Jornada de nacionalidade por atribuição de Kim Tiago

Olá pessoal, me chamo Kim Tiago, tenho 30 anos e sou carioca, moro a 8 anos em Manaus e sou servidor publico aqui. Busco uma qualidade de vida melhor para minha familia e depois de 2 anos analisando e estudando, decidimos que portugal seria o mais indicado para nós imigrarmos. Meu bisavô por parte da minha avó paterna era português. Ele já morreu a muitos anos e minha vó é sua filha caçula, ela tem 84 anos e é a única das 5 filhas que ainda está viva. Estou no inicio da minha jornada para conseguir minha nacionalidade portuguesa por ATRIBUIÇÃO. Pretendo fazer deste tópico uma espécie de diário das atividades.

Estou na parte de correr atrás dos documentos e está sendo dureza, tendo em vista que minha vó não sabe quase nada do pai dela e por isso fica dificil encontrar qualquer... a principio as únicas informações que tinhamos é que ele se chamava ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA, veio de portugal para o Brasil chegando no porto de Santos, trabalhou alguns anos no porto da referida cidade e depois se mudou para o Rio de Janeiro onde conheceu minha bisavó que se chamava THERESA ROSA DE OLIVEIRA e se casou com ela. Minha avó ainda é bem lúcida mas a memória dela já está altamente desgastada, lembra muito pouco do passado. De posse da certidão de casamento dela que foi em 1958 e tentando garimpar a memória dela, ela lembra que a mãe dela morreu entre 1 ou 2 anos antes dela casar, e o pai dela ainda era vivo quando casou e morreu alguns anos depois. Logo já sei que minha bisavó morreu entre 1956 e 1957, e meu bisavô morreu provavelmente entre 1960 e 1965. Minha vó não tem certidão de nascimento, e não faz ideia de onde foi registrada, só sabe que foi na capital do Rio de Janeiro.

Como moro em Manaus, quem está na buscas dos documentos no Rio de Janeiro é minha mãe que ainda mora lá com meu pai. Achei através do sistema do arquivo nacional, um processo de naturalização de um ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA datado de 1919, minha mãe foi lá de posse do código e solicitou o processo, o mesmo ainda não está digitalizado e eles deram um prazo de 30 dias para digitalizar e fornecer todo o processo, espero que seja ele. Enquanto isso estamos atacando outras frentes. Minha vó não foi no enterro do meu bisavô, mas lembra que foi no cemiterio do caju. Minha mãe foi lá e encaminharam ela para a santa casa de misericordia e lá pagamos por uma busca pelo nome dele. Encontraram 3 homens sepultados com este nome, e os 3 eram portugueses. Morreram em 1964, 1970 e 1974. Como minha vó disse que ele morreu alguns anos depois do seu casamento, acredito que possa ser o que morreu em 1964, minha mãe foi no cartório do méier e solicitou o atestado de óbito de inteiro teor para pegarmos mais informações possíveis.

Mas no momento, nossa melhor oportunidade é encontrar o cartório onde minha vó foi registrada, e pegar uma certidao de nascimento de inteiro teor onde vai constar a maioria das informações necessárias do meu bisavô. Isso que vamos começar a ver como fazer a partir de amanhã. O nome dela é THERESINHA NUNES DE OLIVEIRA.

Nosso status atual:
1) Aguardando digitalização do processo de naturalização de ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA. Prazo: 17/03/2017
2) Aguardando certidão de óbito de inteiro teor do ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA que morreu em 1964. Prazo: 10/03/2017
3) Procurando certidão de nascimento de THERESINHA NUNES DE OLIVEIRA na capital do Rio de Janeiro.

Comentários

  • Kim, esta no caminho certo. Descobri o concelho e a freguesia que meu avô nasceu pelo atestado de óbito. Boa sorte.
  • Talvez até tenha a informação em qual cartório se casaram.
  • Trago novidades!

