Ajudinha,por favor!
Li varias dicas sobre como tirar a cidadania portuguesa,entretanto continuo com algumas dúvidas.
1- o que é um BI? (perdoem a ignorancia,mas realmente não entedi)
2- Eu moro no Rio com meu pai e minha irmã em São Paulo... tem como fazer o processo pelo consulado de São Paulo?
3-Meu avô é português (já falecido) e minha avó brasileira(já falecida).Tem algum problema?Tenho que apresentar a certidão de óbito dos dois? E a de casamento?
Muito obrigada
1- o que é um BI? (perdoem a ignorancia,mas realmente não entedi)
2- Eu moro no Rio com meu pai e minha irmã em São Paulo... tem como fazer o processo pelo consulado de São Paulo?
3-Meu avô é português (já falecido) e minha avó brasileira(já falecida).Tem algum problema?Tenho que apresentar a certidão de óbito dos dois? E a de casamento?
Muito obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
BI é o bilhete de identidade = ao nosso RG
Vc só vai requerer o BI após adquirir sua nacionalidade portuguesa.
Quanto ao Consulado, se sua irmã mora lá vc pode utilizar o endereço dela e assim levar sua documentação para requerer sua cidadania por meio do Consulado de SP.
Seu pai é que é o filho do português?
E segundo as postagens na comunidade o Consulado de São Paulo está mais rápido.
Você sabe exatamente quais são os documentos que devo apresentar no consulado?Minha irmã pode iniciar o processo do meu pai sem a presença dele?
Esse é link do Consulado: http://www.consuladoportugalsp.org.br/
e vc também pode ir ao guia de ajuda da comunidade para tirar dúvidas, e claro qualquer dúvida que surgir tem gente muito experiente aqui.
Essa é a primeira comunidade da qual faço parte e estou achando muito interessante e pelo que percebi no forúm vocês são muito solícitos. Está sendo muito legal participar. Vou começar a procurar os documentos.
Para detalhes sobre os documentos entre no site do consulado de Sao Paulo:www.consuladoportugalsp.org.br.
Par
Esta bem explicadinho tudo la.
A ordem é a seguinte:
1- cidadania do seu pai por atribuicao
2- transcricao de casamento dos seus pais
3- cidadania sua e da sua irma.
Tome em consideracao que o consulado pedira a presenca dos interessados uma ou duas vezes em algum momento.