Ajudinha,por favor!

Li varias dicas sobre como tirar a cidadania portuguesa,entretanto continuo com algumas dúvidas.
1- o que é um BI? (perdoem a ignorancia,mas realmente não entedi)
2- Eu moro no Rio com meu pai e minha irmã em São Paulo... tem como fazer o processo pelo consulado de São Paulo?
3-Meu avô é português (já falecido) e minha avó brasileira(já falecida).Tem algum problema?Tenho que apresentar a certidão de óbito dos dois? E a de casamento?
Muito obrigada

Comentários

• Fernanda
    BI é o bilhete de identidade = ao nosso RG
    Vc só vai requerer o BI após adquirir sua nacionalidade portuguesa.
    Quanto ao Consulado, se sua irmã mora lá vc pode utilizar o endereço dela e assim levar sua documentação para requerer sua cidadania por meio do Consulado de SP.
    Seu pai é que é o filho do português?
  • Valeu Denise!Respondendo sua pergunta, é meu pai sim, por quê?
  • Porque convém ele fazer a dele primeiro e depois vc e sua irmã.
    E segundo as postagens na comunidade o Consulado de São Paulo está mais rápido.
  • Certo... Me tire mas umas dúvidas, se puder...Fazendo o do meu pai primeiro(como você disse) o meu e o da minha irmã é feito ao mesmo tempo?
    Você sabe exatamente quais são os documentos que devo apresentar no consulado?Minha irmã pode iniciar o processo do meu pai sem a presença dele?
  • Sim, logo que seu pai adquirir a cidadania, vc e sua irmã iniciam ao mesmo tempo. O processo de vcs será por Atribuição e seu pai irá ao Consulado assinar presencialmente o formulário. O resto da documentação vcs duas correm atrás sem incomodá-lo rs. O ponto de partida é ter em mãos a certidão de nascimento, cópia integral, do português.

Esse é link do Consulado: http://www.consuladoportugalsp.org.br/
    e vc também pode ir ao guia de ajuda da comunidade para tirar dúvidas, e claro qualquer dúvida que surgir tem gente muito experiente aqui.
  • Obrigada, novamente, Denise.
    Essa é a primeira comunidade da qual faço parte e estou achando muito interessante e pelo que percebi no forúm vocês são muito solícitos. Está sendo muito legal participar. Vou começar a procurar os documentos.
  • A minha Naturalização foi toda feita com a ajuda dessa comunidade.
  • Fernanda,
    Para detalhes sobre os documentos entre no site do consulado de Sao Paulo:www.consuladoportugalsp.org.br.
    Para que possam usar esse consulado nao sendo residentes, sua irma tera que fazer uma declaracao de proprio punho de que voces moram com ela. Geralmente eles pedem prova de residencia como. por exemplo, conta de telefone no nome do interessado.
    Esta bem explicadinho tudo la.
    A ordem é a seguinte:
    1- cidadania do seu pai por atribuicao
    2- transcricao de casamento dos seus pais
    3- cidadania sua e da sua irma.
    Tome em consideracao que o consulado pedira a presenca dos interessados uma ou duas vezes em algum momento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.