    Peguei a certidão de óbito ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA. Muitas informações estavam batendo, ali dizia que ele era estivador e realmente ele foi estivador, endereço dele bate com o bairro onde a familia viveu. Mas dizia que ele era natural do Rio de Janeiro, então pensei que não era ele, porque ele era português. Mas existe outra informação no final dizendo que ele deixou 8 filhos do primeiro casamento e 2 filhos do segundo casamento e ele era casado com DAGMAR COSTODIO DE OLIVEIRA, minha vó sempre disse que ela tinha 4 irmãs então mesmo assim achei que não fosse a certidão dele... liguei para minha vó e ela me disse que de fato ela tinha 4 IRMÃS, e mais 3 irmãos algo que nao tinha me atentado, então a conta fechou e logo em seguida ela disse que tinha lembrado o nome da segunda esposa dele, e era DAGMAR, isso sem mesmo eu ter falado para ela o nome que constava na certidão. Então fechou, este atestado de óbito é realmente dele. Mas como explicar a naturalidade do rio de janeiro? No arquivo nacional tem um processo de naturalização de ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA de 1919 como já mencionei no post anterior, meu palpite é que este processo realmente é dele, e como ele tinha dupla nacionalidade, colocaram como natural do rio de janeiro na certidão. Dia 17 minha mãe vai lá pegar a copia deste processo, se o nome dos pais baterem então é dele mesmo. Tenho certeza que lá vai constar a cidade de nascimento dele. Nesse meio tempo minha mãe começou a busca pela certidão de nascimento da minha vó no cartório da tijuca no rio de janeiro.

    Nosso status atual:
    1) Aguardando digitalização do processo de naturalização de ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA. Prazo: 17/03/2017
    3) Procurando certidão de nascimento de THERESINHA NUNES DE OLIVEIRA na capital do Rio de Janeiro. Prazo do primeiro cartório de busca: 17/03/2017
    3) Pensando em como começar a busca da certidão de casamento do ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA com a THERESA ROSA DE OLIVEIRA pois vai precisar averbar o casamento.
  • Trago novidades! Infelizmente ruins...

    O processo de naturalização desse ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA não era do meu bisavô, o nascimento desse ai diferenciava em 3 anos e era aluno da escola naval e profissional da marinha mercante.

    A certidão de nascimento da minha avó não estava no cartório da Tijuca. Vamos continuar procurando.

    Nosso status atual:
    1) Pensando em como descobrir onde meu bisavô nasceu...
    2) Ir esta semana nos cartórios de são cristóvão e do estácio procurar a certidão de nascimento de THERESINHA NUNES DE OLIVEIRA
  • Olá pessoal, trago boas novas.

    A certidão de nascimento de THERESINHA NUNES DE OLIVEIRA não estavam nos cartórios de são cristóvão e do estácio, paguei a busca e não foi encontrado nada. Já tava triste... Depois disso, recebi uma mensagem do nosso amigo Kleber Silva Aguiar aqui do fórum, com a localização das certidões no arquivo nacional, eu procurei no sistema deles de todas as formas, mas não encontrei, o Kleber viu aqui o meu post, conseguiu achar e me enviou por mensagem privada. Muito Obrigado!
    Passei as informações para a minha mãe e a mesma se dirigiu ao arquivo nacional para pegar a copia dos documentos, a da certidão de nascimento da THERESINHA NUNES DE OLIVEIRA (minha vó) eles já deram uma cópia lá na hora pois já estava digitalizada e disseram que podemos solicitar uma cópia digitada do cartório onde ela foi registrada, que foi o cartório da ilha do governador (este cartório estava em penúltimo na minha lista para procurar), já a certidão de casamento do ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA com a THERESA ROSA DE OLIVEIRA (meus bisavós) não estava digitalizada e seria solicitado a digitalização do arquivo. Logo depois minha mãe se dirigou ao cartório da ilha do governador e solicitou a certidão de nascimento de inteiro teor da minha vó. Espero poder descobrir onde meu bisavô nasceu por este documento ou então pela certidão de casamento.

    Nosso status atual:
    1) Aguardando certidão de nascimento de inteiro teor da THERESINHA NUNES DE OLIVEIRA no cartório da ilha do governador. Prazo: 10/04/2017
    2) Aguardando digitalização da certidão de casamento de ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA com a THERESA ROSA DE OLIVEIRA no arquivo nacional. Prazo: 17/04/2017
  • Olá pessoal, mais novidades.

