Documentos sem autorização do Itamaraty?

Olá gente,

Vi aqui que muitas pessoas costumam enviar os documentos pro Itamaraty antes de solicitar a dupla nacionalidade nos consulados. No meu caso eu já tinha todos os documentos com autorização e carimbo dos cartórios respectivos, mas já mandei pra Portugal (uma advogada está tomando conta do processo).

Há risco do pedido ser rejeitado ou a aprovação dos cartórios em que os documentos foram emitidos basta?

Obrigado

Comentários

• Outra coisa, pra quem já solicitou a dupla nacionalidade, quanto custa o processo pra cada etapa? (no meu caso de bisneto são 3)
  • Felipe

Como assim, vc mandou os docs para PT sem legalizar no Itamaraty e no consulado primeiro? Vc corre o risco de te devolverem tudo, pois qq doc Brasileiro para sair do pais (em casos de nacionalidade) tem que ser legalizado no Itamaraty antes e depois no consulado.
    Vc já recebeu alguma resposta?
    Os valores para bisneto eu não sei, mas com advogado no meio deve ser bem, mais caro.
    O meu processo é atribuição (sou filha de portuguesa) e gastei 175 euros mais taxa do correio.
  • Filipe

Ninguem pediu dupla cidadania, mas nacionalidade portuguesa. Depois ficamos com duas, claro mas nao existe ninguem que utiliza 2 nacionalidades ao mesmo tempo. No Brasil, brasileira, na Europa, portuguesa. Esse é o ponto.

Segundo, suas certidoes de nascimento brasileiras de inteiro teor terão que ser autenticadas no itamaraty e consulado portugues no Brasil, senao volta. Faz atenção aos advogados, sabem menos que a gente aqui ou são expertos.
  • Filipe é verdade, a certidão de nascimento precisa ir pra o Itamaraty ( Obrigatório ) todo documento que for enviado pra Portugal precisa primeiramente ser legalizado no Consulado Portugues aqui do Brasil, com certeza sua documentação voltará.

Mas fique tranquilo quando voltar siga os passos corretamente, envie sua certidão de nascimento de inteiro teor ao itamaraty em 10 dias vai e volta, enquanto isso envie os documenots pra legalização no Consulado, assim ganha tempo os dois processo correndo junto.

É assim mesmo as vezes da certo na primeira e as vezes temos que fazer novamente, o barato é não se desesperar....Pior fui eu que estava com tudo certinho e me devolveram tudo pois precisava averbar o meu primeiro casamento, tive que correr atrás de certidões,pessoas que não via a anos,uma coisa chata, mas respirei fundo e comec ei tudo novamente, com tudo prontoi enviei meus documentos e em 20 dias saiu minha cidadania.

Vale a pena, vá em frente e boa sotrte.
  • Grande Felipe, aquele abraço.
    Por diversas vezes, tenho acompanhado vários tópicos por este forúm, fazendo citações ao rol dos documentos que deveriam ser enviados a CRC.
    Quando dei entrada no meu pedido de Nacionalização via CRC, eu mandei somente os documentos, requeridos no formulário 1C, o único documento extra que mandei, foi a xerox do meu Diploma de Bacharel de Direito e nada mais.
    Essa documentação de Itamaraty, polícia federal, eu desconheço o pedido.
    Gostaria de saber o porque dessa exigência documental.
    Desde já agradeço de coração quem souber explicar.
  • José Alberto

Bom dia, colega!
    Vi sua pergunta e não resisti em respondê-la...rssss

Não sei se vc fez seu pedido por atribuição ou naturalização, mas como acompanho a comunidade sei que já és português!
    No meu caso, que sou neta e pai falecido, pedi por naturalização, e as exigências são maiores.
    Acho que o formulário 1C é para filhos de portugueses.
    Juntei tb meu diploma de advogada, antecedentes criminais no site da Polícia Federal, e as certidões, e somente elas, têm que ser legalizadas pelo Itamaraty.
    Depois de legalizadas, o consulado dá uma chancela nessas mesmas certidões e também nas cópias de diplomas, identidade, etc.
    Somente depois disso tudo vc pode andar pra CRC.
    O por quê dessa exigência eu não sei te explicar, mas tá no site do consulado do Rio.
    http://www.consuladoportugalrj.org.br/readarticle.php?article_id=34
    Abraços
  • José Roberto

Não sei se eu estou certa, mas eu entendo assim: qualquer documento oficial e para fins de cidadania deve ter a aceitação do Itamaraty, ou seja, O itamaraty assegura ao país que irá receber estes docs que os mesmos são reais. Acho que é por isso...
  • É isso mesmo Carol!
    No meu caso só a certidão de nascimento minha foi ao Itamaraty.Como fiz no Consulado não precisei legalizar nada....Sou filha de portugues...ñão sei se tem alguma diferença no pedido.
  • Graziela

Também sou filha de portuguesa, mas como fiz tudo por PT, tive que legalizar todos os docs antes de enviar p/ lá.
  • Sim Carol, porque você fez direto lá?

Se fez direto em Portugal precisa legalizar tudo.

Se faz no Consulado só a certidão vai ao Itamaraty, esta informação está no site, o restante dos documentos a legalização está inclusa na taxa que paguei de certidão de nascimento,averbar casamento,BI,cartão cidadão e passaporte com taxa de urgência tudo isso ficou R$ 1.140,00....sem a taxa de urgência saíria R$1040,00.
  • Graziela

Fiz por Portugal porque era mais rápido, senão teria que fazer por Curitiba e lá é muito demorado...
    :)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.