.
A grande maioria envia por SEDEX EMS. Alguns enviam por DHL, que é mais caro, mas mais seguro, em compensação.
ALERTA A TODOS - CONFERIR NAS CERTIDÕES TODAS AS AVERBAÇÕES Relato: de posse de todos os documentos que arrecadei para enviar pelo correio- notei que na minha Certidão de Nascimento- não havia a AVERBAÇÃO DO CASAMENTO e nem o DIVÓRCIO-(2002 - 2005) Como no Formulário declarei que meu estado civil é DIVORCIADO- preferi solicitar o Cartório que enviasse ao Registro as 2 AVERBAÇÕES faltantes para somente assim ENVIAR pelo Correio.
PREJUÍZO (CERTIDÕES + APOSTILHAMENTOS) + TEMPO !!!
prezados participantes- já consegui a cidadania e como estava em Lisboa fiz o cartão do cidadão- só não deu tempo de fazer o passaporte. (vou tirar em Lisboa -pois é rápido e mais em conta) Dúvidas: 1) Quando voltar a Portugal , o farei como passaporte brasileiro- na Imigração posso mostrar o Cartão do Cidadão? 2) Saindo do Brasil posso comprar somente a passagem de IDA a Portugal ? 3) Preciso dizer quanto tempo vou ficar em Portugal ou com o Cartão agora não é mais necessário ? obrigado
1 – Já vi algumas pessoas fazerem isso, mas não tenho certeza se é o mais correto. 2 – Não. Para fazer isto, precisará ter o passaporte. Talvez fique mais barato solicitar o passaporte do que comprar uma passagem de volta. 3 – Não precisa. Pode entrar e sair de Portugal a vontade. Talvez fique mais barato fazer o passaporte do que comprar uma passagem de volta.
Josue - desculpe a demora em responder - pois não havia acessado mais aqui.
Fiz pela Conservatória de Ovar- Enviei pelo correio e depois de 20 dias fui até lá pois estava de férias. O processo parou pq em um dos documentos o nome do meu pai estava com acento e noutro não. boa sorte !
Boa tarde a todos. O processo de atribuição do meu pai foi enviado para Tondela, acredito que em Agosto fique pronto. Em Outubro ele vai para Portugal passar cerca de 1 mês, vocês acham que é melhor ele fazer a transcrição do casamento lá e dar entrada em meu processo presencialmente OU seria melhor enviarmos os documentos para transcrição dele pelo correio, aguardarmos até ficar pronto e depois, também pelo Correio, envio os meus documentos?
@Vlad Pen, vou aguardar a conclusão. A dúvida é se envio por Correio os documentos para a transcrição do casamento logo que receber o número de assento dele ou se ele leva a documentação e faz isso presencialmente em Portugal. Porque preciso disso para dar entrada no meu processo, porém não sei se tento enviar logo ou se espero a ida dele a Portugal em Outubro e vejo se ele consegue resolver, inclusive o meu processo, por lá.
Consegui tirar o passaporte português pelo Consulado de São Paulo- 14 dias úteis-(julho/17) Comprei a passagem somente de ida e como vou ficar uns 6/8 meses - ao chegar em Portugal tenho que apresentar alguma Carta Convite ou comprovar financeiramente que tenho condições de me manter? Pode haver qualquer outra objeção ?
@Barbara, mesmo se vc fizer a Transcriçao presencialmente, vc terá um prazo de espera e terá q fazer na 4a Crc e terá de qualquer maneira aguardar a conclusão do processo do seu pai.
@Ricardo se vc ja é cidadão portugues, tem CC e Passaporte, não precisa comprovar nada.