    Minha mãe pegou a certidão de nascimento da minha vó e para a nossa tristeza, não tem o nome da cidade onde meu bisavô nasceu, somente diz que é de Portugal, mas o que ficamos mais intrigados foi com a filiação dele. Está totalmente diferente da certidão de óbito que pegamos. Na CN da minha vó diz que ele é filho de CAROLINA NUNES DE OLIVEIRA, e não tem o nome do pai... achamos muito estranho e ficamos meio perdidos. Após isso, ela resolveu ir no arquivo nacional pra ver se já tinha disponível a certidão de casamento de meus bisavós, e já estava sim, deram um livro bem velho para ela olhar, e mais uma surpresa, o nome da mãe dele estava CAROLINA GOMES, e junto com a certidão, tinha os documentos que eles entregaram para comprovar sua identidade, e lá estava uma certidão de nacionalidade emitido pelo consulado português no rio de janeiro. Ela tirou fotos mas não consegui ler direito e pedi ajuda aqui no fórum no tópico abaixo.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/7323/me-ajudem-o-que-esta-escrito-neste-documento

    o Guilherme Moreira não somente conseguiu decifrar aquele manuscrito como encontrou o registro de batismo dele online no arquivo distrital do porto, ele nasceu 27/05/1888 e foi batizado na freguesia de Sobrosa, concelho de Paredes, distrito do Porto. Ele veio para o Brasil em 11 de Novembro de 1899 (com 11 anos de idade) no navio Rei de Portugal que saiu do porto de Lisboa. Pela idade acredito que veio junto com a mãe.

    Conferimos a data de nascimento e nome da minha vó estão corretos, e batem também com as informações da certidão de casamento dos meus bisavós e dos meus avós, exceto pelo nome da mãe do meu bisavô que na certidão de casamento dele está CAROLINA GOMES e na certidão de nascimento da minha avó está CAROLINA NUNES DE OLIVEIRA. Só posso concluir com isso que a certidão de óbito que peguei anteriormente não é dele pois consta o nome dos dois pais e são totalmente diferentes, muito estranho isso tudo.

    Mandei um email para o arquivo distrital do porto para saber como proceder com a solicitação da certidão de batismo dele.

    Nosso status:
    1) Aguardando resposta do arquivo distrital do Porto.
  • Olá pessoal,

    O arquivo distrital do porto respondeu meu email e me informou os passos para solicitar o documento. Fiz meu cadastro, informei os dados do documento, aceitei o orçamento e paguei. Solicitei tanto uma cópia física como digital, ambas autenticadas. Segundo o sistema deles o prazo é de mais ou menos 20 dias.

    Minha mãe preencheu o formulário C1 conforme orientado aqui no forum, mas ao comparecer para autenticar junto com a minha vó no consulado portugues do rio de janeiro, descobrimos que ela está usando a muitos anos uma cópia colorida da identidade dela... disse que só tem essa e não sabia que era cópia, como ela conseguiu ficar com esse documento por tanto tempo sem ninguém perceber não faço a minima ideia. Tivemos que agendar para tirar uma nova identidade, não a sei a data que agendaram

    Nosso status:
    1) Aguardando disponibilização do documento pelo arquivo distrital do Porto. Prazo 04/05/17
    2) Aguardando nova identidade da minha vó.
  • Olá pessoal, muitas novidades.

    Achava que não precisávamos averbar o casamento depois de tanto ler isto aqui no fórum, mas depois descobri que isso é somente em Tondela... e em Ovar eles pedem transcrição de todos os casamentos. Então teria que transcrever o casamento dos meus bisavós... mais dinheiro!!!! Além do fato de ter que encontrar a certidão de nascimento da minha bisavó, ia ser uma missão muito difícil. Como li no tópico sobre Ovar que um rapaz não precisou transcrever o casamento do bisavô dele pois era muito antigo e só tinha certidão de batismo na época, resolvi mandar um email para Ovar perguntando da necessidade no meu caso, porém não obtive resposta até o dia seguinte, então decidi correr atrás de averbar o casamento deles mesmo, era o jeito. Então no ultimo dia 24 de abril, pegamos a cópia simples da certidão de casamento dos meus bisavós com todos os documentos ali juntados no arquivo nacional que já estava disponível desde o dia 17, e assim como tinha ali o certificado de nacionalidade do português, também tinha a certidão de nascimento da bisavó \o/... muito antiga mesma e o pessoal do cartório disse que a 9 pretoria tinha se tornado a 13 e 14 circunscrição, uma em campo grande e outra em madureira, primeiro fomos na 2 circunscrição no centro do rio mesmo, bem perto do arquivo nacional para dar entrada na cópia reprográfica da certidão de casamento deles (era lá que se encontrava), com o apostilamento, reconhecimento de firma do notário e apostilamento de haia, custou 250 reais!!! UM ABSURDO!!! E ainda precisei pedir duas cópias pois uma era pra transcrição, e outra para a atribuição, ou seja, 500 reais só nisso aí... No dia seguinte minha mãe foi no cartório de campo grande e descobriu que a certidão de nascimento da bisavó não estava lá e mandaram tentar no cartório de madureira, deixamos para ir outro dia. No dia 2 de maio, ela foi com minha vó tirar o novo RG dela, estamos aguardando. E no mesmo dia, Ovar respondeu meu email, disseram que no meu caso específico não seria necessário transcrever o casamento, ou seja não preciso mais ir atrás da certidão de nascimento da bisavó.

