Carta da conservatoria / duvida
OLA!
Recebi uma carta da conservatoria que solicita enviar outra certidao de nascimento em que o selo da fiscalizaçao permita a visualizacao do acto. Esse selo a que eles se referem seria do Itamaraty?
Tambem pedem para eu esclarecer a divergencia do meu nome, dado que no requerimento e certidao da nascimento consta um e no documento de identidade consta outro e tendo como estado civil solteira.
ESclareço a vcs que sou casada e na identidade diz: cas e o numero do registro. nao sei se eles entenderam a abreviacao e os numeros.
O requerimento fiz com o nome de solteira, orientacao do proprio consulado RJ.
( Como dizem, primeiro tem que nascer para depois casar) e coloquei solteira.
Agora pergunto: Como devo proceder para esclarecer essa mudança de nome ?
Recebi uma carta da conservatoria que solicita enviar outra certidao de nascimento em que o selo da fiscalizaçao permita a visualizacao do acto. Esse selo a que eles se referem seria do Itamaraty?
Tambem pedem para eu esclarecer a divergencia do meu nome, dado que no requerimento e certidao da nascimento consta um e no documento de identidade consta outro e tendo como estado civil solteira.
ESclareço a vcs que sou casada e na identidade diz: cas e o numero do registro. nao sei se eles entenderam a abreviacao e os numeros.
O requerimento fiz com o nome de solteira, orientacao do proprio consulado RJ.
( Como dizem, primeiro tem que nascer para depois casar) e coloquei solteira.
Agora pergunto: Como devo proceder para esclarecer essa mudança de nome ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Quanto a divergência de nome, isso que você falou escreva em uma carta e explique detalhadamente. Envie se possível a sua certidão de casamento para que fique demonstrada a divergência no nome da carteira de identidade!
Como vc vai ter que fazer toda a certidão de nascimento novamente, passando pelo Itamaraty, Consulado da Região... faça o mesmo para a de casamento que tudo ficará resolvido.
Boa sorte para vc
Obrigada pela resposta e mais uma perguntinha?
Vc acha que devo solicitar a certidao de casamento de inteiro teor tambem?
Marina, voce tera que pedir uma nova certidao de Inteiro Teor e se o casamento nao estiver averbado, envie uma segunda via original da certidao de casamento..
Obrigada, com certeza ajudou muito. Vou entrar nos links que vc postou, pq nao entendi direito. Eu pensei que qdo fui reconher a firma do cartorio, que expediu a minha certidao de nascimento, a atendente colou alguma etiqueta em cima de algum dado. Sera que o papel que imprimiram ( nao foi A4) e sim aquele que tem furinhos na lateral, ccompromete a leitura ou estou falando gde bobagem...rsrsr
Uma pergunta: a certidao de meu casamento para provar a troca de nome deve ser de inteiro teor. EU solicitei hj no cartorio.
Abçs
Fiquei na duvida. A cert de casamento deve ser segunda via ou de inteiro teor.
Eu solicitei de inteiro teor e vou legaliza-la.
Enviando a cert de casamento ainda ha ne cessidade de averbar meu casamento na certidao de nascimento. Nao quero errar....rsrs
Bjs
Realmente deveria seguir esse procedimento. Eu casei em 1977 e o cartorio nao notificou. Solicitei o averbamento na minha certidao de nascimento e na do meu marido essa semana e deve demorar pelo menos uns 15 dias, pois a atendente disse que iriam fazer o oficio, enviar pelo correio.........isso demora.
Como terei que averbar meu casamento em PT, ja estou adiantando, pois enviar documentos com problema ( como o selo) so atrapalha o andamento do processo.
O melhor é ANTES, de pedir qualquer certidao de nascimento em inteiro teor, verificar se o casamento foi averbado. Caso nao tenha sido pecam que o cartorio do casamento notifique ao cartorio do nascimento e so entao pecam a certidao em inteiro teor. Desta forma evitam maiores gastos e atrasos.
O mesmo deve ser feito com o óbito.