Ajudaaa! Atribuição - Certidão de Óbito

Olá. Meus avós paternos são portugueses, mas meu avô já morreu e minha avó está viva. Uma vez liguei no consulado de São Paulo para saber como eu fazia para tirar a atribuição e me disseram que antes eu precisava saber se foi dado baixa do óbito do meu avô em Portugal. Conversando com meu pai descobri que isto ainda não foi feito. Alguém sabe como eu devo prosseguir para ter o atestado de óbito de Portugal?

Comentários

• Na,

a transcricao do casamento ja foi feita ?

Os processos de transcricao de obito e casamento podem ser feitos atraves do Consulado, se esta em Sao Paulo, melhor ainda, eles sao eficientes, entra no site deles e verifica quais os documentos necessarios para as transcricoes.
  • Na,
    Trancricao de casamento (caso nao tenha sido feita) e de óbito sao feitas em um mesmo processo, como disse a Cibele, no Consulado de Portual em SP. Voce precisa da certidao de nascimento narrativa de ambos e da certidao de casamento em inteiro teor.
    No mesmo site veja os documentos necessarios e como proceder para solicitar a nacionalidade por atribuicao do seu pai e depois a sua.
    Para quem mora em SP ou MS é altamente recomendavel usar o Consulado em SP, pois alem de mais rapido é menos estressante.
    www.consuladoportugalsp.org.br
  • meus avós casaram-se lá em Portugal, mesmo assim preciso pedir a transcrição de casamento?
  • se casaram, otimo, nao precisa da transcricao do casamento, se o consulado exige que faca a transcricao do obito, entao faca, nao tem custo o processo, apenas tera que pagar por nova emissao da certidao de obito.
  • e voce fara o processo direto pra voce ( naturalizazao de neto ) ou o filho/a do portugues ( nao sei se seu pai ou sua mae ), tambem vai querer a cidadania ?
  • Pessoal, eu procurei a certidão de nascimento dos meus avós, mas a única coisa q achei foi a certidão de casamento deles. Só com esta certidão meu pai consigo dar entrada no processo de atribuição ou precisamos primeiro conseguir a certidão de nascimento?
    O que estou em dúvida é que aqui no Brasil depois que de se casar a certidão de nascimento fica retida no cartório. Em Portugal também é assim?
    Se eu precisar da certidão de nascimento, como faço pra conseguir?

Obrigada pela ajudada dada até o momento!!
  • amiga entra no site do Consulado Geral de Portugal em SP http://www.consuladoportugalsp.org.br/ e clica na aba serviços consulares que fica a sua esquerda. Depois vc escolhe entre nacionalidade, casamento, óbito etc.
    É um site muito organizado e de facil entendimento. Lá ainda que voce não faça via consulado já te ajuda bastante a entender o vais precisar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.