ajuda a encontrar a certidao de nascimento
ola, estou a traz da certidao de nascimento do meu bisavô, que nasceu na ilha de sao miguel, e veio para o brasil muito novo com 11 anos, para min da entrada na naturalizacao, ele marava frequesia lomba do cavo, conselho povoacao,distrito ponta delgado nasceu em 31/05/1893
desde ja agradeco...
obs. coloquei a ficha consular dele no album de foto
desde ja agradeco...
obs. coloquei a ficha consular dele no album de foto
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
uma pergunta, o teu avô ou avó , filho do teu bisavô , ainda é vivo? pois para pedires a nacionalidade portuguesa, mesmo que por naturalização tem que ser pelo avÔ ou avó. a certidão do teu bisavô podes pedir pelo portal do cidadão, ai na data de nascimento coloca uma data que de menos de 100 anos, ex. 1912, ai em outras informações tu colocas a data correta, e a localidade que está na ficha consular do teu bisavô não é lomba do cavo, e sim lomba do carro, então é distrito de ilha de são miguel, concelho de povoação e freguesia de povoação, veja neste link:
http://codigopostal.ciberforma.pt/codigo
este é o site do portal do cidadão, te cadastra nele, vai em certidões on-line e faz o pedido da certidão, a certidão tem que ser de teor integral e para fins diversos, custa em torno de 20 euros e tem que pagar com cartão de credito internacional.
http://www.portaldocidadao
qualquer duvida entra em contato.
minha avó filha de portugues ja e falecida, e nao tirou a cidadania dela, la no consulado eles me falarao que eu nao podia pedir dupla cidadania, e sim naturalizacao, vcs sabem, se isso e verdade.
desde ja agradeço...
Se o filho do seu bisavô faleceu sem ter a nacionalidade portuguesa, atualmente voce nao tem direito a tirar a sua de acordo a como estao as leis.
Poderia, pensando que futuramente a lei possa mudar, solicitar a cidadania por NATURALIZACAO para a sua mae ou pai (o neto do portugues).
Para se informar sobre a certidao de nascimento ou de batismo do seu bisavô comunique-se com o Arquivo Regional de Ponta Delgada, pois certidoes tao antigas muitas vezes estao nesses arquivos.
http://www.bparpd.azores.gov.pt
Quando eu pedi a da minha mãe nem precisei dizer se era inteiro teor ou não. Acho que eles já sabem...rsrsr, mas se vc pedir através do portal do cidadão me parece que tem que cópia integral.
Aos demais: Eu solicitei a certidão da minha mãe através de email que mandei diretamente para a IRN. E paguei com Vale postal Internacional (correios).
no consulado eles me informaram que nao posso pedir dupla cidadania pois minha avó que É filha de portugues nascida aqui no brasil ,e ja morreu sem tirar a dupla cidadania, é a mae da minha mae qu tambem nao tirou a sua dupla cidadania, e por este motivo eles me disseram que so posso optar pela naturalizacao portuguesa, correndo o risco de peder a brasileira, vcs sabem se isso estar correta, pois foii eles que falaram no consulado do rio de janeiro.
desde jA AGRADEÇO....
a certidão do portugues não precisa der inteiro teor, eles te manda em folha que parece sulfite.
continua minha duvida sobre naturalizacao
no consulado eles me informaram que nao posso pedir dupla cidadania pois minha avó que É filha de portugues nascida aqui no brasil ,e ja morreu sem tirar a dupla cidadania, é a mae da minha mae qu tambem nao tirou a sua dupla cidadania, e por este motivo eles me disseram que so posso optar pela naturalizacao portuguesa, correndo o risco de peder a brasileira, vcs sabem se isso estar correta, pois foii eles que falaram no consulado do rio de janeiro.
desde jA AGRADEÇO....
a certidão do meu pai portugues o Consulado não pediu de inteiro teor, deve constar todas as averbações necessarias, pedi pelo portal do cidadão tbm e o Consulado de São Paulo aceitou na boa, tanto que já tirei minha cidadania.
Mas se tiver na dúvida Aline, veja a lista de documentos e lá vai te dizer se é de inteiro teor ou não....a única que me pediram de initeiro teor foi nascimento ( minha) e certidão de casamento ( minha), certidão de casamento do meu pai.
Boa sorte!
O Jorge Fanqueiro ja respondeu essa sua questao no primeiro post dele neste topico "uma pergunta, o teu avô ou avó , filho do teu bisavô , ainda é vivo? pois para pedires a nacionalidade portuguesa, mesmo que por naturalização tem que ser pelo avÔ ou avó." Sendo assim, e a nao ser que a lei entretanto mude, vc nao conseguira obter a cidadania nem por atribuicao nem por naturalizacao porque a sua avo nao a obteve....
Aqui temos que dar informacoes gerais, ou seja, o que geralmente e na maioria dos casos pedem. As vezes por razoes que a propria razao desconhece, consulados, conservatorias, etc. aceitam documentos ou fazem excecoes, repito, excecoes... Essas nao sao regras gerais e podem causar confusao nas pessoas que comecam seus processos.
Entao:
1- o Consulado de Sao Paulo EXIGE comprovacao de residencia do requerente, ou seja, conta de telefone no nome deste, original ou copia autenticada. Caso contrario o volume de trabalho aumentaria exageradamente e eles nao poderiam cumprir os prazos. Eles podem fazer algumas excecoes, mas eu mesma que moro em um pais onde nao ha consulado portugues penei e muito para que aceitassem fazer a minha transcricao de casamento utilizando para tal o endereco da minha mae ou dos meus irmaos em Sampa, por isso posso falar com certeza que nao é tao simples usar o endereco de outra pessoa.
2- em caso de duvida com relacao ao tipo de documento a enviar o mais correto é informar-se no consulado da sua regiao, caso opte por utilizar o consulado. Caso va enviar o pedido a Portugal e a certidao nao esteja na Conservatoria dos Registos Centrais, a certidao do portugues tem que ser narrativa onde cosnte casamento e obito averbados segundo o caso.
TUDO PARA QUE O PROCESSO NAO ENTRE EM EXIGENCIA E DEMORE MAIS QUE O NECESSARIO, com perda de tempo e dinheiro.
Não quis causar confusão de jeito nenhum, só relatei um fato que aconteceu comigo, enquanto você penou pra aceitarem o da sua mãe o meu nem questionaram.
Fui muito clara que se o processo exige agendamento nem adiantaria, que no meu caso era só enviar a documentação exigida pra Transcrição de óbito.
Estou passando a acreditar que as coisas estão indo mai fáceis agora, tudo está sendo muito rápido, os profissionais que estão no Consulado estão super preparados pra informações e nos dar direções corretas.
Quero dizer aos membros da Comunidade que jamais falaria o que não aconteceu e pedir desculpas se causei confusão a alguém, só quis ajudar.
Isso é normal aqui, todos querem ajudar e acabam passando suas proprias experiencias. É saudavel para a Comunidade