Boa tarde, meu marido é neto de português e temos o assento de nascimento do avô já com o casamento averbado em Portugal. Temos algumas duvidas: 1.A certidão do filho do português tem que ser por cópia reprográfica ou inteiro teor? 2.A certidão do neto( meu marido) tem que ser por cópia reprográfica ou inteiro teor? 3.Precisa do histórico escolar comprovando que estudou Português? 4.Quais documentos precisam ser apostilados? 5.Iremos a Portugal no final de agosto, onde seria melhor levar os documentos para pedir a atribuição? 6.Tem que ser agendado previamente? 7.Temos ido a Portugal todos os anos desde 2013, ele tem primos portugueses que moram lá e mantemos contato toda semana. Isto seria uma ligação efetiva?
Bom dia Tirei o cartao do cidadao em Lisboa- Maio 2017 fornecendo como endereco minha moradia no Brasil -(nao tirei NIF) Quando voltei ao Brasil tirei passaporte no Consulado.
Voltei no mes passado a Lisboa para ficar 1 ano. Tenho que trocar o endereco do Brasil para o novo endereco em Lisboa ? Tenho que ter o NIF. O que faco primeiro : a troca de endereco ou o NIF ? Tenho que ter alguem responsavel para tirar o NIF ou por ter ja cartao do cidadao e passaporte nao preciso? OBRIGADO
Como vai ficar em Portugal por mais de 183 dias, terá de trocar o endereço e fazer o IRS no próximo ano. Precisará do NIF praticamente para tudo, desde arrendar, abertura de conta bancária... é como o CPF no Brasil. Para fazer o NIF, precisa ter residência em Portugal, então deve trocar o endereço primeiro. Não precisa de responsável para fazer o NIF, basta ir a uma LC, CRC, ou nas Finanças.
Oi pessoal. Eu recebi um email de um despachante do Porto chamado [EDITADO] que me ofereceu o serviço dele como despachante para me representar e dar entrada no meu processo. Vi que ele pegou meu e-mail pelo fórum. A pergunta é Alguém já fez esse tipo de serviço com algum despachante do fórum? Fiquei com medo de ser um golpe embora os valores sejam normais. Nada absurdo. Com a promessa de fazer a transcrição do casamento em 3 dias. Alguém já passou por isso?????
@tatitatileite não confie mto no canto das sereias...tem mto advogado picareta (inclusive portugueses) prometendo milagres.Faça por conta com orientação do fórum e só terá a ganhar.
Estou em Portugal sozinho desde setembro de 2017 - ano passado fiz a documentação da cidadania e já tenho cartão do cidadão passaporte e tudo mais regularizado.
Me casei em 2001 e divorciei em 2003 (sem filhos deste casamento)
Desde junho de 2008 estou com minha companheira -( estado civil solteira) Temos um filho de 9 anos. Fizemos em março de 2003 uma Escritura de União Estável.
Daqui a 8 meses minha companheira e meu filho deverão vir a Portugal, qual o procedimento para eles se legalizarem:
CIDADANIA DO FILHO
1) Posso dar entrada na cidadania do meu filho aqui em Lisboa , ou seria mais fácil fazê-lo em Ovar onde eu fiz a minha documentação?
2) Vou precisar somente da Certidão de Nascimento do meu filho apostilada e cópia do meu cartão do cidadão? É preciso a Certidão de Nascimento da minha companheira e mãe dele também apostilada?
3) Se eu der inicio à documentação do meu filho aqui em Lisboa e conseguir terminar todo o Processo de cidadania dele - posso dar continuidade e tirar o Cartão do Cidadão e Passaporte em São Paulo - quando estiver lá em julho desse ano?
4) Se tirar o passaporte portugês do meu filho é preciso tirar o passaporte brasileiro ?
CIDADANIA
Com essa Escritura de União Estável /desde 2003 + a cidadania de nosso filho já resolvida consigo solicitar a cidadania da minha companheira ?
1-Pode pedir a nacionalidade do filho na Conservatória ACP do Porto ou Tondela.
2-Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar.Lembrando que a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor precisa ser apostilada.
