Consulado de São Paulo

Pessoal estou com uma dúvida....é o seguinte eu estou quase conseguindo a nacionalidade do meu pai...pra então tirar a minha...estava lendo no site e lá diz que é necessário fazer a transcrição de casamento ( do meu pai) já que só ele tem a cidadania (terá em breve). Alguém confirma isso? Pois quando mandamos para Portugal não é necessário fazer trancrição. Outra dúvida....diz que o português ( no caso meu pai) precisa ter o cartão do cidadão....alguém confirma isso tb....pq não foi necessário isso em Portugal tb...
Bom estou querendo deixar td nos trinques para quando for iniciar meu processo...
Grata

Comentários

• Gabi o Consulado de SP deixa tudo explicado no site do que precisa. Para dar entrada em SP é necessário o cartão cidadão. Já em Portugal não precisa dessa exigência! De qualquer forma, o Consulado de Portugal em SP trabalha de forma muito mais rápida que em Portugal. Por exemplo em Portugal um processo de atribuição leva de 6 a 8 meses. Em SP leva 15 dias úteis. Transcrever um casamento é mais rápido ainda. Pedir um cartão cidadão então nem se fala!
    Assim sai mais barato e é mais rápido dar entrada no Consulado de SP que mandar para Portugal!
    Para os demais consulados esta regra não se aplica ainda infelizmente dado que a eficiência deles é menor!
    Abraços e boa sorte para ti
  • Saberiam informar se é possível fazer a solicitação para transcrever a certidão de casamento e o atestado de óbito pelo consulado de São Paulo por e-mail? Ou a solicitação deve ser presencial?
    Ou nesse caso seria melhor mandar a documentação direto para portugal?
    Obrigada!
    Aline
  • Aline
    Você faz tudo via correio, entra no site e preenche a requisição, uma pra o casamento e outra pra o óbito, tem que fazer separado, ele não aceitam tudo junto no mesmo envelope, são setores distintos.
    Fica pronto rápido.
  • Aline,
    Entre no site www.consuladoportugalsp.org.br e encontrara toda a informacao que precisa de o que e como enviar.
  • Renata

Atribuição em 15 dias????

Tem certeza disso??

Eu sei que 15 dias uteis é o prazo para a transcrição de casamento!!

A transcrição do casamento do meu primo demorou 3 meses pra chegar!!!
  • Realmente o Consulado Português de São Paulo, esta sendo cotado para ser a oitava maravilha em termos de Nacionalização.
    Não sei qual é a mágica, que ele fazem para os processos andarem a velocidade da luz.
    Porém eles tem um critério. Só tira a Nacionalização por lá de for Paulistano, caso contrário, necas-de-pitibiriba, meus irmãos.
  • Aii gente...vcs que estão em sampa tem sorte! Hoje tive que enviar um email pedindo os documentos de volta assim como os valores que eu enviei para o consulado de Curitiba...A resposta deles é que estão esperando Portugal digitalizar a certidão da minha mãe...Enfim...o negócio é esperar mais um pouco, e olha que já faz 2 meses que dei entrada no processo de transcrição do casamento...Só por Deus mesmo!!!!
  • Para a transcrição de óbito em Sampa demorou 3 meses pra eles me avisarem que estava concluído, mas em 15 dias já estava pronto, esecrevi um e-mail pra conservatoria em Portugal e já estava transcrito.
    Mas realmente SP está bem rápido.
    Carol, você tem algum parente aqui que pudesse usar o endereço?
    Eu fiz isso ano passado quando fiz a transcrição de óbito do meu pai, eu estava morando em Salvador como sabia que lá era um problema, mandei por SP no endereço do meu sogro....é uma idéia.
  • Entrei em contato com o Consulado de São Paulo agora ha pouco!

Eles falaram que o processo de transcrição de Casamento e óbito (no mesmo processo) demora de 5 a 15 dias úteis! E o mesmo prazo para a atribuição de cidadania!

Se pedir com urgência demora 30 dias tudo!

Estou meio pasmo com isso!

Claro que eu não consigo acreditar! Afinal tenho meu primo que ficou esperando 3 meses para a transcrição...

Só não sei se saiu antes e ninguém avisou e ele vacilou, ou se demorou mesmo....
  • Marco

Infelizmente não. Se vc mora no RJ poderá fazer pelo consulado de lá mesmo. Para fazer por sampa somente para quem mora em SP e MS.
  • Jimmy,
    O consuldao de São Paulo só me avisou 3 meses depois, mas como falei,mandei e-mail pra Portugal e descobri que estava tudo pronto...o Consulado nem me avisou na realidade, eu tinha uma entrevista lá e pedi para o atendente confirmar pra mim pelo terminal dele, ele ficou surpreso que ninguém do Consulado de São Paulo tinha entrado em contato comigo.