    Nosso status:
    1) Aguardando chegar pelo correio a certidão de batismo do bisavô vindo do arquivo distrital do Porto. Sem prazo, depende do nosso rápido correio...
    2) Aguardando RG da minha avó ficar pronto. Prazo 09/05/17
    3) Aguardando cópia reprográfica da certidão de casamento dos bisavós. Prazo 04/05/2017
  • Acompanhando e torcendo pra que dê tudo certo :)
  • Olá pessoal,

    Atualizando aqui. A certidão do meu bisavô chegou de portugal em 08/05, nesta data também pegamos no cartório a certidão de casamento de meus bisavós, no dia 09/05 pegamos também a nova identidade da minha vó e em seguida já tiramos uma cópia, seguimos para o cartório do meier e autenticamos a copia da identidade e fizemos o reconhecimento de firma por autenticidade da minha vó no formulário. No dia 10/05 fui aos correios e fiz o vale postal de 175 euros em nome do crc de ovar. Agora com todos os documentos em mãos, fiz um cadastro na DHL e agendei para o dia 12/05 a coleta na residência de meus pais.
    Colocamos dentro do envelope:

    1) formulario assinado pela minha vó
    2) copia da identidade da minha vó
    3) certidão de nascimento da minha vó
    4) certidão de batismo do meu bisavô
    5) certidão de casamento dos bisavôs
    6) cópia do email do crc de ovar dizendo que não precisa transcrever o casamento dos bisavós
    7) cópia do email do crc de ovar dizendo que não tem problema a diferença de sobrenome da trisavó
    8) copia do vale postal

    A DHL veio buscar mas ficou faltando imprimir o conhecimento de transporte, não tinha ideia de que tinha que fazer isso, portanto fiquem ligados. Liguei pra lá, reclamei e fizeram um outro agendamento gratuito. E hoje 15/05 o envelope seguiu destino para ovar.

    Agora vamos aguardar uns 5 meses kkkkkkkk, mas o pior e mais difícil já passou.

    Enquanto isso vamos procurar o último documento dificil de encontrar, é a certidão de nascimento do meu avô para transcrever o casamento dele com minha avó assim que sair o assento dela. Seu nome foi JOSÉ DE OLIVEIRA BAPTISTA. Hoje era para ele ter 90 anos, mas morreu antes de eu nascer, ele tem uma última irmã que está viva, e consultando ela, a mesma informou que todos nasceram em casa e foram registrados no cartório do méier, então lá será o primeiro cartório que vamos procurar.

    Nosso status:

    1) Aguardando o processo de atribuição da minha avó chegar no CRC de Ovar
    2) Verificando o melhor dia para ir ao cartório do méier realizar a busca pela certidão de nascimento do meu avô.
  • @Kim Tiago Baptista,

    Estou na torcida. Seu relato é muito legal e importante para outras pessoas se espelharem. Que batalha, isso mostra que podemos resolver sozinhos, sem ajuda de terceiros (leia-se advogados).

    Só fiquei com um receio, li que você fez o Vale Postal em nome da CRC de Ovar, quando na verdade, deveria ter feito em nome de IRN, IP com o endereço de Ovar. Nos relate, se por acaso, cair em exigência.

    Fique atento, caso, exijam que você emita outro VP. Ai você terá que emitir outro e esperar esse que enviou caducar para resgatar o valor.
  • @Fabio Malta Montanha , obrigado pela observação! Me expressei mal acima, eu fiz o vale exatamente do jeito que você falou, está certinho.
  • Olá Kim! Realmente seu relato me animou muito! Você pode me ajudar?
    Encontrei o registro de desembarque no Brasil da Minha bisavó e tataravó, no vapor Bahia de 1900. Já me informei aqui dos documentos necessários e possibilidades, mas gostaria de saber se esta certidão de desembarque emitida por esta instituição tem alguma relevância do processo. Muito Obrigada.
  • @lucianasalem até onde sei, não tem serventia no processo, mas posso estar errado. Ela serve como pista para tentar encontrar outros documentos.
  • Olá pessoal,

    Já faz tempo que não escrevo aqui, então vou atualizar a situação atual.