Comentários
Agradecido,
Fabrício Garcia
Residente em - coloquei o nome da rua , número e apt
Cód Postal - coloquei o cep ( na frente do CEP tem espaço - posso colocar o nome da Cidade e Estado
ou não precisa ? Pois não há nenhum outro local que solicita- exceto no QUADRO 5 ASSINATURAS )
PARA ENVIA PELO CORREIO : QUAL EMPRESA TEM OPERADO- PARA ENVIO SEGURO E RÁPIDO
OBRIGADO-
isso! Ao lado do código postal, coloque cidade e estado, porque usarão este endereço para te enviar a sua certidão. Logo, o endereço tem que estar completo.
A grande maioria envia por SEDEX EMS. Alguns enviam por DHL, que é mais caro, mas mais seguro, em compensação.
ALERTA A TODOS - CONFERIR NAS CERTIDÕES TODAS AS AVERBAÇÕES
Relato:
de posse de todos os documentos que arrecadei para enviar pelo correio- notei que na minha Certidão de Nascimento- não havia a AVERBAÇÃO DO CASAMENTO e nem o DIVÓRCIO-(2002 - 2005)
Como no Formulário declarei que meu estado civil é DIVORCIADO- preferi solicitar o Cartório que enviasse ao Registro as 2 AVERBAÇÕES faltantes para somente assim ENVIAR pelo Correio.
PREJUÍZO (CERTIDÕES + APOSTILHAMENTOS) + TEMPO !!!
Dúvidas:
1) Quando voltar a Portugal , o farei como passaporte brasileiro- na Imigração posso mostrar o Cartão do Cidadão?
2) Saindo do Brasil posso comprar somente a passagem de IDA a Portugal ?
3) Preciso dizer quanto tempo vou ficar em Portugal ou com o Cartão agora não é mais necessário ?
obrigado
1 – Já vi algumas pessoas fazerem isso, mas não tenho certeza se é o mais correto.
2 – Não. Para fazer isto, precisará ter o passaporte. Talvez fique mais barato solicitar o passaporte do que comprar uma passagem de volta.
3 – Não precisa. Pode entrar e sair de Portugal a vontade.
Talvez fique mais barato fazer o passaporte do que comprar uma passagem de volta.
complementando o @Caiodib,
1. pode sim sair da fila da imigração, mostrando apenas o cartão cidadão.
Fiz pela Conservatória de Ovar- Enviei pelo correio e depois de 20 dias fui até lá pois estava de férias.
O processo parou pq em um dos documentos o nome do meu pai estava com acento e noutro não.
boa sorte !
O processo de atribuição do meu pai foi enviado para Tondela, acredito que em Agosto fique pronto. Em Outubro ele vai para Portugal passar cerca de 1 mês, vocês acham que é melhor ele fazer a transcrição do casamento lá e dar entrada em meu processo presencialmente OU seria melhor enviarmos os documentos para transcrição dele pelo correio, aguardarmos até ficar pronto e depois, também pelo Correio, envio os meus documentos?
Desde já agradeço a atenção de todos!
Porque preciso disso para dar entrada no meu processo, porém não sei se tento enviar logo ou se espero a ida dele a Portugal em Outubro e vejo se ele consegue resolver, inclusive o meu processo, por lá.
Comprei a passagem somente de ida e como vou ficar uns 6/8 meses - ao chegar em Portugal tenho que apresentar alguma Carta Convite ou comprovar financeiramente que tenho condições de me manter?
Pode haver qualquer outra objeção ?
@Ricardo se vc ja é cidadão portugues, tem CC e Passaporte, não precisa comprovar nada.
Temos algumas duvidas:
1.A certidão do filho do português tem que ser por cópia reprográfica ou inteiro teor?
2.A certidão do neto( meu marido) tem que ser por cópia reprográfica ou inteiro teor?
3.Precisa do histórico escolar comprovando que estudou Português?
4.Quais documentos precisam ser apostilados?
