ajuda!!
Olá... minha avó materna (já falecida) era portuguesa... tenho apenas a cópia da certidão de óbito dela... gostaria muito de ter a cidadania portuguesa, será que vcs podem me auxiliar em como proceder.. documentos, e tudo mais que é preciso fazer... pois não faço idéia de onde começar...
Aguardo uma resposta...
Obrigada!!
Aguardo uma resposta...
Obrigada!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Entre tambem na guia de ajuda e encontrara muita informacao importante sobre como conseguir sua nacionalidade.
Se fizer direto da avo para voce sera um processo de aquisicao ou naturalizacao. Nao convem se ja tem filhos.
... no caso, pode ser a certidão de casamento né?? Pois quando casamos perdemos a de nascimento...
Faça como a Denise indicou: primeiro consiga a certidão de nascimento de sua avó.
Vc tem conhecimento em que lugar de PT ela nasceu, ela casou no Brasil?
E como pretende requerer a cidadania? Sua mãe fará a dela primeiro?
..então, queria fazer a minha cidadania sem minha mãe ter que fazer a dela... sei onde minha avó nasceu sim,.. devo tentar pelo portal do cidadão conseguir a certidão de nascimento dela... né!! E depois...
Vc pode fazer seu processo por Naturalização, porém o conselho da comunidade é se for possível fazer por Atribuição, ou seja, da sua avó para sua mãe e depois vc.
Dependendo do ano de nascimento da sua avó, pode pedir pelo portal sim.
Depois que tiver a certidão em mãos é só seguir os links da ajuda da comunidade, está bem explicado e qualquer dúvida procure postar.