    O processo da minha avó chegou em Ovar no dia 18/05/17 e foi numerado no dia 23/05/17 com o numero 228xx/2017. Então já estamos aguardando a um bom tempo, acredito que deva ser finalizado em setembro.


    Nesse meio tempo, estamos tentando encontrar a certidão de nascimento do meu avô para o próximo passo que é a transcrição do casamento dos meus avós. Segundo informações da minha tia-avó que é irmã dele, estava no cartório do meier ou do engenho de dentro, 10 ou 11 circunscrição do rio de janeiro respectivamente. Já procuramos nestes dois cartórios e não encontramos. A certidão de casamento deles foi fácil pois minha vó tinha esse documento guardado, solicitamos a cópia do jeito que é necessário na 3 circunscrição, custou 190 reais e em 5 dias já estávamos com ela em mãos. Como ainda vai demorar pra sair o processo de atribuição da minha vó, não estou com muita pressa em achar este documento, neste momento tenho uma tia olhando para mim nos registros online de pessoas naturais do rio de janeiro no familysearch neste link https://familysearch.org/search/image/index?owc=9GPB-6TL:113334201?cc=1582573 lá não tem todos mas pelo menos se não encontrar, já sabemos quais cartórios eliminar para realizar uma busca presencial. Essa dica foi do nosso amigo @Guilherme Moreira

    Nosso status atual:

    a) Aguardando a conclusão do processo de atribuição da minha vó em Ovar.
    b) Procurando certidão de nascimento do meu avó JOSÉ DE OLIVEIRA BAPTISTA nascido em 25/02/1927 no Rio de Janeiro.

  • @Kim Tiago Baptista Já que você encontrou o casamento do seu avô, não seria mais fácil pedir o desarquivamento do processo de habilitação desse casamento e verificar se lá existe referência ao documento que ele utilizou para casar? Desculpe se já fez esse passo, é que não encontrei no seu relato
  • @gustacarneiro eles dizem que os processos dessa época foram incinerados, já li relatos no forum de que fica tudo registrado em microfilme se não me engano, mas eles dizem que não tem... preferimos fazer primeiramente a busca nos outros cartorios (que não vão ser muitos) antes de acionar a justiça.
  • @Kim Tiago Baptista eu entendo, não é fácil lidar com os cartórios em muitas situações. Eu mesmo estava em busca do casamento do meu bisavô aqui em São Paulo. Solicitei uma busca e o retorno foi negativo. Minha irmã pediu com os mesmos dados e acharam.... e já pedimos o desentranhamento da habilitação, que devemos buscar nessa próxima semana.

    Detalhe, o casamento é de 1911.
  • pessoal,

    atualizando a situação aqui, pelos relatos do fórum, o último processo de atribuição de ovar concluído foi do dia 08/05, o da minha vó é de 23/05 então creio que pelos próximos dias será finalizado. porém ainda estou na luta para pegar a certidão de nascimento do meu avô e dar continuidade aos trâmites após a finalização da atribuição da minha vó. Os fatos são os seguintes:

    1) A última irmã viva tem certeza absoluta que ela e todos os 4 irmãos foram registrados no mesmo cartório no engenho de dentro no RJ que é a 11ª RCPN. Ela é de 1935, e meu avô de 1927.
    2) O arquivo nacional só tem certidões a partir de 1929, então a dele não está lá, mas a da irmã dele sim, encontrei a certidão dela em uma busca bem rápida pelo DOCJUD no site do arquivo nacional, e realmente foi no cartório do engenho de dentro.
    3) No site do Family Search neste cartório só tem até 1920, então não tenho como encontrar lá. Já gastei dias procurando nos outros cartórios pelo family search e não consta nos livros em pelo menos 1 ano após o nascimento.
    4) Minha mãe já foi neste cartório, mas precisamente em cascadura onde estão os livros até 1960, mas não encontraram nada. Ela já fez busca lá duas vezes. Eles se negam a dar certidão negativa.
    5) Já li vários relatos aqui no fórum, e parece que este cartório é o pior pra fazer busca e nunca encontram nada, me pergunto se realmente eles buscam alguma coisa.

    Estou sem saber o que fazer, será que que a unica alternativa seria uma ação judicial para forçar uma busca correta?
  • Olá pessoal!!!!