Marco, como falei se tiver um parente em São Paulo pode usar enederço dele...eu fiz isso, usei do me sogro.
  • Jimmy em São Paulo o processo dos meus pais durou apenas 7 dias úteis (cidadania + casamento). Então pode acreditar o Consulado de São Paulo é o melhor que tem! Detalhe isso foi esse ano há poucos dias atrás.
    Abraços
    Boa sorte pra ti
  • Carol! O processo é demorado mesmo. O normal de uma transcrição de casamento é demorar cerca de 2 a 3 meses. O Consulado do RJ demora muito mais que isso (cerca de 6 meses).
    Não se pode levar o Consulado de São Paulo como referência para qualquer coisa. Eu sei que vc fica nervosa querendo os documentos! Ele vai saír mas tem que ter paciência! Aguarda a conclusão do processo. Pode ter certeza que ele não está jogado de lado.
    Se o consulado orientou aguardar, é melhor que aguarde um pouco mesmo. Pedir os documentos de volta e o dinheiro não vai adiantar em nada sua vida!
    Abraços
  • Marco! Nem adianta! É preciso do comprovante de residência (conta telefônica) original ou cópia autenticada em seu nome! Além do mais neste telefone eles fazem o contato para agendar a visita ao Consulado para colher os dados biométricos. Assim de forma alguma quem mora fora dos Estados de SP e MS podem utilizar o consulado. Nem mesmo tendo parentes no local eles aceitam.
    No meu caso meu avô morava no RJ e minha mãe em SP. Para transcrever o casamento dele não aceitaram usar o Consulado de SP mesmo a gente tendo enviado um comprovante de residencia de minha mãe. Eles disseram que ele estava vivo e que ele deveria solicitar na área de residência dele, qual seja, Consulado do RJ!
  • Renata

Não entendi..

Em um post vc falou de 7 dias!

No outro 3 meses...
  • O Consulado pede um comprovante de endereço a conta de telefone, enviei a do meu sogro e foi xerox autênticada só isso.

Se fosse este radicalismo todo não daria certo o meu processo, e o meu processo saiu!!!!!!

No meu caso que na época fiz a transcrição de óbito do meu pai, não implicou de visita ao Consulado, então não me importei que não me avisaram o importante é que fizeram o processo e depois dei entrada na minha ciadania e já saiu.

Marco se seu caso implicará em visita ao Consulado talvez não seja uma boa idéia, mas se tiver alguém de confiança que possa receber os recados do Consulado e fazer o agendamento pra você o que te impede? isso se você estiver com muita pressa.
  • Jimmy é o seguinte. O normal dos Consulados no Brasil é demorar cerca de 2 a 3 meses para uma transcrição de casamento. São Paulo é excessão. Tanto a transcrição como a cidadania saem em até 15 dias úteis.
    Minha mae entrou com os 2 pedidos de uma só vez em janeiro (Em sp vc pode fazer isso). O processo de ambos durou apenas 7 dias úteis. No entanto a média de tempo do consulado é 15 dias úteis. Uns andam mais rápido e outros mais lentos.
    Já houve casos aqui em que o processo demorou apenas 3 dias úteis em SP. Nos outros consulados as coisas são mais lentas. É isso!
  • hummm

Vou ver com meu primo o que aconteceu...pq o casamento dele demorou 3 meses pra transcrever!
  • Tudo isso tem a ver com a conservatoria onde se encontra o registo de nascimento em Portugal, o prazo mais rapido ou mais lento depende mais da cidade que vai fazer o averbamento. Teoricamente numa cidade pequena e mais rapido, pois nao tem muitos pedidos. Imagine no Brasil um servico desse na cidade de Sao Paulo em comparacao com a cidade de Boa do mesmo estado que tem 804 habitantes.
  • Dúvida

Olha só eu estou já correndo atrás de todos os docs para iniciar a transcrição de casamento do meu pai (portugues agora) com minha mãe para iniciar meu processo. Minha dúvida é a seguinte: Eu estou providenciando a certidão de nascimento de minha mãe (não portuguesa) e a do meu pai eu envio uma cópia do que recebi de Portugal? Eles aceitam? Isso é o suficiente?

Grata
  • Gabi

Sim, esta que recebeu de Portugal basta.
  • Como voce pode constatar Maquinho, é verdade.
    Eles tem essa regra por lá.
    Eu recentemente dei entrada, pelo Consulado de Manaus dos meus filhos, e a atendente me informou para eu ligar para lá daqui a 3 meses. Tomará que seja verdade.
    A minha Nacionalização levou 8 meses cravados, mais eu fiz tudo via CRC de Lisboa.
    Me parece que agora, pelos Consulados, fica mais rápido, pois não sei dizer, qual o critério que eles adotam na CRC, para que funcione, que nem o caso do Consulado de São Paulo.
    Eu ainda gastei uma graninha, ou seja, R$ 255,00 (averbação do meu casamento) R$ 179,00 (BI dos meus 2 filhos) e R$ 92,00 de taxa.
    Vá se preparando, voce quando receber a sua certidão, é uma alegria maravilhosa, porém, segundo o Maestro Alex, a sua saga, vai continuar.
    A PAZ de DEUS, pra voce e toda a família.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.