5.Iremos a Portugal no final de agosto, onde seria melhor levar os documentos para pedir a atribuição?
6.Tem que ser agendado previamente?
7.Temos ido a Portugal todos os anos desde 2013, ele tem primos portugueses que moram lá e mantemos contato toda semana. Isto seria uma ligação efetiva?
http://consuladoportugalsp.org.br/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-de-portugueses/
Vlad Pen -obrigado pela orientação
Tirei o cartao do cidadao em Lisboa- Maio 2017 fornecendo como endereco minha moradia no Brasil -(nao tirei NIF)
Quando voltei ao Brasil tirei passaporte no Consulado.
Voltei no mes passado a Lisboa para ficar 1 ano.
Tenho que trocar o endereco do Brasil para o novo endereco em Lisboa ?
Tenho que ter o NIF.
O que faco primeiro :
a troca de endereco ou o NIF ?
Tenho que ter alguem responsavel para tirar o NIF ou por ter ja cartao do cidadao e passaporte nao preciso?
OBRIGADO
Como vai ficar em Portugal por mais de 183 dias, terá de trocar o endereço e fazer o IRS no próximo ano.
Precisará do NIF praticamente para tudo, desde arrendar, abertura de conta bancária... é como o CPF no Brasil.
Para fazer o NIF, precisa ter residência em Portugal, então deve trocar o endereço primeiro.
Não precisa de responsável para fazer o NIF, basta ir a uma LC, CRC, ou nas Finanças.
Vi que ele pegou meu e-mail pelo fórum. A pergunta é
Alguém já fez esse tipo de serviço com algum despachante do fórum?
Fiquei com medo de ser um golpe embora os valores sejam normais. Nada absurdo. Com a promessa de fazer a transcrição do casamento em 3 dias. Alguém já passou por isso?????
aqui no fórum é proibido fazer qualquer tipo de propaganda ou questionamento, citando nomes, que possa resultar em tal.
Foi mal....obrigada por me avisar.
Estou em Portugal sozinho desde setembro de 2017 -
ano passado fiz a documentação da cidadania e já tenho cartão do cidadão passaporte e tudo mais regularizado.
Me casei em 2001 e divorciei em 2003 (sem filhos deste casamento)
Desde junho de 2008 estou com minha companheira -( estado civil solteira)
Temos um filho de 9 anos.
Fizemos em março de 2003 uma Escritura de União Estável.
Daqui a 8 meses minha companheira e meu filho deverão vir a Portugal, qual o procedimento para eles se legalizarem:
CIDADANIA DO FILHO
1) Posso dar entrada na cidadania do meu filho aqui em Lisboa , ou seria mais fácil fazê-lo em Ovar onde eu fiz a minha documentação?
2) Vou precisar somente da Certidão de Nascimento do meu filho apostilada e cópia do meu cartão do cidadão?
É preciso a Certidão de Nascimento da minha companheira e mãe dele também apostilada?
3) Se eu der inicio à documentação do meu filho aqui em Lisboa e conseguir terminar todo o Processo de cidadania dele - posso dar continuidade e tirar o Cartão do Cidadão e Passaporte em São Paulo - quando estiver lá em julho desse ano?
4) Se tirar o passaporte portugês do meu filho é preciso tirar o passaporte brasileiro ?
CIDADANIA
Com essa Escritura de União Estável /desde 2003 + a cidadania de nosso filho já resolvida consigo solicitar a cidadania da minha companheira ?
muito obrigado !
1-Pode pedir a nacionalidade do filho na Conservatória ACP do Porto ou Tondela.
2-Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar.Lembrando que a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor precisa ser apostilada.
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1455794359.46
3-Vc pode pedir o CC e passaporte aí mesmo em Lisboa.
4- Não necessariamente.
Para pedir a nacionalidade da esposa precisa homologar essa união estável em Portugal por sentença judicial através de um advogado.