    Processo da minha vó foi concluído hoje em 17/11! Recebi o tão esperado email da Lurdes da CRC de Ovar!!!
    Agradeço a ajuda de todos até o momento, continuamos na luta, este foi apenas o começo. Continuo na luta para conseguir a certidão de nascimento do meu avó para darmos prosseguimento com a transcrição do casamento deles.
  • @Kim Tiago Baptista,
    Além do cartório, você chegou a pesquisar por algum documento que ele tenha usado? (Instituto Félix Pacheco ou outro que emita identidade, caso ele tenha morado em outros lugares?)
    Não sei se o CPF dele, e com a prova de ligação familiar, se a Receita poderia (ou mesmo se teria) alguma informação a respeito. (Talvez ela tenha quando muito a informação de número de documento de identidade, caso você já não o tenha)
  • olá @jhmelman

    infelizmente não temos nenhuma dessas informações, só temos as que consta na certidão de casamento dele. não sabemos nem RG e nem CPF, e já fomos no detran e instituto felix pacheco tambem.
  • Impossivel não é, mas também não é garantido....Uma vez consegui o CPF de uma bisavó minha perguntando na Receita... Não sei se foi por camaradagem, bom senso (cheguei com nome e data de nascimento de uma familiar que tinha falecido há uns 40 anos na época) ou se realmente tem alguma orientação sobre o fornecimento...
    Se bem que CPF e os dados só vão te servir se tiver alguma informação de identificação dele no cadastro...
    Acho que não perde muita coisa em tentar...
    Até pq se tiver algum número fica mais difícil o IFP dizer não achei...
    E se tudo der muito errado, vi em alguma postagem sobre a possibilidade de suprir a ausência de certidão de nascimento em alguns casos...
  • olá @jhmelman

    obrigado, vou tentar por esta forma, vai q consigo alguma coisa, estou meio q sem opções no momento.
  • olá pessoal grandes novidades,

    encontramos a certidão de nascimento do meu avô \o/, realmente estava na 11rcpn na filial de cascadura, minha mãe já tinha solicitado 2 vezes lá e não tinham encontrado e se recusado a dar certidão negativa. tentamos uma outra abordagem dessa vez, tenho uma tia que é bem "barraqueira", instrui ela o q deveria fazer e foi lá no cartório solicitar a busca, falei pra ela pedir a busca e que se não encontrassem ia precisar de uma certidão negativa, tentaram dizer que eles não emitiam isso e blablabla igualzinho como fizeram com a minha mãe, ai ela começou o showzinho, depois do bate boca disseram que iam dar a certidão negativa caso não achassem. Quando ela voltou no cartório dias depois, disseram que encontraram, falei pra ela solicitar a copia reprografica da certidão. Quando vi a certidão, acho que entendi pq ali é tão ruim de busca e muitas vezes não encontram, ou nem procuram... A caligrafia é PÉSSIMA, não dá pra entender absolutamente nada do que está escrito na certidão, estou até agora tentando, só consegui identificar o nome do meu avô e o do pai dele, mais nada...

    Nesse meio tempo chegou pelo correio o assento portugues da minha vó lá do CRC de Ovar. E hoje 08/12 colocamos no correio via EMS com destino a CRC de Tondela o pedido para Transcrição de Casamento dos meus avós, pois pelos relatos aqui do forum, esta conservatória está mais rápida para este tipo de serviço.

    Neste caso, meu pai agiu como requerente do serviço. Colocamos dentro do envelope:

    1) formulario assinado pelo meu pai
    2) copia da identidade do meu pai
    3) certidão de nascimento do meu avô
    4) copia do assento portugues da minha avó
    5) certidão de casamento dos avós
    6) copia do vale postal

    No outro processo, tinha enviado pela DHL, ia fazer o mesmo, porém estava muito caro, 234 reais, então preferi fazer por EMS dos correios mesmo no valor de 110 reais.

    Hoje pegamos a certidão de nascimento do meu pai, que por coincidencia (ou não), estava no mesmo cartorio e na mesma filial lá em cascadura, não foi necessário busca pois sabiamos o livro e o termo.

    Com isso, já temos todos os documentos tambem para solicitar a atribuição do meu pai, mas vamos aguardar o término da transcrição do casamento dos meus avós.

    Continuamos na luta!!!!
  • @Kim, Ponta Delgada é mais rápida q Ovar , mas já q vc enviou..agora só aguardar.
  • @Vlad Pen

    eu mandei pra Tondela, não pra Ovar.

    "E hoje 08/12 colocamos no correio via EMS com destino a CRC de Tondela o pedido para Transcrição de Casamento dos meus avós"
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.