Alguém usou o Consulado do Rio desde janeiro?

Pessoas,

o Consulado do Rio voltou a aceitar pedidos de transcrição de casamento e nacionalidade desde janeiro. Estou esperando da CRC o resultado da atribuição da minha mãe , que acredito que será concluído em breve, para dar entrada na minha.

Queria saber se nesse tempo alguém procurou o consulado (esquema de envio de documentação por correio e recebimento de boleto bancário em casa) e tem alguma notícia de como as coisas andam por lá: se liberam números de processos, se tem como acompanhar...

Mesmo sabendo que o Rio é problemático acabaria sendo mais fácil fazer tudo por aqui e estou na esperança ;)

abraços

Comentários

• Meu pai me repassou este email de um colega dele. O valor da atrubuição e transcrição estão corretos ou eles estão cobrando a +?

Exmo (a). Senhor (a)

Com referência ao e-mail de V.Exa. o Consulado Geral de Portugal informa o seguinte:

Em anexo formulário para atribuição de nacionalidade portuguesa e informação sobre transcrição de casamento, caso o casamento dos pais não esteja averbado em Portugal.

O valor da atribuição de nacionalidade é por volta de R$ 680,00 e a transcrição de casamento por volta de R$ 380,00.

Assim que estiver com todos os documentos por favor solicitar o seu agendamento, se o casamento dos pais não estiver averbado em Portugal deverá mencionar o nome do nacional português

Melhores cumprimentos

Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro

Os agendamentos são solicitados através do endereço electrónico mail@rio.dgaccp.pt
  • E eles estão pedindo esses documentos. Acho que tem mais do que quando faz pro CRC, ou está tudo correto ?

Os interessados deverão comparecer neste Consulado com os seguintes documentos:

1. CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR DO INTERESSADO Ou CÓPIA INTEGRAL DO LIVRO DE REGISTOS DE NASCIMENTO (expedidas há menos de 180 dias) + 1 fotocópia

Apenas a certidão de nascimento do(a) interessado(a) tem de ser previamente legalizada no Itamaraty do Rio de Janeiro – Av. Marechal Floriano, 196

2. CARTEIRA DE IDENTIDADE DO INTERESSADO + 1 fotocópia autenticada

3. 1 FOTOGRAFIA ACTUAL 3X4 COLORIDA

4. CERTIDÃO NARRATIVA DE NASCIMENTO PARA FINS DIVERSOS DO(S) PROGENITOR(ES) PORTUGUÊS(ES). Devidamente actualizada conforme instruções descritas acima. Original + 1 fotocópia

5. CERTIDÃO DE NASCIMENTO do PROGENITOR NÃO PORTUGUÊS (estrangeiro) – Expedida há menos de 180 dias. Original + uma fotocópia

6. DECLARAÇÃO DE NASCIMENTO conforme formulário anexo que deve ser preenchida previamente em letra de forma e assinado no acto da entrega.
  • Mas será que no Consulado-RJ está valendo pagar esse preço excedente?
  • Não está mesmo barato. Mas é preciso considerar que quando mandamos os documentos para a CRC já gastamos o dinheiro da legalização das certidões e da cópia da indentidade. Eu acho que esse valor inclui a legalização dos documentos mas o emolumento de 175 euros para a atribuição e 100 euros da trasncrição do casamento.

Quanto a quantidade de documentos é quase a mesma. Exceto pela foto 3x4 e pela declaração de nascimento que quando mandamos para a CRC o fazemos por aquele modelo 2009 1C.

Abs
  • Perfeito, mas será que o custo/benefício de se fazer no Consulado-RJ vale a pena? Está saindo tão fácil quanto o de SP?
  • Como em SP incluem o BI e passaporte.
  • Desculpe a ignorância, o que seria Bl ?
  • BI= bilhete de identidade, equivalente ao nosso rg.
  • Ué mas não pediu passaporte o.O
  • Consulado do RJ-Transcrição de casamento

Olá pessoal! Mandei via sedex toda a documentação exigida para a trancrição de casa
    mento, ( meu marido conseguiu a nacionalidade, após exatos 8 meses de espera)para
    o Consulado do RJ no dia 18/01/2011. Por telefone disseram que iriam analizar a documentacão e enviar boleto para pagamento e só então dariam entrada no processo. Já liguei pra lá tres vezes e a resposta é sempre a mesma: não temos previsão de resposta.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.